A GASTRONOMIA GREGA

sexta-feira, abril 16, 2010

Antes da viagem à Grécia, tentei saber alguma coisa sobre a Culinária Grega, que não conhecia de todo. Fiz uma pesquisa na internet e organizei um pequeno Dicionário da Comida Grega. Uma coisa simples e decerto muito incompleta, mas na altura não consegui melhor. Vim a saber pela nossa Guia turística que o melhor é visitar o "site" oficial da Grécia.
 Os restaurantes gregos têm o nome de "Taverna". Em todos eles são servidos os "mezédes ou "mezés", que são o correspondente aos nossos aperitivos e entradas.

                               Queijo Feta com azeite virgem e ervas aromáticas

Geralmente servido em primeiro lugar, o queijo Feta é temperado com azeite virgem e ervas aromáticas.
Embora tendo o aspecto de queijo fresco, é um queijo um pouco seco e salgado. É servido a todas as refeições e em todas as Tavernas, mas só gostei dele uma vez! Isso leva-me a pensar que deve haver marcas diferentes, umas melhores do que outras.

 
Fatias de courgette envolvidas em polme e fritas. Não consegui saber o nome em grego.

                                                                            Tzatsiki

Tzatsiki é um molho cremoso de coalhada (polpa de queijo fresco) ou de iogurte, misturado com pepino ralado ou cortado em pedacinhos, temperado com hortelã e alho espremido.

                                         Azeite virgem, pasta de azeitonas e orégãos


Outra das entradas pode ser Azeite virgem, pasta de azeitonas e orégãos, que cada um usará a seu gosto.

                                            Tipos de Pão

O Pão é parecido com o que comemos em Portugal, embora eles tenham outros tipos de pão. 
- koulourákia, pãezinhos doces ou salgados com forma de vianinhas ou de argolas.
- pita, ou pão ázimo, não levedado de origem turca.
- pãezinhos de ervas com azeitonas.
- paximádia, pão cozido duas vezes.
- tsouréki, pão para festas, tipo trança. 

                                  Choriatiki salata

 Choriatiki salata ( Xoriática) é uma salada mista muito variada que antecede o resto da refeição.
Depois, vem o prato principal, que tanto pode ser a conhecida Mousaká (diz-se "muchaká") que faz lembrar  a lasanha, e que é feita às camadas de fatias de batata e beringela frita (ou grelhada em papelote), carne picada em molho de tomate e béchamel grosso; polvilha-se com queijo e vai ao forno a gratinar.

                                                 Gemisto

Outro prato, pode ser o Gemisto, constituído por tomates, curgetes, pimentos ou beringelas recheados com carne picada e molho de tomate, gratinados no forno. Os que nos serviram continham também um pouco de arroz, no recheio.
Também pode ser servido  Kléftico um prato de carne de cabra, assada ou grelhada em papelote, para preservar os sucos e sabores.
Nunca comemos carne de vaca, nem vimos vacas pelos campos onde andámos. Foi-nos dito que os gregos não comem carne de vaca e que só criam para exportação. Em contrapartida, há uma grande criação de cabras, até porque o território muito montanhoso e agreste, é propício ao gado caprino.
Também me surpreendeu que os gregos, tendo uma orla marítima tão extensa, não comam peixe. Em dez dias de estadia, comemos peixe em duas vezes. Uma delas foi no último dia, e em nossa homenagem por sermos portugueses e gostarmos tanto de peixe!


E, para terminar, uma sobremesa de fruta. Quase sempre nos serviram melancia, a fruta da época, mas também fomos brindados por esta Fréska Frouta, que vos deixo a terminar este breve percurso pela Gastronomia Grega.

                                             Fréska frouta

Amanhã falar-vos-ei dos bolos e mais algumas curiosidades do meu Dicionário improvisado.
Beijinhos e bom fim de semana.

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

6 comentários

  1. Tenho um livro de cozinha mediterrânica ea culinária grega realmente atiça a minha curiosidade. Tem alguns pratos de peixe e frutos do mar mas os legumes e as carnes acabam por se sobrepor ao peixe :) Adoro feta, queijos fortes são os meus favoritos!

    ResponderEliminar
  2. Tenho imensa curiosidade quanto à gastronomia grega. E é para mim uma destino de sonho que ambiciono um dia realizar...
    A Parragon tem uma colecção de livros de culinária cujo um dos volumes é a Cozinha Grega e já experimentei algumas receitas que me tem agradado! Porém, acho que nada se compara com a experiência de provar comidinha grega na Grécia!
    Beijinhos e fico a aguardar post sobre o teu dicionário!

    ResponderEliminar
  3. Fátima, que comidas fantásticas. Eu sou uma eterna curiosa sobre a gsatronomia mundial!! Sobre a grega nunca li muito mas adorei tudo que mostrou. Que maravilha!! Vou estudar sobre o assunto. Beijão

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha amiga, assim é que é .
    Tiramos férias e ganhamos conhecimento,agradeço por ser generosa e dividir connosco o que aprendeu, beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Olá Fátima,

    Uma das coisas que vim desconsolada na altura.Foi a comida.Pois...eu sei, na altura não pensava.Hoje com outra idade e gostos concerteza, já me agradaria.Mas...naquela altura habituada aos nossos sabores,que para mim são dos melhores.Não gostei.
    obrigada amiga pela tua partilha deliciosa mesmo.Quero continuar a viajar pela Grécia contigo,ok,agora de seguida é os bolos...

    beijinhos carinhosos mesmo

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  6. Querida Bombom
    Venho agradecer o teu carinho e amizade por mim. És luz para meu o coração!

    Estou muito feliz por ver belas fotos no Estaminé (senti falta disso aqui).

    Um grande abraço de quem te adora
    Léia

    ResponderEliminar