A MINHA "NOVA" BIBLIOTECA CULINÁRIA

terça-feira, fevereiro 02, 2016


Lembram-se de há para aí uns 2 anos vos ter dito que ia compilar as melhores receitas que guardei desde que me iniciei nesta aventura das Culinárias?
No princípio, quando não tinha blogue, ainda organizei as receitas no computador, mas quando precisava de alguma, dava-me uma trabalheira dos diabos a encontrar!
Sim, sou da velha (íssima) geração, he,he...
Com O Meu Estaminé tornei-me mais selectiva, mas menos metódica e as receitas a experimentar amontoavam-se nas gavetas.
Foi então que decidi organizá-las; comprei uns "dossiers" A5 numa loja chinesa e comecei a tarefa que só terminou no final de 2015.


1 -  Compotas, Geleias
2 -  Bolos - vol.2
3 - Aperitivos e Entradas
4 - Temperos, Molhos, Chutneys, Conservas


5 - Pão, Pão Doce, Folar, Brioche
6 - Bolachas Biscoitos, Cookies
7 - Pizzas, Folar de Carne, Bôlas de Carne, Bolos Salgados
8 - Gelados, Sorvetes, Parfait


9 - Bolos - vol.1
10 - Cremes, Sobremesas de Colher, Pudins, Triffles
11 - Panquecas, Crepes, Scones, Queques (Muffins), Bolos no Microondas
12 - Cremes para Barrar, Manteigas Doces / Frostings, Recheios / Toppings, Gomas / Gelatinas, Caramelos, Bombons

Pois é verdade, levou 2 anos a terminar, mas valeu a pena. Arranjei uma caixa para os 12 volumes , como se vê na 1ª foto, que cabe numa prateleira da minha cozinha, mesmo "à mão de semear"!
Mas ai de mim, já tenho aqui ao lado um punhado de receitas novas muito tentadoras. A culpa é vossa, he,he, que partilham só coisas boas.
Este ano vou organizar as receitas salgadas de Sopa, Peixe, Carne e Diversos (Arroz e Massa).
Para o ano falamos de novo. Combinado?...

Boa semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

11 comentários

  1. Olá!
    Eu precisava de fazer o mesmo às minhas receitas a experimentar!
    Tenho uma montanha guardada em caixas.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lua, é verdade, vamos coleccionando receitas mas quando precisamos delas não conseguimos encontrá-las. Eu gostei desta solução. agora, quando preciso é só escolher o tema. Beijinhos da bombom

      Eliminar
  2. Ficou linda a sua biblioteca, está mesmo um mimo! Gosto do tamanho dos livrinhos, muito mais práticos de manejar! Eu acho que não há como uma biblioteca culinária assim à moda antiga! Tem outro encanto! Adoro pegar nos livros de receitas da minha mãe, mesmo já velhinhos têm um encanto inexplicável. E é engraçado que eu também faço o mesmo, escrevo todas as minhas melhores receitas em caderno de receitas! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabete,eu também não consigo passar sem usar os livros e as revistas directamente na cozinha. Tem outro "sabor"! Beijinhos da Bombom

      Eliminar
  3. A biblioteca ficou linda! Vou deixar uma sugestao (que ja vem tarde...) se comecar mais algum "livro" use um dossier assim pode acrescentar a vontade.
    Apesar de usar o computador para muitas coisas nao ha nada como o papelinho.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Denise, mas sabes como são as modas...Os dossiers para colocar novas folhas quase já não se encontram no mercado pois foram suplantados pelos caderninhos de espirais que são mais económicos.
      Obrigada pela tua visita. Beijinhos da Bombom

      Eliminar
  4. Oi, amiga!

    Parabéns pelo belo e organizado trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Socorro, isto só foi possível por já estar aposentada e não ter os filhos nem os netos por perto. Temos de arranjar motivos para nos ocuparmos quando as saudades doem muito...
      Um abraço da Bombom

      Eliminar
  5. Uau, que organização! Valeu todo o tempo que demorou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, muito obrigada pela tua visita e comentário.
      Agora, quando preciso de uma receita é só ver no índice do caderninho e não se perde nenhuma! Mas só foi possível porque já estou aposentada e preciso de ocupar o meu tempo para não pensar muito nas saudades dos filhos e dos netos que estão muito longe. Beijinhos da Bombom

      Eliminar