1° ANIVERSÁRIO DE "O MEU ESTAMINÉ"... E UMA TARTE DE REQUEIJÃO
quinta-feira, janeiro 20, 2011Faz hoje um 1 ano que O Meu Estaminé foi inaugurado e parece que foi ontem...
Ainda me parece mentira, como consegui voar sem ter asas! Nem sabia meter as fotografias!
Graças às ajudas e ensinamentos dos filhos e noras, mais o "empurrão" dos sobrinhos, ele foi criado no dia dos anos da Avó, em 18 de Janeiro de 2010, mas o primeiro post saíu só no dia 20.
O que eu aprendi desde esse dia até hoje! (E o que ainda me falta aprender, que nem um selo ainda sou capaz de "apanhar"!).
E os mundos que se me desvendaram?...
E as pessoas lindas que conheci e que partilharam comigo conhecimentos, vivências, talentos e Amizade?...
E todos os que, com os seus comentários me foram dando o "feed-back" que tanto me ajudou a orientar?...
Tudo isso quero celebrar hoje. Quero que todos saibam que têm a minha gratidão e que os envolvo a todos num imenso abraço.
Então para comemorar, vamos pôr a mesa e fazer o chá.
A caixa foi um presente feito pela amiga V. e é linda.
E a receita que vos trago hoje tem uma história para contar.
Há muitos anos, ainda dava aulas no concelho de Sintra, costumava fazer compras semanalmente numa loja tradicional da zona da Estefânia, perto do antigo Casino. Era uma loja de frutas, legumes e hortaliças onde havia tudo sempre fresco e viçoso e também vendiam requeijões que pareciam acabados de fazer. Um dia a D. Fernanda, a dona da loja, deu-me uma receita da Tarte de Requeijão que ela fazia. E a Tarte "dela" fez um vistão na mesa cá de casa no lanche desse fim de semana!
A loja dela já não existe, hoje é um Banco ou coisa parecida. Mas eu nunca me esquecerei da simpatia com que ela me brindou com a sua receita. Obrigada, D. Fernanda! Bem Haja!
Tarte de Requeijão (da D. Fernanda de Sintra)
Ingredientes:
2 requeijões
250g de açúcar branco (1 chávena almoçadeira)
5 gemas
100g de margarina derretida morna (usei 1 dl de Vaqueiro líquida)
5 claras em castelo
2 colheres de sopa (cheias) de farinha de trigo (uso Branca de Neve)
1 colher de chá de fermento em pó (uso Royal)
canela em pó q.b.
Prè-aquecer o forno.
Forrar uma forma com papel vegetal Glad.
Juntar os ingredientes pela ordem indicada.
Eu comecei por bater as claras em castelo com um pouco de sal, até ficarem em neve.
Depois, num prato, desfiz os requeijões com um garfo e deitei numa tigela com o açúcar.
Bati com a batedeira até ficarem cremosos (5 minutos). Acrescentei as gemas e em seguida misturei a margarina líquida. Com a ajuda de um passador de rede juntei a farinha com o fermento e a canela, e bati bem.
Por fim, envolvi as claras em castelo, cuidadosamente.
Deitei na forma e levei ao forno quente (180°) por 30 a 40 minutos. Fiz o teste do palito: quando este saíu seco, apaguei o forno, retirei a Tarte e deixei a arrefecer uns 10 minutos. No fim desse tempo coloquei a tarte no prato de serviço e deixei arrefecer completamente.
E como era para uma Festa de Aniversário, bati um pacote de natas com 5 colheres de açúcar em chantilly e cobri o Bolo. Enfeitei apenas com umas pepitas de chocolate.
E foi o Bolo que levei para comemorar os 95 anos da minha Mãe!
Quando o fizerem, digam-me o que acharam, pode ser?
E se quiserem pode dar sugestões para tema de futuros "posts".
O Estaminé é Meu mas os Clientes "têm sempre razão"!...
O meu abraço para todos os que vierem tomar chá hoje!
Beijinhos da
Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)
23 comentários
Tia Fátima
ResponderEliminarque bonitinho...
puxa, só posso abraçá-la e desejar que muitos e muitos anos passemos juntas por aqui.
Qu Nosso Senhor te abençõe, abençõe suas mãos, seu coração. sua família, seu blog, que foi a porta aberta para que eu a conhecesse.
