JARDIM TROPICAL "MONTE PALACE" - MADEIRA (parte 6)

quinta-feira, setembro 02, 2010

O Jardim Tropical Monte Palace pertence à Fundação José Berardo, um madeirense que, tal como muitos outros se viu obrigado a emigrar para terras de África onde procurou melhor sorte.
Fica situado na freguesia do Monte e tem 70 000 metros quadrados de extensão.
Desta vez utilizámos o teleférico cujo bilhete custa 15 euros (ida e volta). Achei caro, mas dados os custos de manutenção que exige e a vista espectacular que nos oferece, "dou a mão à palmatória". Valeu a pena!
No séc. XVIII foi propriedade do Consul Inglês. Em 1897 foi comprada por um madeirense que tinha vivido no estrangeiro e, inspirado nos palácios que tinha visto nas margens do Reno, construiu uma casa apalaçada, mais tarde transformada no Hotel Monte Palace.
Quando faleceu em 1943, a família deu por encerrado o Hotel e pouco tempo depois a quinta entrou na posse do Banif. Só em 1987 viria a ser adquirida por José Berardo que a doou à Fundação por ele criada, uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
Foi reaberto o Monte Palace Hotel e a Fundação recuperou este belo jardim e construiu um Museu.
Logo à entrada, chamaram-me à atenção os enormes painéis de azulejo (40) sobre a História de Portugal.
Em cada um está representado um Rei de Portugal e ilustrado com 3 ou 4  dos acontecimentos  mais importantes do seu reinado. Uma verdadeira lição de História Pátria que já nem nas escolas se ensina!
Perto da entrada norte fica o Museu Monte Palace. Um edifício moderno com 3 pisos, muito bem entrosado com os declives e a vegetação envolvente.
No 1° e no 2° piso podemos admirar uma bela colecção de Esculturas Africanas Contemporâneas, do Zimbabué, A Paixão Africana.
 Dada a luminosidade, não consegui tirar boas fotos no seu interior, mas mostro-vos um exemplar em pau-ferro que está exposto à entrada da Cafetaria.

                                                  Tambor Sagrado, de Azwimphelele Magorá

No rés-do-chão pode admirar-se uma magnífica colecção de Cristais (Minerais e Gemas).


Estes cristais encontram-se na Natureza com o aspecto de grandes pedras com dezenas ou centenas de quilos. Os especialistas nesta técnica partem-nos de determinada maneira, para ver se têm cristais e determinar o seu valor. Na foto seguinte pode ver-se bem o corte.


O jardim está cheio de recantos românticos e muito belos onde apetece parar e repousar um pouco.



 O Jardim possui diversas lagoas com peixes Koi que podem viver 100 anos. As águas são tratadas sem produtos químicos para proporcionarem ambiente saudável aos peixes.

                                            Um recanto do Lago maior

                                                 Outro recanto do mesmo lago

                                              Uma ilhota mais ao centro 


                                                            Monumental peça de arte Egípcia 


Muito belos também, são os dois Jardins Orientais, "uma referência à cultura Chinesa e Japonesa", em que sobressai "o respeito pela Natureza e pelos seus elementos simbólicos". Aí encontramos o dragão de mármore, pagodes, budas, pontes, bancos e lanternas em pedra trabalhada.


                                           Buda



Esta foto ilustra a "Aventura dos Portugueses no Japão", um painel com 166 figuras de terracota, em tamanho natural. 
A seguir uma pequena amostra dos muitos painéis de azulejo do séc.XV ao séc XX. É considerada uma das maiores colecções do país depois do Museu do Azulejo em Lisboa.






Quase no final do nosso passeio pudémos apreciar o Palacete de Berardo. A ala envidraçada mostra-nos o Salão com diversos recantos onde a família pode passar bons momentos de lazer. 
Por todos os lados se podem apreciar estátuas e esculturas variadas, em mármore ou bronze, mais antigas ou muito modernas, mas todas elas de grande beleza artística.
No exterior, nas trazeiras do Palacete há umas arcadas onde se pode admirar uma grande colecção de loiças antigas, umas portuguesas e outras orientais.

                                                       Esfinge

                                                            Menina saltando à corda


Sempre é verdade o ditado que diz que "quem tem dinheiro tem bom gosto"  (he,he)!
Felizmente ainda há alguns que gostam de o partilhar!
Bem Haja o Sr. José Berardo e a Fundação que em boa hora criou.

E depois desta "breve visita guiada", ainda fica muito por mostrar. Em cada bilhete de entrada está incluída uma prova de Vinho da Madeira servida na Cafetaria. 
Fazia jeito um Restaurante para podermos continuar a visita depois do almoço porque ainda havia muito por ver. Ficará para a próxima vez...
Para a elaboração deste texto servi-me do prospecto que é fornecido com o respectivo bilhete de entrada. Por isso algumas citações estão entre parentesis.

Beijinhos da 

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima



Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Oi, Fátima

    Quantos lugares maravilhosos na Ilha.
    Que viagem fantástica!
    Estou amando. As fotos estão lindas.

    Parabéns por mais este post e obrigada por compartilhar.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  2. Que lugar lindo Bombom amada! Agora dinheiro não compra bom gosto não minha amiga. Por aqui vemos os novos ricos com um mau gosto incrível, pois só querem é exibir seu luxo, sem um pingo de bom gosto. adorei este passeio. bjs.

    ResponderEliminar
  3. iupiiii ainda bem que ando agarradinha a ti... assim não me perco e continuo a visita. Pois, esse José Berardo emigrou, só que teve sorte... não há ninguém em Portugal e não só que não saiba quem é o senhor! ah fomos de teleférico, fixe (carote) mas, parece que aí começando pela fruta é tudo caro, ou então fazem preços para visitantes. por isso o João Jardim faz tanto pela Madeira....(sorrisos) é os do Continente e estrangeiros a pagar. assim até eu fazia. bem, mas não estou a visitar a Madeira contigo para falar de política. Sabes adorei fazer esta viagem contigo virtual. mas também te digo se fosse real não me importava de viajar contigo. pois deve ser uma delícia ouvir as tuas explicações---

    um abraço infinito

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  4. Obrigada amiga por esta gentileza, quando estive na Madeira estive no Monte mas não visitei este palacete não sei se é recente a abertura ao publico, mas fiquei encantada sobretudo e fascinada com os azulejos, beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Amo viajar principalmente pela historia de cada lugar. Quer me alegrar é me chamar para ir ao Museu.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar