CHUTNEY DE GOJI
segunda-feira, dezembro 26, 2011O Natal leva um ano para chegar, mas quando chega, vem sempre com tanta pressa que só passa 24 horas connosco!
O que vale é que o seu "abraço" é quentinho e ternurento como eu gosto. Agora só preciso que este calor perdure pelo ano inteiro!
Tinha visto uma boa receita de carne de Porco recheada com Molho de Arandos aqui http://pratos-e-travessas.blogspot.com/2011/11/porco-enrolado-com-molho-de-arandos.html e fiquei com vontade de o experimentar, mas não encontrei os arandos (cranberries).
Como a Mónica Pinto dizia que este fruto é ácido e os Goji também são um bocadinho, resolvi fazer a substituição mas alterei um bocadinho a quantidade de açúcar da receita original pois os Goji são um fruto seco e adocicado como as passas de uva.
Ou dava um molho intragável e teria de ir para o lixo, ou ficava mesmo bom ao paladar e seria um sucesso.
E foi por ter valido a pena a experiência, que venho partilhar convosco a receita!
CHUTNEY DE GOJI
125g de goji (1 pacote)
3 colheres de sobremesa de açúcar amarelo (mal cheias)
1 haste de tomilho limão ou laranja (usei seco, uma colher de café)
1 laranja grande- raspa e sumo
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1/2 cebola finamente picada (ou 1 pequena)
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho espremido
sal q.b.
50 ml de caldo de carne (facultativo - se o molho secar)
Preparação:
Numa taça, ponha os Goji, o açúcar, o tomilho, o vinagre balsâmico, a raspa e o sumo da laranja. Misture tudo e deixe a macerar por 30ou 40 minutos.
Passado esse tempo, refogue a cebola no azeite quente até começar a ficar transparente. Junte o alho espremido e os Goji macerados com a marinada. Tempere de sal e deixe cozinhar lentamente (lume brando) durante cerca de 10 a 12 minutos. Se secar muito, adicione o caldo aos poucos. Retire do lume e verta em frascos de tampa hermética. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico.
Deu para 2 frascos como o da foto.
Para o almoço de Natal fiz um Assado de Perú acompanhado com o já tradicional Arroz de Passas e Pinhões e com o Chutney preparei um Molho de Goji.
Molho de Goji
A um dos frascos de Chutney, misturei 3 colheres de sopa de molho do assado e emulsionei bem. Não altera muito a consistência, mas os sucos da carne apuram o sabor do molho.
Para terminar, recomendo que passem no Pratos e Travessas da Mónica Pinto que tem vindo a colaborar em revistas inglesas de renome. Vão ver que não perdem tempo!
Desejo-vos uma boa semana. Beijinhos da
Bombom
3 comentários
Foi tão bom ter-te connosco!!! Beijinhos da Inês!
ResponderEliminarOlá, Fátima!
ResponderEliminarVenho desejar um feliz 2012 com dias sempre melhores e muitas gostosuras, viu?
Beijinhos e muita paz.
Ainda não provei goji nem chutney, qualquer dia experimento :)
ResponderEliminar