OS SEGREDOS DA "PAVLOVA"

quarta-feira, fevereiro 10, 2016


Toda a gente sabe o que é uma Pavlova, mas como há sempre algum novato a chegar ao mundo da Culinária, nunca é demais repetir.
A Pavlova é uma espécie de bolo feita com uma base de suspiro ou merengue, coberta e decorada com calda de frutos, ou chantilly e frutas frescas, ou molho de chocolate, ao gosto de cada um.
Esta sobremesa foi inventada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova quando ela se deslocou à Austrália e Nova Zelândia. Embora estes dois países reclamem a sua invenção, a receita mais antiga que se conhece é da Nova Zelândia.
É um doce popular na Oceania, em todas as festas tradicionais e hoje está muito divulgada graças aos blogs de culinária. Mas... há sempre um mas, a sua confecção, embora simples, tem alguns segredos para não ficar abatida, estalada ou partida, como vemos na maior parte das fotos que a ilustram por aí.
A pensar nisso, a minha amiga Elsa Silva que tem no Facebook a página Os Meus Bolinhos Caseiros, deu uma série de dicas interessantes que muito ajudam quem quiser obter um bom resultado. Partilho-os aqui convosco, com os devidos agradecimentos.

Pavlova - Instruções

1 - Para uma boa Pavlova deve usar claras congeladas, descongeladas 2 dias antes fora do frigorífico, à temperatura ambiente.
2 - Deve bater muito bem as claras e usar açúcar em pó (de confeiteiro). Em alternativa, use açúcar branco fino, pulverizado na 123.
3 - Nunca junte o açúcar todo de uma vez. Deite aos poucos e vá continuando a bater entre cada adição.
4 - O merengue deve ficar bem duro e não cair das pás do batedor.
5 - Deve levar-se ao forno previamente aquecido a 150º, durante 1h e 10m.
6 - Desliga-se o forno e deixa-se a arrefecer de um dia para o outro, lentamente.
7 - Se a Pavlova for de Chocolate tem menos tempo de forno para ficar tipo mousse no interior (merengada).

Notas:
1 - O açúcar em pó já tem incorporada uma parte de amido. Se usar açúcar normal, mesmo que o pulverize, deve juntar um pouco de amido de  milho (maisena).
2 - Também há quem use um pouco de vinagre, julgo que para ficar merengada depois de cozida.

E para finalizar, deixo-vos o link de duas óptimas receitas de Pavlova.
 www.lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2014/05/wbd-tiered-berry-pavlova-pavlova-de.html

www.cincoquartosdelaranja.com/2013/02/pavlova-com-pepitas-de-chocolate-e-morangos.html 

Boa semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

12 comentários

  1. Engracado, nao fazia a minima ideia do que uma Pavlova era, mas quando toca a doces as minhas habilidades sao muito reduzidas e na maior parte das vezes so como com os olhos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Denise, talvez possas começar por uma sobremesa mais fácil e menos calórica, porque esta leva muito açúcar. Mas se comeres uma vez e não abusares, não te vai fazer mal.
      Bom fim de semana. Bjs. Bombom

      Eliminar
    2. Gracas a Deus doces nao me dizem muito senao estaria feita ao bife, eu sou um tourinho por isso a minha relacao com a comida e' muito seria rsssssssss mas salgados, esses adoro-os.
      Beijinho, bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Fátima, que guia que aqui tens!!! Nunca mais vai falhar um pavlova :)
    Sobre a tua questão, o caviar, ou rom, mais famoso e melhor da Suécia é o Kalix Löjrom. Podes encontrar löjrom que não seja de Kalix, no restaurante para grupos grandes chegamos a comprar o americano. o de Kalix chega a custar 14 000coroas o quilo!!!
    beijinhos e boa semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, muito obrigada pela tua visita, é uma grande honra para mim!
      Adorei as tuas dicas sobre o melhor caviar da Suécia. Vou ver se encontro nalguma loja gourmet cá do burgo! Felicidades para o teu trabalho e para ti pessoalmente. Beijinhos da Bombom

      Eliminar
  3. Já fiz duas vezes e correu bem! É uma sobremesa deliciosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma sobremesa muito vistosa e requintada para dias especiais.
      Beijinhos da Bombom

      Eliminar
  4. Bombom o teu blogue está o máximo, sempre com boas dicas, beijinhos,sei que tenho andado ausente,mas continuo a postar no meu cantinho, só que por vezes não apetecia falar nem comentar,mas esse tempo já lá vai e as coisas começam a tomar rumo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não imaginas como fico feliz por ti. Gosto tanto dos teus trabalhos, os teus bonecos são o máximo! Continuo a acompanhar-te sempre "de perto"! Beijinhos da Bombom

      Eliminar
  5. Querida Bombom, obrigada pelas dicas superimportantes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estou bem melhor, querida Bombom. Obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que estás melhor e a recuperar dessa gripe tão incómoda. desejo-te uma Páscoa muito feliz e Alegre. Um abraço da Bombom

      Eliminar