ENTREMOS NO NOVO ANO EM BELEZA!

segunda-feira, janeiro 02, 2012


Então, já cá estamos em 2012! FELIZ ANO NOVO!

Depois de termos passado esta época festiva, já estamos todas enjoadas com tantos acepipes e doces de todas as qualidades. Por isso, veio-me à ideia falar-vos de Beleza em vez de Culinária.
É que muitas vezes, levadas no turbilhão dos afazeres e das preocupações do dia a dia, até nos esquecemos de nós próprias! E afinal, com um pouco de método e força de vontade, é sempre possível arranjar 10 minutos de manhã e outros tantos à noite para, pelo menos, cuidar do rosto e prolongar a juventude da pele por mais uns bons anos!
Dizem que este vai ser um ano de crise, mas olhem que é nos anos de crise que mais aprendemos e que nos tornamos mais eficientes. Pelo menos a mim, tem acontecido assim.
Nos anos 70 participei num curso de Conselheira de Beleza (da Colosé) e vendi produtos de cosmética feitos na Suiça, muito bons. Entre várias coisas, aprendi técnicas de limpeza de pele, hidratação, maquilhagem e aconselhamento.
Eu nunca fui pessoa para gastar muito tempo ou dinheiro com essas coisas, mas aprendi que  a nossa imagem é tão importante para nós (por uma questão de auto-estima) como para os outros que nos aceitam melhor ou pior, de acordo com a imagem que lhes transmitimos.
Tinha uma colega que me dizia muitas vezes que "nem só de pão vive o homem" e eu acrescento "e a mulher ainda menos"!
Para começar devemos usar um bom Leite de Limpeza (abre os poros e limpa em profundidade), um Tónico sem álcool (tonifica e fecha os poros sem secar a pele) e um Creme de Dia Hidratante.
Quando os produtos são bons, são muito concentrados e duram muito tempo, pois basta uma pequena porção para cada aplicação. Tanto para o Leite de Limpeza como para o Tónico, devem usar-se dois pedaços de algodão humedecidos com água e espremidos. Assim, o produto não é absorvido pelo algodão:  vai durar ainda mais tempo e ficar mais económico.
Outra ideia a reter é que devemos começar por limpar os olhos (com cuidado) e só depois é que se limpa a testa, as faces e o pescoço. Depois de aplicar o Leite de Limpeza, deve aguardar-se alguns minutos para que ele penetre na pele e faça o devido efeito. Em seguida remove-se o excesso com um lenço de papel.
Aplica-se então o algodão com o Tónico Hidratante que refresca a pele e fecha os poros. Deixa-se secar naturalmente.
Para finalizar aplica-se o Creme Hidratante, de baixo para cima, ou seja, começando pelo pescoço, passando pelo queixo, faces, olhos e terminando na testa.
Esta técnica é muito importante porque ao fazermos a aplicação do creme estamos a fazer uma massagem aos músculos da face, uma "ginástica" de que eles precisam para se manterem tonificados, activos e fortes.
É esta massagem que vai evitar o pescoço flácido (antes de tempo) ou os "pés de galinha":
 - Aplicar o Creme Hidratante:
1 - Da dobra do pescoço para baixo (10 a 12 vezes).
2 - Da dobra do pescoço para o queixo (10 a 12 vezes).
3 - Com o dedo polegar e o indicador das duas mãos, desde o centro do queixo até ao fim dos maxilares, repuxando a pele suavemente mas com firmeza. (10 a 12 vezes).
4 - Com o dedo médio das duas mãos, desde o centro do queixo, passando pelo extremo dos lábios e terminando no lábio superior (no sentido de fora para dentro). (10 a 12 vezes)
5 - Com as mãos esticadas e o polegar para baixo (não vai ser usado), vamos encostar o dedo indicador aos lados do nariz e movimentar as mãos por debaixo dos ossos da face (malares) em direcção à  base das orelhas, alisando bem a pele ao passar as mãos. (10 a 12 vezes)
6 - Com o polegar e o dedo médio (em V deitado), colocar os dedos "em tesoura" sobre as sobrancelhas desde a parte superior do nariz  repuxando até ao extremo das ditas (sobrancelhas); avançar apenas com o dedo médio desde esse extremo, sobre a olheira inferior, até ao interior da cavidade ocular. Esta massagem, (sempre com o creme) é muito importante para evitar as rugas e os pés de galinha. (10 a 12 vezes)
7 - Com os dedos indicador, médio e anular das duas mãos, massajar a testa de baixo para cima e do centro para fora (evita as rugas de expressão) - 10 a 12 vezes.

Não se assustem! Parece muito complicado, mas é muito simples. Ora experimentem! Vão ver que à terceira vez já fazem de olhos fechados.

Quando trabalhava, fazia a limpeza da pele 2 vezes por semana à noite e todos os dias de manhã depois de lavar a cara punha o creme hidratante e a base de cor quando se usava.
E pronto. Entrem no 2012 em beleza!
Dêem a volta à crise com imaginação, façam as listas de compras apenas com o essencial, não vão ao supermercado antes das refeições (com fome), evitem levar as crianças às compras, etc...

FELIZ 2012 !

Beijinhos da

Bombom








Talvez Goste de Ler

7 comentários

  1. Sempre a aprender por aqui.
    Beijinho e grata pela dica!

    ResponderEliminar
  2. Grande idéia esta tua, Bombom, pois quando estamos um tantinho preocupadas, nada como cuidar-se um pouco p/ aumentar a auto-estima.
    Anotei as dicas. Costumo lavar o rosto com sabonete anti-oleosidade pois tenho-a na chamada zona T e depois passo um hidratante da Natura.Confesso que não sou muito disciplinada e muitas das vezes esqueço o ritual, mas vou me corrigir.
    Um 2012 cheio de alegrias e bons momentos é o que lhe desejo.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  3. Calú, quem tem pele oleosa não deve usar Tónico com álcool porque este seca a pele e não a regenera. Deve usar cremes à base de pepino que é adstringente e neutraliza o excesso de gordura da pele. Experimenta fazer uma máscara com rodelas de pepino, durante 15 minutos, uma vez por semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. Oiê, amiga!
    Sua postagem foi excelente! Estou precisando parar para "olhar-me"!
    E a forma de passar o hidratante, fazendo a "ginástica" é muito legal!
    Bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Olá Fátima,

    Desejo-te um excelente Ano de 2012.

    Como sempre com as tuas dicas excelentemente explicadas. Gostei!

    Mas, sabes? A minha avó paterna e o meu pai, toda a vida só usaram creme Nivia depois do banho, no corpo e face. A minha avó partiu com 80 anos sem uma ruga, tinha uma pele linda. O meu pai partiu com 75 anos e igualmente com a mesma pele excelente. Eu como não me maquilho, nem nunca o fiz! O que faço é o mesmo tratamento que eles fizeram, só uso mesmo o Nivia e gosto. Além que é um creme barato. Ah, e não me queixo das rugas por enquanto, perto de fazer 53.

    Beijinhos

    I.M.

    ResponderEliminar
  6. Amiga
    Não imaginava que você sabia tantos truques de beleza.
    Confesso que sou bem preguiçosa para me cuidar, mas tenho me esforçado.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  7. oi tia Fatima...
    assim, vou ficando por aqui.
    rs
    ah vou ter que vir várias vezes para aprender tudinho.
    nuss.
    A amiga Cozinhar com os Anjos falou sobre o creme nivia.
    tenho em casa,
    vou usar, depois lhe conto.
    rs
    bjs

    ResponderEliminar