APPLE SAUCE OU MOLHO DE MAçÃ

sábado, abril 09, 2011

Um dos meus passatempos culinários é a descoberta de outros aromas e sabores, que não apenas os tradicionais de Portugal. Assim, nas minhas visitas aos netinhos que vivem fora do país, tenho aproveitado para conhecer melhor mais alguns . Na Suíça foram os chocolates, em San Diego foram os picantes e ultimamente, entre outros, têm sido os molhos e chutneys.

                             Chutney de Manga, Damasco e Coentro e Molho de Maçã


O primeiro Molho de Maçã que comprei era confeccionado com cidra. Este que vêem na imagem é cozinhado com água, açúcar, maçã (60%), amido modificado de milho, ácido cítrico (acidificante), ácido ascórbico (antioxidante), sorbato de potássio e metabisulfito de sódio (conservantes). Contém sulfitos.
Embora o sabor seja muito agradável, os molhos de compra têm sempre este defeito: estão cheios de conservantes e antioxidantes nada "naturais" e muitas vezes são alergéneos, como é o caso dos sulfitos.
Então hoje, decidi fazer um Molho de Maçã bem saudável e tão gostoso (ou mais) do que os de compra. Querem experimentar?

             Molho de Maçã caseiro


1 kg de maçãs Granny Smith

1/2 limão em sumo (ou de 1 pequeno)
1 dl de Geleia de Vinho Moscatel 
1/2 dl de água
1 colher de sobremesa de Vinagre Balsâmico 
1 colher de chá de açúcar amarelo
4 cravinhos da Índia


Lavar e descascar as maçãs. Cortar aos quartos e descaroçar. Partir em oitavos e depois cortar em quadradinhos. Regar com o sumo de limão para não oxidarem (escurecerem).
Juntar os restantes ingredientes e levar ao lume até ferver.
Logo que levante fervura, reduza para o mínimo e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 10 minutos com o tacho tapado. Retire a tampa e deixe no lume por mais 5 minutos.
Encha os frascos até ao cimo e cubra com rodelas de papel vegetal embebido em álcool. Feche com a tampa hermética e deixe arrefecer. Guarde no frigorífico por 6 a 8 semanas.

É claro que provámos logo ao almoço a acompanhar um grelhado de Cachaço à Italiana, servido com arroz de tomate e salada mista. Eu estava com receio que tivesse ficado muito ácido, mas não. Estava óptimo!


Eu usei a Geleia de Vinho Moscatel que tinha comprado no El Corte Inglês. Se não tiverem podem substituir por 1 dl de Vinho Moscatel, do Porto ou Geropiga. Nesse caso talvez tenham de adicionar mais 1 colher de açúcar amarelo. É uma questão de provar primeiro e usar a gosto.


Desta maneira, o limão serve de antioxidante e como tem pectina, não precisamos do amido modificado de milho que acho que deve ser transgénico!!! Não contém conservantes artificiais nem sulfitos!
Em resumo, é muito mais saudável e vale a pena experimentarem, se gostam de sabores agridoces. 
Não se esqueçam que a maçã ajuda a digerir a carne e tem muitas vitaminas.


Amanhã falaremos de Chutneys.
Tenham um bom fim de semana.
Beijinhos da


Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)











Talvez Goste de Ler

10 comentários

  1. Sou um pouco estranha nesta coisa de paladares. Dizem que não sou muito Portuguesa...
    A verdade é que adoro chutneys a acompanhar carnes, principalmente aqueles que têm gengibre.
    E adorei também ver por aqui compota de ruibarbo...outra coisa muito pouco conhecida por aqui.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  2. tia gostava muito de provar a compota de ruibarbo pois tenho ouvido falar muito bem mas só conheço de nome. leva um frasquinho para a avo quando tiveres.beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sabe Bombom, morei numa cidade do interior, assim que me casei chamada penedo, cuja colonização era finlandesa. Lá havia várias fábricas caseiras de chutneys e compotas de todas as frutas que se possa imaginar...tudo muito bem feito e orgânico. Ao ler esse teu post deu-me imensa saudade desse tempo...já lá se vão trinta anos. Penedo não é mais aquela cidadezinha pitoresca e eu não sou mais aquela jovem cheia de sonhos, com meus 23 anos...bons tempos, Obrigada por me fazer voltar no tempo....beijos querida amiga,

    ResponderEliminar
  4. esse molho com a geleia de vinho deve ter ficado um absurdo de bom. gostei muito da receita. agradeço todos os emails, me encantam demais da conta. boa semana

    ResponderEliminar
  5. Que delicia Bombom!
    Sera' que posso substituir a geleia de de Vinho Moscatel por outro tipo?
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  6. Léia, a geleia que usei tem uma consistência muito líquida, por isso pode substituir-se por um vinho doce e nesse caso, acho que nem precisa de mais açúcar. Aí na Itália há bons vinhos doces, não? Aqui temos o vinho do Porto que é o melhor, mas para a maçã o vinho Moscatel ou da Madeira também ficam bem.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas que deixaram comentários!
    Paulinha, o teu pedido está anotado! Já tinha aqui reservado para os provadores oficiais!
    Bjs .

    ResponderEliminar
  8. Ai, que delícias Bombom!
    Eu também compro lá na minha montanha esses produtos, mas prontos, pois acho que não sei dar este toque especial. Reconheço que não sou muito boa em culinárias, mas pra comer é comigo mesma! haha
    bjs cariocas

    ResponderEliminar
  9. Olá Fátima como sempre com as tuas receitas caseiras e dicas tão deliciosas e importantes.Obrigada amiga. Em princípio vou esta semana ao El Corte Inglês, vou comprar a geleia de vinho Moscatel, pois fiquei super curiosa e também quero fazer o teu Apple Sauce.

    beijinhos

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar