DOCE DE CHUCHUS
quinta-feira, novembro 08, 2012O chuchu, conhecido nos Açores por caiota e na Madeira por pimpinela, é um fruto da família das abóboras, das curgetes, e dos pepinos.
Pode ser usada na alimentação, cozida, estufada, ao natural, em sopas ou até em compota.
Foi com o Chefe Silva, na Teleculinária n° 191 de Outubro de 1980, que aprendi a fazer Doce de Chuchus.
Foi a primeira vez que os comi e foi uma agradável surpresa porque é um doce delicioso, muito agradável e versátil, que pode comer-se simples, ou usar-se para recheio de bolos ou mesmo na sua confecção, tal como se usa o Doce de Chila.
Doce de Chuchus
1,5 kg de chuchus (pimpinelas)
1 kg de açúcar
raspa de 1 limão (só o vidrado)
1 pau de canela
1 dl de água (100ml)
Lave os chuchus, descasque-os e abra-os ao meio ( eu abri em quatro, como se fosse uma pera). Retire-lhes o caroço e rale-os no ralador grosso ou corte-os em lâminas muito fininhas.
Chuchu ralado já no tacho, fazendo lembrar a chila
Coloque-os num tacho de inox de fundo grosso, junte o açúcar, a água, a raspa de limão e o pau de canela. Mexa e leve ao lume. Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo para ferver lentamente, e mexa de vez em quando com a colher de pau para não pegar.
Quando estiver quase no ponto da marmelada (ao fim de cerca de 2 horas), retire do lume, deixe arrefecer um pouco e meta nos frascos ainda quente. Deixe ficar a secar de um dia para o outro. Cubra-os então com papel vegetal molhado em álcool ou em aguardente, feche-os e guarde-os.
Notas:
- Para 1 kg de chuchus use 66o g de açúcar.
- Eu fiz com 1,210 kg de chuchus e 800 g de açúcar e deu para 3 frascos médios.
- Não deixei de um dia para o outro. Enchi os frascos ainda a quente, pus o papel vegetal com álcool e fechei com tampa hermética, como faço sempre.
- Use como se fosse Doce de Chila na confecção e recheio de bolos e muffins.
Experimentem e depois digam-me o que acharam.
Tenham um óptimo fim de semana.
Beijinhos da
Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)
10 comentários
Bombom, aqui se diz que colocam chuchu junto com goiabas, marmelos, para render a mistura. Nunca ouvi sequer falar em doce de chuchu, mas agora sei que é bem possível que haja mesmo mistura dele nas goiabas e outros doces. Dizem que se mistura também mamão verde e esse sei do gosto, pois o doce de mamão é muito bom.
ResponderEliminarAgora fiquei curiosa para comer esse doce de chuchu. rs
Beijo!
Fátima, fiquei muito curiosa com o doce de chuchu. Nunca comi, mas fica com o aspécto do doce de gila (chila). Ainda há pouco tempo tive uma catrefa de chuchus cá por casa e useios na sopa. Vou esperar por outra catrefa para fazer o teu (chefe Silva) doce. Beijinhos
ResponderEliminarora aí está uma proposta que me agrada... tenho muitos chuchus e tenho que os utilizar.
ResponderEliminarBeijinhos
Uma excelente ideia,uso apenas o chuchu para a sopa.
ResponderEliminarGostei muito do aspecto desse doce.
bjs
Amiga querida
ResponderEliminarAqui na Itália não tem chuchu, mas quando morava no Brasil nunca tinha escutado falar que faz-se o doce!
Como sempre as tuas receitas são originais, criativas e saborosas!
Um grande abraço
Léia
Querida amiguinha,
ResponderEliminarNem imaginas como li com agrado o teu post.
Ca em casa chamamos pipinelas pois, como disse ha algum tempo, a minha familia materna e toda da madeira. A minha avo materna tinha-as plantadas no quintal e desde cedo me habituei ao sabor das pipinelas. Tinha um post preparado para falar delas mas vai ficar na gaveta depois de ter lido este fantastico documentario que e o teu . Gosto das pipinelas simplesmente cozidas e barradas com manteiga. Nunca tinha visto este doce que o irei experimentar brevemente pois estamos na epoca delas.
Muitos beijinhos
Maria
Boa noite quanto tempo conserva o doce de chuchu,os frascos arrefecem de boca virada para baixo?
ResponderEliminarObrigada
Este doce de chuchu conserva na dispensa por quanto tempo?
ResponderEliminarEste doce de chuchu conserva na dispensa por quanto tempo?
ResponderEliminarEste doce de chuchu aguenta quanto tempo na dispensa?
ResponderEliminar