OS 10 PIORES ALIMENTOS DE TODOS OS TEMPOS

domingo, julho 06, 2014


Já não bastava o stress da vida diária, a poluição, os pesticidas, etc, para nos dar cabo da saúde, ainda tinham de inventar os alimentos processados para acabar de nos envenenar.
Li há algum tempo um relatório da nutricionista canadiana Michelle Schoffro Cook, em que ela elege os 10 Piores Alimentos de Todos os Tempos. Nada que eu já não soubesse, mas aflige-me que a maior parte das pessoas que conheço, insistam em introduzir na sua alimentação e pior ainda, na dos filhos, estes venenos.
São venenos que não matam logo, mas que se vão acumulando no organismo e danificando o nosso sistema imunitário. Daí até aparecerem as doenças "malignas" é só uma questão de tempo!
Por isso, não resisto a colocá-los aqui, na esperança de que quem passar pelo Meu Estaminé, não volte a comprá-los!

Os Piores Alimentos de Todos os Tempos

10° - Sorvete Industrializado
        Contém elevado nível de açúcar, gorduras "trans", corantes e saborizantes artificiais (químicos) que muitas vezes possuem neurotoxinas (substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e sistema nervoso).

9° - Salgadinhos de Milho
      A maior parte do milho que comemos é transgénico (Franken food ou comida de Frankenstein).
Causa flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças de humor, irritabilidade, aumento de peso. Como são fritos em óleo criam ranço que está ligado a processos inflamatórios.

8° - Pizza Comercializada ou Congelada Industrialmente
      Possui muitos condicionadores de massa artificiais e corantes químicos. É feita com farinha branca que é absorvida pelo organismo e transformada em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7° - Batata Frita
      Contém gorduras trans que, além daquelas relacionadas com uma longa lista de doenças, contém acrilamida, uma das mais potentes substâncias cancerígenas. A fritura com óleos rança fàcilmente na presença de oxigénio ou altas temperaturas, o que pode provocar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, cancro e arterite.

6° - Salgadinhos (tipo Pringles, Ruffles...)
      Por conterem níveis mais elevados de acrilamida .

5° - Bacon (Fumados e todas as carnes processadas como fiambres)
      Pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares em 42% e de diabetes em 19%. Segundo estudos da Universidade da Califórnia, comer 14 porções de bacon por mês, pode danificar a função pulmonar e aumenta o risco de doenças ligadas aos pulmões.

4° - Cachorro-quente (Salsichas industriais, em lata ou frascos) 
      Segundo um estudo da Universidade do Hawai, ficou demonstrado que o consumo de salsichas (bacon e carnes processadas) pode aumentar o risco de cancro do pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado nas salsichas como no bacon, é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada com doenças como a leucemia em crianças e tumores cerebrais em bébés. Outros estudos apontam que pode desencadear cancro colo-rectal.

3° - Donuts
      35 a 40% da composição dos Donuts é de gorduras trans, o pior tipo de gordura que podemos ingerir. Essa substância está relacionada com doenças cardíacas, cerebrais e cancro. Têm demasiado açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares. Contêm cerca de 300 calorias.


2° - Refrigerantes
      De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias e 30 a 35 mg de cafeína (Ice Tea incluído) e está cheia de corantes artificiais e sulfitos. É uma bebida demasiado ácida que necessita de cerca de 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Além disso, os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são "despejados" no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1° - Refrigerantes Diet
      Além de possuir todos os inconvenientes dos Refrigerantes, contém aspartame que também é conhecido como amino-sweet. O aspartame é um açúcar químico muito usado como adoçante em iogurtes e sumos, leites achocolatados e até em medicamentos. Segundo pesquisa de Linne Melcombe, esta substância está relacionada com uma longa lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, e muitas outras.

Segundo Michelle, "os efeitos do aspartame podem confundir-se com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crónica, epilepsia, virus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotiroidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Menière, esclerose múltipla e pospólio". Por isso, ela dá ao Refrigerante Diet o título de "O pior alimento de todos".
Michelle Schoffro Cook é nutricionista Canadiana e pertence à Organização Internacional de Consultores de Nutrição da Sociedade Canadiana de Medicina. É doutorada em Medicina Tradicional Natural.
     
Desejo-vos boa semana. Façam boas escolhas!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

8 comentários

  1. Aiii...esses alimentos são TODOS aqueles que gostamos bastante :(
    E o pior de tudo, é que são aqueles que os jovens mais consomem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Bom dia amiga Bombom. É curioso, também me interesso bastante por alimentação saudável e todos os alimentos desta lista não fazem parte das minhas compras, fico abismada quando observo os carrinhos de compras de mães nos híper mercados.Tenha uma boa semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. É assustador, nao é? Os alimentos processados e/ou refinados fazem parte da lista dos preferidos dos mais jovens (e talvez de muitos adultos). Nao se liga, deixa-se andar... de uma maneira ou outra a "factura" chegará mais tarde.

    Um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga
    Mamma mia amiga!
    De vez em quando compro sorvetes industrializados, mas de agora em diante irei evitar!
    O meu problema é a batata frita - adoro - kkkkkkkkk!
    Mil bjos e tenha um dia lindo.
    Léia

    ResponderEliminar
  5. Um post excelente querida Bombom!
    Um beijinho enorme e um muito obrigada pelas palavras que deixou no Hoje para jantar. Aquele foi um post muito pensado antes de o partilhar porque foi efetivamente um episódio que me marcou bastante.

    Até breve!
    Vera

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida Bombom
    Imaginar que já comi muito tudo isso... que horror!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Minha querida bombom,faz tanto tempo sinceramente ter um poste seu foi um doce ,minha fibromialgia piorou ,a depressão que tinha faz anos rapou o fundo e minha vida deixou de ter sentido,o meu papá fazia muita falta já fez 7 anos que partiu embora tivesse 3 filhos ,marido e um néto comecei a fixar no ponto que estava só e queria ir ter com o meu companheiro de brincadeirase atentei contra a minha vida ,com as palavras sábias da amiga Rô ajudas de psquiatras comecei a ver a vida de outra maneira e viver um dia de cada vez a pouco e pouco comecei a entender que se Deus levou o meu papá é porque estava na hora dele a pouco e pouco acho que só agora consegui fazer o luto,começo a fazer manualidades pois até isso deixei,muito lentamente vou retomando e esquecer e convencer-me que tenho de viver pela minha filha que me pediu por tudo para não voltar a fazer a´´i eu caí em mim por isso não vou fazer mais besnteiras,adorei ver esta mensagem sua agora vou vir mais vezes,O próximo casaco vai ser rosa e são com torcidos o que vai levar mais tempo,mas no final mostro,um grande beijinho e um abração

    ResponderEliminar
  8. Andava à procura de como secar figos e vim aqui parar. Gostei muito deste blog. Vou segui-lo. Também tenho um blog e convido todas a virem visitar-me e, claro, também a seguirem-me.

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar