LÍNGUAS DE GATO OU DE VEADO

quinta-feira, outubro 25, 2012


Não sei se já vos confessei que não sou nada jeitosa para fazer Bolachas e Biscoitos. Eu bem tento, mas nunca me ficam iguais aos da fotografia. Fico sempre desiludida porque sei que o defeito é meu. Nestas coisas de culinária, é preciso "dedo" e eu para bolachas, não o tenho.
Ora como não há regra sem excepção, hoje redimi-me desta má "sorte". E até o Provador do Meu Estaminé que não é nada dado a doces, me fez logo um desfalque nos biscoitos à saída do forno!
A receita é simples e muito fácil de confeccionar. É do Chefe Silva e retirei-a da Teleculinária n° 48 que faz parte do 1° volume.
Esta receita serve para aproveitamento de claras e pede um saco de pasteleiro.

                                      Teleculinária e sacos de pasteleiro descartáveis

Eu uso estes descartáveis que são baratos e trazem 10. Comprei-os no Brás e Brás. Basta fazer um corte, maior ou menor na ponta, conforme o tamanho que se pretender. Convém fazer uma dobra na abertura do saco (do tamanho de uma mão travessa), para meter a massa sem sujar as bordas. Depois endireita-se o saco, corta-se a ponta e aperta-se para sair a massa.


Línguas de Gato ou Línguas de Veado

200 g de açúcar branco (usei 175 g)
150 g de margarina (usei 125 g de manteiga) à temperatura ambiente
1 pitadinha de sal (esqueci-me e não fez falta)
raspa do vidrado de meio limão
2 ovos inteiros
3 claras
300 g de farinha de trigo peneirada

2 tabuleiros forrados com papel vegetal (uso Glad)
1 espátula ou pá fina para retirar os biscoitos
saco de pasteleiro com boquilha estreita e lisa

Preparação:

 Ligue o forno a 180°C. Prepare os tabuleiros.
Deite numa tigela grande a margarina, a raspa de limão, o açúcar e o sal.
Amasse muito bem até estar tudo muito bem ligado e amolecido. (Usei a batedora eléctrica em velocidade baixa a princípio e depois fui aumentando).
Junte os ovos um a um e as claras amassando sempre até estar tudo bem ligado.
Com a colher de pau e a ajuda de um passador de rede, vá deixando cair a farinha em chuva e envolva-a na massa, incorporando muito bem.
Encha o saco de pasteleiro com este preparado e, sobre o tabuleiro untado com margarina ou forrado com papel vegetal (é muito mais prático), esprema pequenas tiras de massa com o comprimento de 6 a 8 cm.


Se pretender Línguas de Gato, faça-as mais pequeninas, com 3 a 4 cm.
Leve a cozer no forno bem quente, na parte de cima do forno, durante 6 a 8 minutos (no meu foram 9 minutos). Convém pôr um tachinho com água na parte de baixo do forno, para evitar que as bolachas se queimem por baixo.


Logo que as Línguas saem cozidas do forno devem ser descoladas uma a uma, com a espátula, senão aderem ao tabuleiro e partem-se todas (no caso deste ter sido barrado com margarina).
Se forrar o mesmo com papel vegetal Glad não precisa untar, nem lavar o tabuleiro no final (é só descartar o papel) e as bolachas nunca se colam.
Se usar um só tabuleiro, deixe-o arrefecer antes de voltar a colocar a massa das bolachas seguintes. Não precisa de substituir o papel vegetal entre cada fornada.
Se não tiver saco de pasteleiro, utilize uma colher de chá para fazer pequenos montinhos e coloque-lhes uma uva passa no meio; assim obtém belas bolachinhas. As da foto acima foram feitas com o saco de pasteleiro e usei "cranberries" para enfeitar.
Rendeu 60 bolachinhas.

E como o fim de semana está aí à porta, desejo-vos um "doce fim de semana"!

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)


Talvez Goste de Ler

6 comentários

  1. Ai como o senhor maior cá de casa vai ficar contente quando eu lhe fizer estas bolachinhas! Adora!!
    Vou fazer surpresa :)

    ResponderEliminar
  2. Bolachinhas, é sempre tudo de bom! Os sacos pasteleiros também não são nada caros, e duram, duram.Eu tenho um de medida grande há mais de 30 anos, agora depois do blog claro, comprei outros mais pequenos, e tenho conjuntos de bicos de vários feitios e tamanhos. Amiga e também não são caros e duram, duram. É só lavar com água tépida e secar, estão prontos para outras vezes.Se não tens jeito, ninguém diria, as linguas de veado, ficaram lindinhas. Fátima, as linguas de gato não são aquelas pequeninas com uma cor acastanhada, e com um sabor a canela, que quando eu era criança comia carradas delas, e os meus filhos também comeram muitas de uma charcutaria que havia do meu tempo, que eram uma maravilha. Tinham em caixas e com um estilo copo em inox tiravam para dentro de um saco de papel acinzentado, pesavam e eu pagava e lá vinha eu toda contente até casa a comer as linguas de gato. Depois era ouvir a minha saudosa mãe a dizer:Belinha, comeste as linguas "quase" todas, nem deixaste para os teus irmãos...(sorrisos). Pois eu no caminho além de vir a deliciar-me com as ditas vinha a distribuir pelas amiguitas que encontrava, e que tinham algumas falhas, pois infelizmente eram meninas que só podiam comer estas iguarias em alturas especiais, e era se ouvesse. Eu, como graças a Deus nunca me lembro na minha vida de ter falta de seja o que fosse, gostava de partilhar com quem não tinha. A minha mãe não ralhava muito, pois sabia como eu era, mas lá tinha ela que perder o seu tempo para se dirigir à loja, para comprar de novo as linguas de gato para os meus irmão e para mim também. Amiga, sobre o sal, podes pensar que não faz diferencia, mas faz, pois o mesmo nas receitas doces, serve para abrir sabores. Ui, que testamento, beijinhos, beijinhos....(sorrisos)

    ResponderEliminar
  3. Olá Bombom...

    O aspecto dessas linguas de veado é excelente, que bem que me sabiam a acompanhar um cafézinho...

    Perfeitas !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ficaram lindas. adoro essas bolachas.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Bombonzinha
    Por aqui também chamamos esses deliciosos biscoitos de língua de gato!
    Não coloque defeitos, pois teus biscoitos ficaram lindos! Pense as fotos das revistas e livros tem muita produção e Photoshop - hehehe!
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  6. Querida Bombom,
    Nao subestimes os teus dotes pois estas bolachas ficaram encantadoras.
    Gostei imenso.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar