COZINHA ARQUEOLÓGICA (4)

domingo, outubro 03, 2010

E agora vem a parte que para mim é mais interessante, pois levanta o véu das receitas mais apreciadas do Mundo Antigo, e tão nossas desconhecidas! Só precisamos "do avental e do forno"!

"É pois urgente que, como elemento de crítica, reconstituamos a cozinha antiga.
Nada mais fácil, tendo um avental, um forno e a Arte Culinária de Apício.
Eu não possuo, nem conheço este tratado venerável. Mas, através de ténues e modestas leituras, tendo recolhido algumas receitas, suficientes para aqueles espíritos curiosos que queiram investigar sem cansaço, sem extensos estudos, esta feição do génio antigo.
Marcial ou Aulo Gélio, não recordo qual, assegura que um bom jantar pode constar de um peixe, um bolo ou pudim e uma garrafa de vinho. Era este um jantar muito usual na Grécia, e depois em Roma, para a gente azafamada ou sóbria, que queria comer rapidamente, sem despesa e sem pesadume. Equivale ao jantar moderno, em Paris ou Londres, engolido à pressa antes do teatro, mesmo no mundo do luxo, e que se compõe de uma sopa, de uma costeleta, de uma fruta e meia garrafa de Bordéus.
Pois eu sei como se cozinhava este jantar em Atenas ou Roma, aí pelos tempos de Augusto e ainda mesmo sob os Antoninos. O peixe, por exemplo, pode ser uma taínha. E aqui está como ela se prepara, ó estudiosos! Tomai essa taínha. Escamai e esvaziai. Preparai uma massa bem batida, com queijo (que hoje pode ser parmesão), azeite, gema de ovo, salsa e ervas fragrantes, e recheai com ela a vossa taínha. Untai-a então de azeite e salpicai-a de sal. Em seguida assai-a num lume bem forte. Logo depois de bem assada e alourada, humedecei-a com vinagre superfino. Servi,  e louvai Neptuno, Deus dos peixes.
O outro Prato, pois que se trata de um festim ligeiro, pode ser um queque ou pudim feito pela receita do ilustre  mestre Crisipo. Tomai duas ou três alfaces, bem repolhudas. Lavai e enxugai. Deitai vinho dentro de um largo almofariz, e pisai, mortificai nele as folhas de alface. Passai por um ralo para que todo o líquido se escoe; e à alface assim amachucada no vinho, juntai farinha de trigo, uma pouca de manteiga e pimenta. Pisai de novo, até obterdes uma massa firme. Dai a esta massa a forma de um bolo chato e redondo. Colocai-o na frigideira com azeite, e frigi num lume vivo. Toda a Antiguidade considerou este bolo uma delícia e chamava-se "catillus ornatus". Não sei se gostareis. Era um prato dilecto de Pompeu.
Podemos depois findar, se quiserdes, pela famosa "empada de rosas". Era um acepipe muito usado em todas as festas do culto de Vénus. Para o realizar, descei ao jardim, colhei as rosas mais largas e mais cheirosas. Pisai-as no almofariz. Juntai miolos de galinha, de pombo e de perdiz, muito bem cozidos, depois de os terdes desembaraçado das mais pequeninas fibras. Acrescentai ainda duas gemas de ovos, um fio de azeite puro, pimenta e vinho velho, de Malvasia. Depois de bem mexido tudo, até conseguir uma massa leve e fina, deitai numa caçarola nova de barro e colocai sobre um fogo lento e contínuo. Logo que a superfície se aloure, servi. Por toda a sala se espalhará um aroma de rosa, e a vossa alma bendirá Apício Célio, criador desta maravilha.
E já que tivémos rosas em empada, por que não beberíamos o famoso vinho rosado? As receitas para o fazer diferem,  mas a mais simples e rápida é a de Pausânias. Desfolhai um ramo de rosas, guardai-as durante um dia e deitai-as dentro de dois ou três litros de vinho velho (de Bordéus, hoje). Ao fim de três ou quatro semanas, juntai um arrátel de mel. E se pensais que o gosto e o saber de Heliogábalo podem ser seguidos com confiança, acrescentai ao vinho, horas antes de o beberdes, um punhado de pinhões esmagados, como fazia esse esplêndido e imperial estróina.
Aí está, pois, um muito fácil e acessível jantar greco-latino"...

E a prosa queiroziana prossegue dando-nos conta do ambiente ou cenário em que o festim se desenrola, para que não falhe nenhum pormenor nesta refeição. Fala ainda das Simposíacas de Plutarco, "um tratado superior do regime intelectual a seguir durante um banquete".
São só mais duas páginas, mas não as reescrevo por dois motivos:
- não vos quero maçar mais;
- não quero ofender os direitos de autor.
Se alguma leitora ou leitor estiverem interessados nesta última parte, é só pedirem para o e-mail do blog, que eu enviarei com muito gosto para o vosso endereço electrónico.