Feliz dia pra você, viu?
receba meu abraço grande.
Oi Fátima
ResponderEliminarParabéns pelo aniversário do blog e à sua querida mamãe.
Amo seu cantinho e você. Adoro teus e-mails e sinto tanta vontade de ouvir sua voz e te abraçar muito, muito.
Eu adorei a torta sem a massa. Para te falar a verdade não é costume por aqui e sempre deixo de lado e como só o recheio. rsrsrs
Mas essa realmente é de "se comer rezando", como diz minha mãe.
Que este seja apenas o 1º de muitos e muitos anos juntas.
Meu carinho é todo seu.
Bjs no coração!
Nilce
Amiga, cá estou para festejar este primeiro aniversário do ESTAMINÉ! E, quero, que muitos aniversários venham. Parece que foi ontem tens toda a razão, e por aí vimos como levamos a nossa vida a correr. A tua tarde de requeijão deve ser uma delícia, mas lá vou ter que fazer para depois te dizer. Sabes uma coisa? Saio do teu cantinho sempre com um carinho tão, mas tão especial! Cada vez te admiro mais...
ResponderEliminarAbraço infinito
Isabel de Miranda
É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO O SEU ESTAMINÉ E GOSTEI.
ResponderEliminarÉ VERDADE QUE O TEMPO PASSA DEPRESSA , O MEU CANTINHO TAMBÉM FEZ UM ANO E AINDA PARECE QUE FOI ONTEM QUE ENTREI NESTE MUNDO DE BLOGS.
E COMO GOSTO MUITO DE CHÁ VOU APROVEITAR PARA ME SERVIR.
PARÁBENS O BOLO FICOU LINDO.
BJS
Parabéns, obrigada pelo convite e então passo a servir.me ok?
ResponderEliminarHummmm um chá delicioso e uma tarte cremosa na companhia de uma doce amiga....
Beijinhos
Parabens pelo aniversario do blog! quem dera poder ir e provar um pouco dessa tarte de requeijao... ;-) Beijo
ResponderEliminarQuerida Fátima, põe mais uma chávena na mesa que eu aceito o convite para o chá.
ResponderEliminarAntes de mais os parabéns pelo blog, tu és a prova viva que navegar na net e criar um blog é para toda a gente, independentemente da idade. Dizer que não se percebe nada de computadores não é desculpa, é uma questão de aprender e tu aprendeste muito bem.
Em segundo lugar, parabéns à tua mãezinha, é uma benção ainda a teres contigo, com a idade que ela tem.
Em terceiro lugar, a tua receita parece-me fantástica, é parecida com um bolo de requeijão que a minha sogra faz.
Fico contente por fazer parte do teu grupo de "amigas dos blogs" e gosto de saber que estás desse lado e que não te deixaste abalar com o problema de saúde que te atingiu há alguns anos.
Bem-hajas e continua com o teu excelente trabalho.
E agora sim... depois de toda esta conversa... venha de lá esse chá.
Olá Mana
ResponderEliminarAceito o convite para o chá para te dar os parabéns, pelo aniversário do blog e também pela deliciosa tarte de requeijão.
Como saiste cedo do lanche da Mãe , não a pudeste provar... Eu provei e aprovei! Hmmmmmmmmmm deliciosa, cremosa, fresca e saborosa...
E agora também já a sei fazer.
Podes servir o chá.
z
Minha graciosa amiga, parabéns pelo aniversário do teu blogue, um grande beijinho para a tua mamã,pelos seus maravilhosos aninhos.Sobre perceber de computadores junta.te ao clube, pois eu não domino nada esta area.
ResponderEliminarFui aprendendo com o filho, com umas dicas de uma amiga e fui tentando, mas ui, ui, falta tanta coisa, beijinhos vou tentar fazer
a tarte um dia destes.
Querida Bombom,
ResponderEliminarClaro que não poderia deixar de parabenizar a maravilhosa anfitriã deste cantinho convidativo e acolhedor que me enriqueceu imenso ao longo deste aninho. Sempre que posso, este é um cantinho no qual gosto de me vir aconchegar e aprender. E assim, aprendi a cozinhar deliciosas receitas que fizeram (e fazem!)sucesso no meu lar, viajei virtualmente com as maravilhosas crónicas da Bombom, acatei sugestões e absorvi conhecimentos sábios de que agora não prescindo no meu dia-a-dia, li muita informação deveras interessante... Mas o melhor de Tudo, é que TUDO o que aqui encontro, está regado com uma dose enorme de Carinho, gentileza e Simpatia que fazem com que este Estaminé seja muito Especial.
Por isso, hoje é também para mim um acontecimento especial e claro que teria de me sentar à mesa confraternizando com a doce Bombom ao sabor de um reconfortante cházinho e de uma deliciosa fatia desta bela tarte cuja receita já levo guardadinha como se de um tesouro se tratasse.
Parabéns Bombom por este trabalho admirável. Sou cliente para sempre!
Um grande beijinho amigo!
Olá Fátima,
ResponderEliminarParabéns e o teu começo é muito similar ao meu, mas se queres que te diga, nem sei quanto tempo tenho de bloguista! Como tu também aprendi muita coisa e continuo a aprender e conheci pessoas muitos «porreiras» como por cá se diz!
O lanche está cinco estrelas e era bem agradável se pudésse ser real!
Beijinhos,
Manu
Para todos os que passaram por aqui e assinaram "O Livro VIP", um muito obrigada pelo carinho!
ResponderEliminarPara todos os que vieram tomar chá comigo hoje, foi com grande emoção que vos recebi. Deixo a todos um grande abraço. Bjs. Bombom
Parabéns. Está um espectáculo. Muitos beijinhos, JM
ResponderEliminarparabéns. muitos anos de postagens, muitos assuntos interessantes, muitas receitas deliciosas, tudo de bom e muitos anos mais de uma fraterna convivência. Parabéns pelo seu espaço tão gostoso e delicado. sempre com palavras de encanto, no seu sotaque que amo tanto. um maior abraço.
ResponderEliminarparabéns, seu blog é delicioso. bjs
ResponderEliminarQuerida Bombom,
ResponderEliminarmuitos parabéns pelo 1º aniversário do blogue e pelos 95 anos da sua mãe. 95 anos, é uma idade muito bonita.
A tarte parece-me deliciosa.
Um beijinho
A vida é um ensinamento :) Aqui é sempre a aprender! A tarte ficou fantástica.
ResponderEliminarQuerida Bombom
ResponderEliminarVi teu Estaminé nascer e desenvolver! Sinto que faço parte desse 1 aninho e estarei sempre por aqui, pois adoro e admiro você e o teu trabalho! Parabéns!
Amei essa torta de requeijão.
Um grande abraço
Léia
Acaba de coñecer o teu blog e todo o que vin que eu amaba, ata que haxa ingresos que eu ignore, entón faga-me un seguidor e vou visitar máis veces, pode aprender moito coas súas receitas, gracias e un bico de Ponferrada
ResponderEliminarBom! Eu venho responder à sua pergunta como eu encontrei vocês, porque quando eu olho para as receitas, eu costumo ficar no google e procurar receitas com fotos, então me dê idéias, e um deles era uma receita sua jaajaaj, e não se preocupar sobre a linguagem são cinco línguas, meus pais viajaram muito, a fim de aproveitar e, bem, você sabe como eu encontrei você e muitos de vocês! beijos
ResponderEliminarQuerida Bombom,
ResponderEliminarQue linda combinacao, o aniversario do seu blogue e da sua mae serem tao proximos! :)
Um grande beijinho de parabens a sua mae e para si!
Tomar uma chavena de cha aqui no estamine e para mim sempre um prazer, apesar de hoje ja vir um pouco tarde. ;)
Sofia
Oi, Fátima!
ResponderEliminarQue delícia! Adorei a tarte, e quem me dera ter esse talento pra culinária.
Parabéns pelo aniversário do Blog.
Quero dizer-lhe que adoro vir aqui, que curto muito esse espaço, acho superinteressantes os seus posts, e aprecio demais a sua amizade.
Beijos :)
Socorro Melo
Minha querida! Então perdi os anos de teu blog? Ah, mas que amiga relapsa eu ando! Mil perdões...ando tão pra baixo que só quero escrever, tenho ido a bem poucos blogs amigos...Parabéns minha querida! que teu blog continue essa lindeza e tu, a nos presentear com teus ensinamentos e receitas ótimas! Beijos, felicidades!
ResponderEliminar