BABÁS EM VERSÃO PANTAGRUEL

domingo, junho 08, 2014

A receita que hoje vos deixo, é retirada do Livro de Pantagruel. É ligeiramente diferente e leva menos quantidade de ingredientes, por isso dá para metade da que vos deixei ontem. Uma dúzia de Babás já chega para fazer uma festa!
Não há fotos para ilustrar pois ainda não tenho máquina fotográfica. Os "senhores ladrões" que ma levaram gostaram muito dela e ops!

Babás

180 g de farinha
1 colher de chá de açúcar
90 g de manteiga
1/2 dl de leite morno (50 ml bem medidos)
15 g de fermento de padeiro fresco
2 ovos batidos
1 pitada de sal
passas-de-corinto demolhadas, calda de açúcar e chantilly, q.b.
Chantilly, q.b.

Calda:
180 g de açúcar
2 dl de água (200 ml)
2 colheres de sopa de rum

Mistura-se o fermento com o leite morno até se desfazer. Junta-se a manteiga derretida morna, o sal, o açúcar e os ovos. Depois de tudo ligado, incorpora-se a farinha, amassando muito bem.
Tapa-se a tigela com um pano e depois com um cobertor e deixa-se levedar em sítio quente, até aumentar o volume para o dobro, o que leva cerca de duas horas e meia.
Untam-se com margarina formas de babás (queques) e põe-se no fundo de cada uma, três passas de corinto. Enchem-se até meio com a massa já levedada e colocam-se dentro de um tabuleiro. Reservam-se num sítio quente para que a massa cresça novamente até encher as formas.
Liga-se o forno a 180° C para aquecer.
Quando os babás crescerem levam-se a cozer em forno moderado.
Entretanto prepare a calda em ponto fraco com 180 g de açúcar e 2 dl de água (200 ml). Para isso, ferva durante 3 minutos em lume brando. Retire do lume e junte 2 colheres de sopa de rum.
À saída do forno e enquanto quentes, regam-se com a calda, metem-se em formas de papel canelado e com a ajuda de uma faca bem afiada, retira-se uma "tampinha" com cerca de 1,5 cm de fundura. Enche-se com chantilly e coloca-se a "tampinha" por cima.

E agora podem-me dizer de qual das duas versões gostam mais?
Eu digo-vos já que gosto mais de...muuuuitos!
Bom Domingo! Beijinhos da 

Bombom

Talvez Goste de Ler

1 comentários