FIGUINHOS DE CAPA ROTA!

domingo, outubro 09, 2011

                    Figuinhos de Capa Rota! Paisagem da janela da cozinha.

Olá a todos(as)! Que saudades!
Embora seja Domingo, venho reabrir O Meu Estaminé, tão fechadito de há uns tempos para cá.
Embora esteja aposentada, não é fácil gerir o tempo, as férias das férias, as estadas na aldeia sem internet, os regressos de vez em quando à "base", os múltiplos afazeres de quem não tem empregada, etc e tal...
Espero que me compreendam e continuem a acompanhar-me sempre que quiserem.
Como já devem ter reparado, o período mais forte aqui na "lojinha" é o fim do Outono, o Inverno e a Primavera, pois logo que o tempo o permite, lá vamos nós para o sossego da aldeia, onde passamos grande parte do ano.
 Este ano, por causa das irregularidades do clima, houve muito pouca fruta. Não se admirem se ela estiver mais cara no supermercado...
Devido aos grandes calores em Maio, fora de época, as cerejas e as nêsperas desenvolveram-se mais cedo e a floração das videiras secou e quase não houve uvas. Salvaram-se os figos e os marmelos, que são as restantes árvores do nosso quintal.


Estes figos são os temporões, a primeira leva de figos que surge geralmente nas primeiras semanas de Julho.
São em pequena quantidade, assim como uma amostra da Natureza, para despertar o apetite! A grande maioria dos restantes, ainda verde nesta altura, só em meados de Agosto é que estará capaz de ser colhida.
Como eles não amadurecem todos ao mesmo tempo, geralmente colhêmo-los pela manhã, só na quantidade  que vamos utilizar em cada dia. No fim do Verão, vão amadurecendo mais ràpidamente e então, colhêmo-los para secar ou fazer passas, como dizem lá na aldeia. (Aqui em Lisboa chamamos passas, aos bagos secos das uvas).
Amanhã falar-vos-ei um pouco mais sobre este assunto.
A todos os que me visitarem desejo que estejam bem e felizes. Passem um bom Domingo!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

12 comentários

  1. Oi, Bombom!
    Adoro figos, tnho tias que faziam deliciosamente, em calda. Gosto também dos secos, aqui perto de casa tenho uma loja que os vendem assim e são deliciosos.
    Estes da foto estão lindos, heim? Deu-me água na boca! Gosto muito deles ao natural, bem arroxeadinhos, macios, polpudos! Aproveita bem!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá, que bom ver o Estaminé novamente em actividade. Obrigado pelos figos apetitosos e muitos beijinhos com votos de uma boa semana! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga sejas muito bem vinda(!)

    Pois, se a Isabel estivesse na tua aldeia no tempo desses figuinhos sejam eles de capa rota ou não, marchavam todos da figueira directamente (diretamente) para a minha barriga.(sorrisos)...Abraço com muitas saudades, e cá fico há espera.

    ResponderEliminar
  4. Olá Bombom,
    Finalmente reapareceu...
    Ainda bem que está tudo bem consigo.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  5. Senti muito a tua falta!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar