SONHOS ... PORQUE O NATAL VEM JÁ AÍ!

domingo, novembro 10, 2013



Como vos contei anteriormente, estes foram os Sonhos confeccionados "a meias" com a minha neta S.
Procurámos uma receita na net e a escolhida foi a da Colher de Pau em http://paracozinhar.blogspot.pt/2011/12/sonhos-doces-de-natal.html .
E, "a talhe de foice", aconselho-vos a planear com antecedência os menús e os presentes caseiros que vão oferecer, para poderem aproveitar algumas promoções e preços baixos, antes que a data se aproxime. Como sabem, nessa altura os preços sobem sempre!
Não deixem de visitar também o outro blog da Joana Roque (a Colher de Pau), o "A Economia cá de Casa", onde podem encontrar as mais valiosas sugestões e dicas para poupar no orçamento.
http://aeconomiacadecasa.blogspot.com

Já não fazia sonhos há muitos anos e confesso, estava receosa do trabalho que me iriam dar. Mas foi uma agradável surpresa pois a massa é muito fácil de trabalhar e ficaram muito fofinhos.
Os Sonhos fazem parte do meu imaginário infantil, pois a minha mãe fazia-os todos os anos pelo Natal. Eram deliciosos, envolvidos numa aromática calda de açúcar que hoje, só de me lembrar, ainda me faz crescer água na boca!

Sonhos Doces

1 chávena de chá de água (200 ml)
1 casca de limão
1 pitada de sal
100 g de margarina
1 chávena de farinha de trigo (200 ml)
3 ovos
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar q. b.

Leve ao lume um tacho com a água, a manteiga aos pedaços, a casca de limão e o sal. Logo que levante fervura, adicione de uma só vez a farinha e mexa bem com a colher de pau, até que a massa se solte do tacho e forme uma bola. Retire do lume e dê-lhe mais umas "voltas" para ajudar a arrefecer. Deite na tigela da batedeira (no robot ou no processador) e vá acrescentando um ovo de cada vez e batendo bem na velocidade máxima,  entre cada adição, para os incorporar na massa. Deve ficar um creme grosso mas fluido.
Ponha o óleo numa caçarola e leve ao lume para aquecer bem (está pronto, quando ao deitar um pedacito de pão ele vier logo ao de cima). Frite às colheradas, mas não encha muito a caçarola porque os Sonhos crescem muito. Eles viram-se sozinhos, mas pique-os para que cozam por dentro e fiquem ocos.
Quando estiverem dourados, retire-os com uma escumadeira e coloque-os sobre papel absorvente, de cozinha para escorrerem.
Passe-os pela mistura de açúcar e canela e disponha-os numa travessa.
Se preferir, faça uma calda e sirva numa molheira.

Calda de Açúcar

200g de açúcar
100 ml de água (1 dl)
100 ml de Vinho do Porto (facultativo)
1 casca de laranja ou de limão
1 pau de canela

Num tachinho, leve ao lume todos os ingredientes e, quando levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe ferver durante 5 minutos (destapado). Retire do lume. Descarte as cascas e o pau de canela e reserve numa molheira.

Nota: A minha mãe punha a calda numa taça e os sonhos eram banhados nela. Uma delícia!

Tenham uma boa semana.  Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

1 comentários