 Notas: Um arrátel corresponde a 459 gramas.
No texto, quando Eça se refere a lume intenso, julgo que se trata de forno.
A avaliar pela minha experiência com a Tigelada à moda da Beira Baixa, a caçarola de barro para a Empada de Rosas, devia ser prèviamente aquecida no forno, e só depois seria introduzida a massa.
Isto para o caso de haver por aí algum corajoso, curioso e douto, como diria Eça de Queiroz, que queira experimentar, (he, he) !!!

Desejo-vos uma boa semana, com tudo a correr pelo melhor.
Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

14 comentários

  1. Ora, pois, Bombom, nunca ouvi falar em empada de rosas, mas deve ser algo dos deuses!
    Muito bom esse texto, parece mesmo receitas de sonho ou de poeta.
    beijinhos cariocas, muitos.

    ResponderEliminar
  2. Bombom
    Menina,
    Eu me encantei com a empada de rosas.
    Só tiraria o miolo de pombo, ai ai.
    Detesto pombo... rsrs
    Ou então, não podia saber que o pobre estava na empada.
    rsrs
    Uma semana linda pra você, querida

    ResponderEliminar
  3. Olá, Fátima!

    Olha, não tenho o dom da culinária, mas, achei notáveis as suas receitas.


    Bom fim de semana
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Parabéns pelo blog. Está fantástico.
    Aproveito para deixar o convite para visitar o meu :)

    http://lillyrecipes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Querida Bombom,
    aqui estou eu novamente.
    Li as postagens sobre a Cozinha arqueológica e gostei imenso. Eu gosto da história das receitas e de receitas com história e como já tinha escrito mais abaixo, adoro Eça, logo estas postagens foram feitas mesmo à minha medida!
    Mais uma vez obrigada pela partilha e não deixe de nos passar esse conhecimento. Eu nunca vou achar isso chato.

    Um grande beijinho
    Mónica

    ResponderEliminar
  6. Adorei!!!!

    Casa Das Mães Lisboa

    Aqui fica o link directo para o projecto mas a registo no site do OP é incontornável. Aqui um link directo para o projecto

    http://www.cm-lisboa.pt/op/?action=19&fenviar=1&fkword=maes&farea=AS&ffreguesia=54

    Esperemos que este link facilite as coisas. Mais uma vez, obrigada pela dedicação.

    Será que, por estarmos no século XXI, as necessidades da cria humana são outras? Não serão as mesmas que qualquer outra cria? Pense bem.
    ASSINA (as duas primeiras são recentes):

    [url=http://www.mesopinions.com/Pour-le-vrai-interet-de-nos-enfants---petition-petitions-d48321df2ccfc944808d20b77175b95a.html][img
    ]http://www.mesopinions.com/_images/petition-1.gif[/img][/url]

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3114

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1902

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1300

    Visita os meus blogs:

    -FRUTO DO MEU VENTRE, AMOR DA MINHA VIDA;
    -CARPE DIEM;
    -O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE

    São todos muito benvindos:)

    ResponderEliminar
  7. Minha Bombom, destes umas aulas, ajudada pelo Eça, de uma cozinha cheia de estórias e história. Tb gostei desta empada de rosas...só o nome já nos perfuma a alma...lindo. Beijos amiga querida.

    ResponderEliminar
  8. Fiquei curiosa com tais receitas desconhecidas por nós de cá do Atlântico.
    Que saudades de ti, Fátima.
    Por onde andas minha linda?

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga
    Não sou tão corajosa - hehehehe!
    Genial!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Por onde andas, Bombm?
    Estou a sentir tua falta.
    beijos cariocas

    ResponderEliminar
  11. Que corajosa que és amiga, soa bem empada de rosas mas quanto aos ingredientes utilizados, alguns duvidosos não?mas a ideia é que cota original não há duvida, eu estou a recuperar de uma ciurgia a uma hérnia na linha branca, manhosa e grande quase chegava à preta.beijocas

    ResponderEliminar
  12. Oi, Bombom!

    Vim para agradecer-lhe a visita lá no Blog, e dizer que fiquei muito feliz.
    Sempre venho visitá-la, e gosto muito deste Blog, tem sempre algo interessante para apreciarmos.
    A Evinha manda-lhe um beijo.

    Um grande abraço, e volte sempre, será um enorme prazer recebê-la.

    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  13. Olá Bombom,
    Ficaste bloqueada com a cozinha arqueológica? Por onde andas? Estás a fazer falta, volta depressa!
    Obrigada por uma visitinha lá no meu blogue e desejo que este interregno não seja por qualquer motivo menos agradável!
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderEliminar
  14. "A vida é uma maravilha para todos aqueles que sabem viver e conhecem o verdadeiro pulsar da vida eterna que jamais se acaba."
    Mil Bjs com carinho

    ResponderEliminar