PÃO DE MUESLI...NOVA RECEITA

terça-feira, junho 15, 2010

Volto de novo ao tema do Pão, pois ainda há muito que dizer...
Sem pretender influenciar ninguém (he,he, esta é para uns Anjos malandrecos que eu cá sei, com um beijinho no meio!), tenho de confessar que sou muito preguiçosa e impaciente. Tudo o que dê muito trabalho e demore muito tempo, não é para mim! Além disso, as artroses das minhas mãos, tiram-me a força para amassar (esta tem a ver com o meu prazo de validade, mas isso é outra história,he,he! ). Por isso digo maravilhas da MFP!
Se as minhas leitoras tiverem seguido a minha sugestão, viram no blog da Colher de Pau  (economiacadecasa.blogspot.com), que um ciclo de 3 horas para confeccionar um pão gasta 0,25 euros ( vinte e cinco cêntimos) de energia eléctrica.
Também devem ter reparado na sua sugestão de, quando usarem misturas de farinhas preparadas para pão dos pacotes de 1 kg, dividirem em duas (ou 3) partes e acrescentarem o mesmo peso de farinha normal, tipo 65 (ou 55). Assim, com um pacote fazem dois ou três belos pães e poupam dinheiro.
Algumas leitoras queixam-se por as pàzinhas de bater a massa ficarem presas dentro do pão. Por isso todas as MFP trazem um "araminho" que ajuda a retirá-las danificando o pão, o menos possível. Para evitar que fiquem muito agarradas, ponho sempre a gordura (azeite ou margarina conforme a receita) por cima das pás e só depois coloco a água.
Todas as receitas de Pão referem como gordura, 2 colheres de sopa de óleo, sobretudo se vierem noutra língua que não seja o português. Eu uso apenas azeite virgem que é o melhor para a saúde e não deixa sabor no pão.
Aqui na Blogosfera da Culinária, aprendi muitas receitas de pães e já tenho uma boa colecção. Hoje presto homenagem à Risonha (cozinha-da-risonha.blogspot.com) com quem aprendi pela primeira vez a fazer um Pão de Cruesli muito fácil e agradável.
Em retribuição para todas as  Amigas e para todos os que me visitam, deixo-vos uma nova receita de pão de Muesli. Faz parte das 95 receitas do livro Pain Maison  (Pão Caseiro) de Cathy Ytak da colecção Marabout Chef.

                                          PÃO DE MUESLI


 Para um pão de 750g:

270 ml de líquido (135 ml de leite e 135 ml de água)
20 g de mel (2 colh. de sopa) ou 10 g de melaço
15 g de manteiga (usei 2 colh. de sopa de Vaqueiro líquida)
1,5 colheres de chá de sal
270 g de farinha de trigo T80 (usei T65)
50 g de farinha de centeio (usei trigo integral)
100 g de muesli
2,5 colheres de café de fermento seco de padeiro (Fermipan)
40g de figos secos (5 ou 6) - cortados aos pedacinhos
20 g de alperces secos (2 ou3) -   "        "          "

Primeiro coloquei a margarina líquida sobre as pás.
Depois coloquei os líquidos. Em seguida pus os sólidos excepto os figos e alperces.
Por cima deitei o fermento seco.
Programei Pão Completo e quando a máquina apitou, juntei os figos e os alperces em pedacinhos.


Notas:
- Ficou um pão muito rico e nutritivo, saboroso e leve.
- Como viram, fiz algumas alterações porque não tinha farinha de centeio, mas ficou óptimo na mesma.

Fiquem bem. Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

9 comentários

  1. Olá Fátima!

    ui, hoje sou a 1º(sorrisos)...
    Fátima adorei essa dos "malandrecos"ui,ui, ainda bem que são só malandrecos.Só por isso mereces um monte de beijos:). O teu pão está com um aspécto fantástico.E acredito que deve ter ficado delicioso, pois, se tu o dizes acredito. Mas, já sabes! Que me zanguei a sério com a maquininha. E quando me (zango) ui, não volto atrás. Quando aparecerem as artroses, sim, também vão aparecer concerteza. Aí, continuo a comprar o pão:)...ah, pois é.Ah e continuo a dar-te beijinhos pelas tuas provocações:)"prazo de validade". É o que faz as amigas andarem a ver o que eu faço(sorrisos). Adoro-te. Continua assim com esse espiríto que é como eu gosto.

    e...agora mais uns beijinhos pois tu mereces:)

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  2. Oi Bombom, obrigada por tanto carinho e tanto apoio lá no meu blog...desculpa se demorei em te responder, mas agora meu pc estrupiou-se de vez...estou a escrever no laptop do filho, que nem sempre o libera pra mim...vou ver se consigo postar amanhã uma receita de pão que tenho feito na batedeira de bolos e fica uma delícia. Beijos e obrigada por todo o teu carinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá Bombom :)
    Mais uma vez saio deste cantinho mais rica: umas dicas preciosas para ajudar à poupança (que é bem preciso nos dias de hoje) e já muito bem arquivada e para muito breve confecção, esta saborosa e saudável receita que aqui nos deixou tão generosamente! Tudo com uma bela pitada de simpatia e bom humor que sempre a caracteriza!!
    Um beijinho muito grande.

    ResponderEliminar
  4. Até acho que lhe senti o cheiro....
    Tenho aqui a manteiga à beria, venha de lá uma fatia!
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Querida Bombom, esse pão deve ser uma maravilha... Já estou a imaginar com um pouquinho de manteiga.. ui... acho que vou à ceia hoje :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida Bombom,

    Eu tambem costumo fazer o meu proprio pao. Comecei por usar farinhas preparadas, depois a misturar farinha branca e integral, mas agora ja nao uso as farinhas preparadas, mas misturo centeio com trigo, espelta... Adiciono sempre outros ingredientes, desde Muesli, cenoura ralada, qualquer tipo de sementes (girassol, linhaca, pevides... o que houver!) ou ate mesmo substituindo a agua por... creme de legumes! e devo dizer que ficam sempre bons! :)
    E nao uso maquina de fazer pao. Comeco sempre por amassar a mao, pois nao consigo resistir! Mas acabo sempre com a ajuda da maquina de cozinha, que tem um gancho para massas de pao!

    Desejo-lhe um bom dia e peco desculpa pela falta de acentos!
    Sofia

    ResponderEliminar
  7. Tenho um enorme pedido de desculpas para lhe fazer por não lhe ter respondido Às mensagens que me deixou acerca das máquinas de fazer pão.
    Tenho andado tão ocupada que o tempo para o blogue tem sido escasso, e se não fosse o agendamente de post de nem como conseguiria.
    De qualquer maneira, acho que fez muito bem em esclarecer melhor as pessoas acerca das máquinas de pão, e claro que não mal nenhum deixar links com a minha ligação acerca dessa assunto.
    Mais uma vez desculpe a minha falta de respostas.
    Um grande beijinhos

    Colher de pau

    ResponderEliminar
  8. Ainda não tenho artroses (sofro de outras coisas he he) mas ninguém me tira a MFP, até porque nunca gostei de meter a mão na massa :) Um pão excelente, só não gosto de passas que costumam vir no muesli!

    ResponderEliminar
  9. obrigado pela homenagem, fiquei toda babada... rsrsrs
    realmente este pão fica delicioso, nutritivo e muito completo.
    fico feliz que tenhas gostado.
    agora toca a experimentar o bolo de maçã, aposto que o teu filho vai adorar.
    beijos

    ResponderEliminar