OS SEGREDOS DA "PAVLOVA"
quarta-feira, fevereiro 10, 2016
Toda a gente sabe o que é uma Pavlova, mas como há sempre algum novato a chegar ao mundo da Culinária, nunca é demais repetir.
A Pavlova é uma espécie de bolo feita com uma base de suspiro ou merengue, coberta e decorada com calda de frutos, ou chantilly e frutas frescas, ou molho de chocolate, ao gosto de cada um.
Esta sobremesa foi inventada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova quando ela se deslocou à Austrália e Nova Zelândia. Embora estes dois países reclamem a sua invenção, a receita mais antiga que se conhece é da Nova Zelândia.
É um doce popular na Oceania, em todas as festas tradicionais e hoje está muito divulgada graças aos blogs de culinária. Mas... há sempre um mas, a sua confecção, embora simples, tem alguns segredos para não ficar abatida, estalada ou partida, como vemos na maior parte das fotos que a ilustram por aí.
A pensar nisso, a minha amiga Elsa Silva que tem no Facebook a página Os Meus Bolinhos Caseiros, deu uma série de dicas interessantes que muito ajudam quem quiser obter um bom resultado. Partilho-os aqui convosco, com os devidos agradecimentos.
Pavlova - Instruções
1 - Para uma boa Pavlova deve usar claras congeladas, descongeladas 2 dias antes fora do frigorífico, à temperatura ambiente.
2 - Deve bater muito bem as claras e usar açúcar em pó (de confeiteiro). Em alternativa, use açúcar branco fino, pulverizado na 123.
3 - Nunca junte o açúcar todo de uma vez. Deite aos poucos e vá continuando a bater entre cada adição.
4 - O merengue deve ficar bem duro e não cair das pás do batedor.
5 - Deve levar-se ao forno previamente aquecido a 150º, durante 1h e 10m.
6 - Desliga-se o forno e deixa-se a arrefecer de um dia para o outro, lentamente.
7 - Se a Pavlova for de Chocolate tem menos tempo de forno para ficar tipo mousse no interior (merengada).
Notas:
1 - O açúcar em pó já tem incorporada uma parte de amido. Se usar açúcar normal, mesmo que o pulverize, deve juntar um pouco de amido de milho (maisena).
2 - Também há quem use um pouco de vinagre, julgo que para ficar merengada depois de cozida.
E para finalizar, deixo-vos o link de duas óptimas receitas de Pavlova.
www.lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2014/05/wbd-tiered-berry-pavlova-pavlova-de.html
www.cincoquartosdelaranja.com/2013/02/pavlova-com-pepitas-de-chocolate-e-morangos.html
Boa semana. Beijinhos da
Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)
13 comentários
Engracado, nao fazia a minima ideia do que uma Pavlova era, mas quando toca a doces as minhas habilidades sao muito reduzidas e na maior parte das vezes so como com os olhos.
ResponderEliminarBeijinho
Denise, talvez possas começar por uma sobremesa mais fácil e menos calórica, porque esta leva muito açúcar. Mas se comeres uma vez e não abusares, não te vai fazer mal.
EliminarBom fim de semana. Bjs. Bombom
Gracas a Deus doces nao me dizem muito senao estaria feita ao bife, eu sou um tourinho por isso a minha relacao com a comida e' muito seria rsssssssss mas salgados, esses adoro-os.
EliminarBeijinho, bom fim de semana.
Fátima, que guia que aqui tens!!! Nunca mais vai falhar um pavlova :)
ResponderEliminarSobre a tua questão, o caviar, ou rom, mais famoso e melhor da Suécia é o Kalix Löjrom. Podes encontrar löjrom que não seja de Kalix, no restaurante para grupos grandes chegamos a comprar o americano. o de Kalix chega a custar 14 000coroas o quilo!!!
beijinhos e boa semana ;)
Ana, muito obrigada pela tua visita, é uma grande honra para mim!
EliminarAdorei as tuas dicas sobre o melhor caviar da Suécia. Vou ver se encontro nalguma loja gourmet cá do burgo! Felicidades para o teu trabalho e para ti pessoalmente. Beijinhos da Bombom
Já fiz duas vezes e correu bem! É uma sobremesa deliciosa :)
ResponderEliminarÉ uma sobremesa muito vistosa e requintada para dias especiais.
EliminarBeijinhos da Bombom
Bombom o teu blogue está o máximo, sempre com boas dicas, beijinhos,sei que tenho andado ausente,mas continuo a postar no meu cantinho, só que por vezes não apetecia falar nem comentar,mas esse tempo já lá vai e as coisas começam a tomar rumo
ResponderEliminarNão imaginas como fico feliz por ti. Gosto tanto dos teus trabalhos, os teus bonecos são o máximo! Continuo a acompanhar-te sempre "de perto"! Beijinhos da Bombom
EliminarQuerida Bombom, obrigada pelas dicas superimportantes.
ResponderEliminarBeijinhos
Estou bem melhor, querida Bombom. Obrigada pelo carinho.
ResponderEliminarBeijinhos
Fico feliz por saber que estás melhor e a recuperar dessa gripe tão incómoda. desejo-te uma Páscoa muito feliz e Alegre. Um abraço da Bombom
EliminarBoa tarde . A minha única questão é qual a melhor maneira de conservar uma pavlova depois de confecionado . Sempre que faço o que sobra no dia a seguir fica sempre mole e meio que molhado .
ResponderEliminar