MAR REVOLTO ...E PEIXE ASSADO

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

                            Cabo da Roca visto do Guincho

Na passada quarta-feira, o dia amanheceu muito farrusco e ventoso.
O Noticiário anunciava  o cancelamento de todos os portos marítimos da nossa costa. Havia Alerta Laranja para toda a costa Oeste e Sul, do país.
Conforme o dia pedia, preparei uma refeição no forno, para o almoço: Goraz Assado com batata e cenoura.
Estava muito bom e recebi calorosos elogios que me deixaram toda contente! Nem me lembrei de tirar umas fotos para registar!
Após o almoço, resolvemos ir ver o Mar. Devia ser um espectáculo!


Quando chegámos ao Guincho, o Oceano espumava raivoso. As ondas alterosas iam e vinham, erguendo-se em fúria ao sabor das fortes rajadas do vento. Era o Mar imponente, em toda a sua força.
Fiquei a imaginar a vista lá de cima, do Cabo da Roca, "onde a Terra acaba e o Mar começa"!...Que o mesmo é dizer, "na ponta mais ocidental da Europa". (Se algum dia por lá passarem, não deixem de comprar o Diploma que o atesta, com fita e chancela em selo de lacre, uma recordação por 5 euros).

                    Mar revolto, visto da costa da Guia
Quando chegámos à Boca do Inferno, avistámos 4 grandes navios ao longe, esperando que o temporal amainasse e que o Porto de Lisboa abrisse, para poderem entrar a Barra.
A passagem estava vedada por causa do perigo, mas dava para ver cá de cima a fúria do mar contra os rochedos, neste local também conhecido pelo nome de Poço do Inferno.

                Boca do Inferno ou Poço do Inferno (Cascais)

Goraz Assado no Forno

1 goraz médio temperado com sal
2 batatas médias
2 cenouras
1 dente de alho gde.
1 cebola média
1 e 1/2 colher de sopa de conserva de coentros (2 colh. de sopa de azeite virgem)
1 colher de chá de molho de soja
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de salva seca (ou tomilho)
1 folha de louro (sem nervura)
1 cálice de vinho da Madeira
1 colher de chá de flocos de chilly seco (ou 1 colher de sobremesa de molho picante)
1 chávena de caldo quente (da fervura dos legumes)

Ponha ao lume um tacho com água temperada com um pouco de sal. Entretanto descasque as batatas e as cenouras. Parta as batatas aos quartos e as cenouras em rodelas grossas. Quando a água ferver, introduza -os e conte 5 minutos. Apague o lume e, com a ajuda de uma escumadeira, retire a batata e a cenoura e reserve o caldo.
Num tabuleiro de ir ao forno deite o azeite ou a conserva de coentros. Faça "uma cama" com metade do alho picado, metade da cebola em meias luas, o louro partido ao meio. Coloque o goraz. Salpique com o restante alho picado e a cebola, junte a salva e ponha em volta as batatas e a cenoura. Numa tigela, junte o caldo, o Vinho da Madeira, o molho de soja e o vinagre balsâmico e os flocos de chilly (ou molho picante) e regue tudo. Prove o molho para ver se precisa de rectificar os temperos. Leve ao forno pré- aquecido por cerca de 45 minutos a 1 hora.
De vez em quando, refresque o assado com o próprio molho. Se for necessário, a meio do tempo, cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.

Desejo a todos um óptimo fim de semana, que parece que vai ser mais ameno e com Sol.
Sol nos corações!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

10 comentários

  1. Oi Fátima

    Desculpe-me a demora em escrever-lhe comentários.
    Estar em férias não é possível mesmo se fazer isso. Tenho lido todos porque quero sempre saber o que acontece com vocês. Ainda amanhã tenho já uma postagem pronta.

    Tenho certeza que um dia vamos olhar juntas esse mar, que haverá de não estar tão bravio. Irei saborear algumas de suas receitas, principalmente peixes que adoro.
    Ai que sinto até o sabor.
    Esse dia vem logo, pode ter certeza.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  2. Rendi-me a tanta beleza, fico sempre fascinada com o MAR, para mim é das imagens e sons que mais tranquilidade me transmite esteja ele revolto ou tranquilo....Lindas fotos, em relação a não teres tirado fotos do teu peixe, acontece! Mas, ao ler a receita sei que deve ter ficado uma pequena maravilha...

    Beijinhos com carinho

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  3. Olá Fátima,
    Conheço bem essas zonas lindíssimas, com o mar bravo é um assombro, mas isso me inquieta, prefiro apreciá-las no Verão, se bem que o Guincho é sempre muito ventoso!
    Agora quanto a comidinhas, minha querida amiga, fico de água na boca, até me atrevo a fazer uma sugestão: quando é que me convidas para almoçar? rsssssssssssssss
    Beijinhos
    Manu

    ResponderEliminar
  4. Oi Querida Bombom! Eu estive aí em todos esses lugares...que pena que ainda não te conhecia nem à Manu quando estive no Port...mas um dia, nos encontraremos, tenho certeza! Eu tenho muito medo de mar, um respeito muito grande...acho o mar uma força da natureza tão incrível, tão poderosa, que gosto de assistir de longe aos temporais e ressacas...não me atrevo a chegar muito perto de mares bravios. Imagino ver tudo isso do alto do Cabo da Roca...passei pela Boca do Inferno mas nesse dia o mar estava calmo...nme disseram que o barulho que o mar faz ali é assustador...ui...quanto ao teu peixe, vou fazer como a Manu, no dia em que eu voltar à Lisboa, tu me convidas? Está de dar água à boca....Bombom, me ensina como faço aquele pensamento positivo que me falastes noutro dia? beijos mil, minha querida!

    ResponderEliminar
  5. Já fui ao Cabo da Roca mas não trouxe diploma :) É uma vista linda e a boca do Inferno, apesar do medo que mete, também é muito bonita :)

    ResponderEliminar
  6. Querida Bombom!
    O título deste post está lindo e muito convidativo.
    Estive também em Cascais e amei.
    Tenho um certo medo, respeito, sei lá o quê em relação ao mar e sua grandiosidade. Fico observando de longe mesmo, com todo respeito.
    E este teu peixe, heim! Deve ter ficado muito gostoso.
    beijinhos cariocas

    ResponderEliminar
  7. Querida Bombom
    O mar por aqui também esta' bem revoltado!
    Hummm, sairia da minha dieta vegetariana so' para comer esse peixe!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderEliminar
  8. BOMBOM. Adorei receber sua visita, obrigada.

    quantas delicias tem por aqui, e a Boca do Inferno que lugar maravilhoso, Estou te seguindo para não perdermos o contato.

    Quando puder volte por lá.

    beijos e carinhos

    ResponderEliminar
  9. BOMBOM, Voltei, pois esqueci de agradecer pelos desejos de melhoras pra minha mamis. De coração, muito obrigada.

    Tenha uma otima semana.

    beijos e carinhos

    ResponderEliminar
  10. Querida Bombom,

    Enquanto lia esta crónica tão bem redigida e contemplava a beleza dessas fotos, quase senti o esplendor da fúria do mar. Fico sempre impressionada pela beleza e força deste! Mas, contrastando com tamanha fúria, fico a imaginar a calmaria de uma refeição plena de sabor, cuja receita aqui generosamente partilhada, levo comigo para degustar com os meus!
    Beijinho e uma excelente semana.

    ResponderEliminar