UM BOLO DE ANOS
segunda-feira, novembro 08, 2010Segunda-feira. Bom início de semana e acautelem-se com a chuva e vento forte que para aí vem!
Comecem já a fazer uns sumos de laranja e a comer kiwi, para se precaverem com a vitamina C necessária para afugentar as gripes e as constipações e não se esqueçam de os regar com um pouco de mel. E, se for em jejum, antes do pequeno almoço, tanto melhor! Polvilhem com canela, que faz muito bem à saúde, em geral.
Já tinha escrito este "artigo" quando, ao tentar mais uma vez inserir as fotos, descobri como se faz!
Obrigada a todas as que tentaram ajudar-me. O processo é bem simples: lá em cima aparece uma janelita que diz carregar ficheiro. É aí que estão as nossas fotos. É só clicar! Experimentem e depois digam se resultou.
Como já vos contei, queria pôr aqui a foto do Bolo de Aniversário que a S. escolheu para comemorar os seus 9 aninhos. Foi confeccionado pela sua Mãe , numa forma própria, em forma de taça. Ao desenformar, ficamos com a saia da boneca. Depois aplica-se o corpo da boneca e decora-se a gosto.
A receita do bolo veio da Marta Stwart ou da Nigella, que a memória já me trai...e eu não anotei.
E a cobertura foi feita com Chantilly, preparado com açúcar em pó, também chamado de confeiteiro.
O bolo foi aberto ao meio e recheado com uma mistura de morangos prèviamente partidos aos pedacinhos e envolvidos em um pouco de açúcar para criarem um xarope. Depois foram misturados com 2 ou 3 colheres de sopa de chantilly e espalhados sobre a metade - base. Colocou-se a outra metade e cobriu-se a "saia" toda com uma fina camada de Chantilly.
Depois, com um saco de pasteleiro de boquilha frisada, foi toda enfeitada com pequenas "rosinhas" e "cordão" em baixo. Do mesmo modo, foi feito o peitilho do vestido. A saia foi enfeitada a toda a volta com morangos e, no da frente, foi colocada a vela de aniversário.
Como não trouxe a receita, vou deixar-vos a minha receita de Pão de Ló que serviu sempre de base aos bolos de aniversário cá de casa. É um bolo muito leve e fofo que fica sempre bem seja qual for o recheio escolhido.
Pão de Ló
6 ovos (se forem g.des podem ser só 5)
1/2 chávena de açúcar (120g)
1 chávena de farinha (150g)
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar até obter creme fofo e esbranquiçado.
Com a ajuda de um coador de rede, deita-se a farinha em chuva, a pouco e pouco, envolvendo cuidadosamente, de baixo para cima, com a colher de pau. Deita-se em forma untada e enfarinhada e leva-se a forno quente em temperatura média por cerca de 15 a 20 minutos. Faz-se o teste do palito.
Retira-se e deixa-se arrefecer.
Uma boa semana e até breve. Beijinhos da
Bombom
9 comentários
Olá Querida Bombom,
ResponderEliminara netinha deve ter ficado radiante com esta belíssima obra de arte! Parabéns à mamã que a realizou e muito obrigada à Bombom por partilhar connosco esta ideia fabulosa.
Beijinho grande.
Parabéns á Avó, filha e Netinha por um bolo tão bonito para um dia tão especial...
ResponderEliminarFiquei dólho na receita do Pão de Ló.
Beijinhos e boa semana
Que giro :)
ResponderEliminarOi querida
ResponderEliminarQue bolo lindo, se vê que foi feito com muito amor e por mãos habilidosas. Parabéns para a tua nora, pelo talento e para a tua netinha, pelos anos.
Um abraço
Léia
Parabéns querida, para ti para a neta e papás.O bolo ficou lindo,gostava de ter umas mãozinhas assim, beijocas,ainda bem que conseguiste resolver o problema das fotos.
ResponderEliminarQue obra prima!...
ResponderEliminarEra uma pena esta foto não conhecer a luz do dia!...
babette
Oi, Bombom!
ResponderEliminarNossa, quanta criatividade, adorei!
E o recheio escolhido é simplesmente divino, adoro morangos!
Parabéns a mamãe que fez esta obra de arte!
bjs cariocas
Mas ficou muito lindinho o bolo.
ResponderEliminarUma graça digna da aniversariante.
Então tua filha é tão prendada quanto a mãe? Que beleza!
Parabéns às três.
Bjs no coração!
Nilce
PS: Lindas as fotos que você me mandou. Obrigada.
Quando eu fiz seis anos,minha mãe fez um bolo de boneca para mim,semelhante ao seu.
ResponderEliminarLembro até hoje do vestido branco e azul,imitando rendinhas.Foi um dos bolos mais lindos que tive.Minha mãe também era uma artista em confeccionar bolos que nem voce.
Que saudades dela.
O seu bolo é simplesmente maravilhoso.
Parabéns.
Bjs