GORDURA DE FRANGO COM SABOR, DO BLOG "COME-SE"
quinta-feira, novembro 11, 2010Decerto que já conhecem o Blog "COME-SE" e a sua autora Neide Rigo. Mas se não conhecerem, não deixem de passar por http://come-se.blogspot.com/ . Não se vão arrepender, porque a Neide sabe do que fala. Ela é licenciada e sabe imenso àcerca das plantas e dos alimentos naturais. Eu tenho aprendido imenso com ela!
Durante muitos anos, nunca aproveitei a gordura dos frangos nem das galinhas, por me parecer que esta gordura animal não era saudável.
Um dia, lá na minha aldeia fui almoçar em casa de uma prima. Já não me lembro qual era a ementa, mas nunca me esquecerei de um arroz simples que ela serviu a acompanhar a refeição e que estava divinal.
Quando lhe gabei o arroz, ela disse-me que era Arroz Branco, preparado com um pouco de gordura de galinha, que guardava sempre no congelador.
A partir daí, passei a congelar a gordura dos frangos e galinhas que trazia da aldeia, embora não a utilizasse muitas vezes.
Até que um dia, vi no "Come-se" uma receita que me chamou à atenção: Gordura de Frango com Sabor.
E dizia a Neide: "quando esfria um pouco, alguns poucos ácidos graxos saturados, solidificam e podem dar uma aparência granulosa. É que de 3 a 10% dos ácidos graxos são sólidos a 20° C. Já no frigorífico, outros ácidos graxos solidificam dando à gordura um aspecto mais cremoso.
Para quem tem medo de gordura animal, saiba que esta é uma gordura boa (desde que vinda de um frango caseiro confiável), com quase 50% da sua composição em ácidos graxos monoinsaturados, o que não é pouca coisa. Então, uma colherzinha aqui e outra ali, não lhe vai fazer mal."
E mais não foi preciso, para que saísse do meu congelador o ingrediente principal da receita de
Gordura de Frango Com Sabor
Cerca de 350 g de gordura de frango.
1 cebola picada
1 dente de alho grande
1 galho de mangericão
Picar a gordura bem fininha e pôr num tacho, com uma colher de sopa de água para não queimar a gordura.
Levar a lume brando e deixar derreter (por 30 a 45 minutos).
Quando os pedacinhos derretem e começam a dourar parecendo pequenos torresmos, junta-se a cebola picada e deixa-se cozinhar até ficar acastanhada.Junta-se um dente de alho grande cortado ao meio (eu dei-lhe um murro para o esborrachar) e um galho de mangericão.
Quando ficarem sequinhos (os torresmos) quase dourando, desliga-se o lume.
Deixa-se arrefecer e passa-se por uma peneira de rede metálica, pressionando bem.
Escoa-se o óleo para um frasco e usa-se para juntar ao azeite dos refogados, em molhos de carne, arroz, etc.
Notas: O "segredo" é o lume brando! Eu fiz na boca mais pequena do fogão, com uma grelha metálica por cima e regulado no mínimo para que a chama não tocasse no fundo do tacho. E não ficou torresmo, derreteu quase por inteiro e só ficaram os temperos de cebola e alho no fundo do coador de rede!
Guardei no frigorífico e aí ficou com o aspecto de manteiga amarelinha.
Já usei várias vezes para fazer arroz e foi um sucesso! Fica gostoso demais!
Basta pôr no tachinho uma colher de sobremesa de gordura (manteiga de frango), uma folha de louro e a água necessária (o dobro da quantidade de arroz). Temperar de sal e deixar ferver. Juntar o arroz prèviamente lavado e deixar levantar fervura. Baixar o lume para o mínimo, tapar e contar 12 minutos.
Desligar e deixar repousar 5 minutos antes de servir.
Se o arroz for carolino ou agulha, coze 12 a 13 minutos.
Se for basmati coze 10 minutos.
Se for para ficar malandrinho (de marisco ou de feijão) coze 15 minutos e serve-se de imediato.
Se quiserem conferir a receita é só ir a http://come-se.blogspot.com/2010/07/gordura-de-frango-com-sabor.html
Aproveito para deixar aqui um agradecimento especial à Neide Rigo pelos ensinamentos que partilha e que tanto me têm enriquecido. Obrigada, Neide! Bem Hajas!
Beijinhos da
Bombom = Tia Fátima ou Avó Fátima
5 comentários
Querida Bombom
ResponderEliminarMinha mãe ira' adorar essa dica, irei passar pra ela.
Um grande abraço
Léia
Oi, Bombom!
ResponderEliminarEstou eu aqui de novo!
Obrigada pelas visitas, e pelos comentários tão amáveis. Fico muito feliz.
Adorei as dicas. Apesar de não ter o dom da culinária, aprecio essas receitas práticas. Muito legal a sua forma de descrever, tornando tudo bem fácil.
Beijos
Socorro Melo
Amo Fátima, mas estou proibida por causa do "baita" colesterol alto que tenho. Que fica uma delícia isso ninguém há de discutir.
ResponderEliminarBelo domingo para você.
Bjs no coração!
Nilce
Olá Fátima!
ResponderEliminarComo sempre com as tuas dicas tão preciosas...agora já sei, nada se deita fora tudo se aproveita, para a próxima vou fazer...obrigada
abraço infinito
Isabel de Miranda
Oi, Bombom!
ResponderEliminarTem um selinho pra você lá no Blog.
Beijos
Socorro Melo