A EMBALAGEM DOS CONGELADOS

domingo, junho 06, 2010

A todos os que me visitam, peço desculpa por este Tema estar a ser tão longo. A verdade é que, para quem estiver interessado nele, decerto lhe acharão alguma utilidade. E aqui estou a pensar em todas as Amigas que me têm deixado os seus comentários e que tanto estímulo me deram.
Não sei se sabem, mas a Bombom tem o costume de visitar todas as comentadoras do Estaminé. O problema é que em muitas delas não consegue fazer entrar os seus comentários, (só como anónima) e alguns estão bloqueados a anónimos... A todas, muito obrigada pelas vossas visitas e pelos vossos comentários!

Antes de falar da Carne e do Peixe, queria falar-vos da embalagem, que é muito importante para a qualidade final dos produtos congelados. Tem por função principal, proteger os alimentos contra a sujidade, oxidação, desidratação superficial, contaminações, transmissão de odores, etc.
Os materiais para a embalagem devem obedecer às seguintes características:
* serem impermeáveis ao ar, aos líquidos, ao vapor de água e aos cheiros;
* não serem tóxicos;
* estarem rigorosamente limpos.
Os mais utilizados são:
* os plásticos (polietileno flexível, poliester ou polivinilo) sob a forma de sacos, folhas ou caixas rígidas;
* o celofane especial, sob a forma de folhas (film).
* o alumínio, rigorosamente estanque e opaco, sob a forma de folhas ou formas;
* o cartão parafinado ou plastificado rígido, sob a forma de caixas;
* o vidro, sob a forma de frascos ou outros recipientes rígidos.
As formas de embalar: as dimensões da embalagem devem ser, tanto quanto possível, reduzidas (pequenas quantidades) para permitir uma rápida penetração do frio e, de preferência, ter formato rectangular para ganhar espaço no congelador.
Os produtos sólidos como a carne, as frutas, o pescado e outros alimentos de forma irregular, podem ser embalados em sacos de plástico aos quais se tira cuidadosamente todo o ar; fecham-se com fio ou plastificam-se (soldam-se a quente); melhores ainda, são as folhas de polietileno, alumínio ou celofane, que se vendem a rolo ou a metro e que aderem bem aos alimentos, evitando a formação de bolsas de ar, susceptíveis de prejudicar uma boa conservação. Neste caso, depois de dar várias voltas sobre o produto, colam-se os bordos com fita adesiva especial (a normal descola-se a baixas temperaturas).
Os produtos sólidos em calda (como a fruta) ou com molhos, devem ser embalados em caixas rígidas hermèticamente fechadas.
As peças de carne (bifes, costeletas) bem como os filetes de peixe, devem ser separados entre si, por folhas de plástico ou de alumínio.
Os produtos líquidos devem ser embalados em caixas de material rígido, seja de plástico, alumínio, cartão ou vidro.
O volume dos líquidos aumenta cerca 10% ao congelar. Por isso, deve-se calcular uma margem de segurança, deixando um vazio entre o produto e a tampa da embalagem.
Para tornar estanque uma embalagem, coloca-se uma cinta adesiva especial à volta do bordo da tampa. Algumas caixas de plástico já possuem uma tampa que fecha hermèticamente sob pressão.
Atenção: Na congelação, nunca utilize sacos que já tenham sido  usados (texteis, alimentos crus, etc) e que não correspondam às características já referidas ou que possam transmitir aos alimentos sabor ou cheiro.

Para terminar, por hoje, vou contar-vos as minhas Desventuras na Cozinha, desta semana.
Num destes dias assisti a um programa na Sic Mulher, com a Nigella. Raramente consigo vê-los porque são transmitidos sempre a horas em que estou a fazer o jantar, mas nesse dia calhou-me bem. Ela estava a ensinar a uma amiga, como se faz uma COMPOTA DE FRAMBOESA em 20 minutos. Fiquei logo de olho arregalado (sim, porque o ouvido à escuta, já era!!!).
Ela pegou em duas taças de vidro pirex e numa pôs as framboesas que tinha apanhado no quintal (mais ou menos 750g), e na outra pôs o que me pareceu ser 0,5 kg de açúcar. Colocou as duas taças no forno pré-aquecido a 180°, durante 20 minutos. Quando as retirou, juntou cuidadosamente o açúcar às framboesas, com muito cuidado para  não se queimar. Mexeu com a espátula para misturar bem e deitou em frascos que tapou com tampas herméticas. Ficou uma compota com uma cor linda que, depois de fria, se deve guardar no frigorífico por duas semanas.
Agora, as minhas desventuras... Como não tinha framboesas, substituí por morangos e fiz "talqualzinho" como a Nigella. Até pus o temporizador ao pé de mim, para não deixar passar o tempo... mas distraí-me um pouco e passaram mais 5 ou 6 minutos. Quando abri o forno, parte do açúcar já estava a caramelizar... Sobre a tábua de madeira da cozinha pus as duas taças e cuidadosamente, juntei colheradas da polpa de morangos no açúcar caramelizado e fui envolvendo, até obter uma compota homogénea, de cor bonita. No final provei e gostei do sabor, embora tenha ficado com um leve travo amargo do caramelo quase queimado!!!
Desta lição aprendi que os tempos da receita são sempre para respeitar! O açúcar da Nigella ficou areadinho, seco e branco, só que a elevada temperatura (daí o cuidado ao manusear). E o doce dela devia estar divinal, como vai ficar o próximo que eu fizer!
Sempre quero ver se os Provadores vão dar pelo "meu gato"!...

Desejo-vos uma boa semana, com calma e alegria .
Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. Mais uma vez agradeço as dicas que nos deixou. quanto ao doce não tenho dúvidas que vai ficar5*.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha querida
    Estou adorando as tuas aulas de congelamento, esta' sendo uma grande escola para mim!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom,
    Mais um excelente post e espero que os provadores tenham aprovado a receita que nos apresentou e que me pareceu deliciosa, mesmo com esse pequeno senão que foi o ter-se distraído!! Lembrei-me que um certo dia, também me aventurei a fazer o meu primeiro Bolo-Rei! Tudo correu lindamente até que o deixei no forno e... me distraí também no tempo!! Para mal dos meus pecados, não tive a sorte da minha querida Amiga: Ficou bem moreno e duro como pedra, ou seja intragável!! HE HE
    Acontece! Mas tomei nota desta delícia!
    Um grande beijinho e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  4. Bombom, fico a aguardar novo episódio dessa compota super sónica!
    E as dicas de congelamento já me foram úteis!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar