CASCAS DE LARANJA CRISTALIZADAS

domingo, janeiro 19, 2014



Há algum tempo, quando vos apresentei as geléias de Casca de Laranja, uma leitora falou-me nas cascas de laranja cristalizadas. Há tantos anos que não as faço! Já nem me lembrava bem da receita, mas valeu-me O Livro de Pantagruel que é a Enciclopédia das receitas, como eu lhe chamo.


Eu fiz só com as cascas de 3 ou 4 laranjas (150 g).  Acho que é o ideal para começarem esta experiência e perderem o receio.

Cascas de Laranja Cristalizadas

Cascas de laranja (demolhadas e cortadas em tiras finas)
Açúcar branco - o mesmo peso

1 - Na véspera à noite, deitam-se as cascas de laranja num alguidar e cobrem-se com água fria a que se juntou 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (para perderem o amargo ràpidamente). No dia seguinte, passadas 12 horas, despeja-se a água e lavam-se as cascas em água corrente ( o mesmo procedimento que se tem para a Geléia de Cascas de Laranja). Depois voltam a pôr-se no alguidar com água limpa, até à hora da confecção ( eu só fiz ao início da tarde).

2 - Escorrem-se as cascas e cortam-se em  pedaços com 5 ou 6 cm de comprimento e depois cortam-se estes em tiras finas.



3 - Põe-se um tacho de inox com água ao lume, para ferver. Quando levantar fervura deitam-se as cascas e deixa-se ferver durante 5 minutos ( a receita original diz 1 minuto, mas eu prefiro que elas cozam ligeiramente). Retiram-se do lume, escorrem-se num passador, e põem-se sobre um pano limpo para retirar o máximo de humidade.
Pesam-se as cascas.
Unta-se a pedra da bancada com um pouco de óleo (vai ser precisa para arrefecer as cascas).

4 - Em seguida deita-se no tacho o mesmo peso de açúcar com 3 colheres de sopa de água (usei da de cozer as cascas) e leva-se ao lume mexendo com a colher de pau para ele derreter. "Logo que começa a ferver, vai-se sempre mexendo até chegar a ponto de cobrir, isto é, o mais grosso possível" ; (fica com o aspecto de uma massa esbranquiçada e grossa que não derrete). Nessa altura, deitam-se as cascas lá para dentro e, como levam sempre alguma humidade, mesmo que tenham sido bem enxutas, o açúcar perde um pouco o ponto. Torna-se necessário deixá-las ferver novamente até enxugarem, mexendo constantemente para não pegarem e irem absorvendo todo o açúcar.


5 - Logo que tenham absorvido todo o açúcar, despejam-se na bancada já untada, e separam-se imediatamente com uma faca. Polvilham-se com açúcar branco e deixam-se arrefecer.


Conservam-se em recipientes fechados.

Notas:
- Nesta última fase, antes de retirar do lume, deito logo uma mão cheia de açúcar sobre as cascas para elas não se pegarem tanto. Retiro do lume e já na bancada, deito mais um pouco de açúcar e separo-as ràpidamente. Elas arrefecem logo um pouco e, com as mãos, envolvo-as no açúcar que ficou na bancada.
- Não se assustem por a receita ser tão "comprida"; é para perceberem bem todos os passos e não falhar nenhum. Na prática é bem rápido, faz-se em cerca de 30 minutos.

Desejo a todos um óptimo Domingo.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

8 comentários

  1. Fiquei mesmo tentada a fazer. Vou começar a juntar as casquinhas das laranjas. Obrigada
    Lisete

    ResponderEliminar
  2. Nunca imaginei que fosse assim e dá sempre jeito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Fátima!
    Gostei das tuas casquinhas de laranja nunca tinha visto como se faz mas agora quando quiser venho aqui na tua cozinha ou então no meu livro que eu só nestes dias fiz uma receita dele e como dizes tem tudo...um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Querida Bombom,
    Adorei esta sugestão e como estive a semana passada num curso de cozinha em que o Chef fez cascas de laranja cristalizadas, sabes que fechadas num contentor hermético, até as podes congelar? O Chef quando as passou pelo açúcar usou dois garfos e foi-as envolvendo no açúcar com a ajuda dos garfos.
    Bom, agora respondendo à tua questão sobre os bolos Bundt, lê este artigo que tem tudo muito bem explicadinho e assim já ficas com uma noção do que é que define um Bundt.

    http://cookingworldpt.wordpress.com/2013/04/12/afinal-o-que-e-um-bundt-cake/

    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Adorei diga me que fruta posso cristalizar para alem de casca de laranja obrigada

    ResponderEliminar
  6. Adorei diga me que fruta posso cristalizar para alem de casca de laranja obrigada

    ResponderEliminar