FALANDO SOBRE...PERDA AUDITIVA

domingo, dezembro 04, 2011

"Já de há uns tempos para cá, que a Bombom e a Tia Fátima, andam em litigância. (He,he, lá têm de ir ao Dicionário outra vez)!
A Bombom a querer falar sobre os problemas das pessoas com perda auditiva e a Tia Fátima a dizer que isto aqui é um Estaminé, um Estabelecimento aberto ao público, com predomínio das questões Alimentares e actividades Culinárias. O que é que as clientes iam dizer?
E a Bombom a retorquir que o assunto diz respeito à Saúde e Bem Estar e só por isso merece um expositor aqui na Loja.
E a Tia Fátima a perguntar o que iriam dizer as Freguesas, que podem achar que são apenas desabafos...
Logo a Bombom lhe diz que não é bem assim: algumas clientes também têm este problema, outras têm familiares ou amigos com deficiência auditiva. Além disso, ninguém está livre de vir a sofrer deste mal, que tantas vezes aparece com o decorrer da idade.
Conversa daqui, conversa dali, a Bombom conseguiu levar a sua àvante!"

E assim sendo, aqui vos trago hoje algumas regras fundamentais para quem tem de lidar com uma pessoa que sofre de perda auditiva. Acreditem que se as puserem em prática, essa pessoa se sentirá mais compreendida, amada e feliz.

COMO COMUNICAR MELHOR COM A PESSOA COM PROBLEMAS AUDITIVOS

* Antes de começar a falar, chame a atenção do seu interlocutor, com um ligeiro toque no braço ou com um sinal discreto.
* Fale sempre de frente e com a face iluminada para facilitar a leitura labial e a leitura da fala.
* Se o seu interlocutor for uma criança, tente situar-se à sua altura.
* Enquanto fala, não tenha nada nos lábios (cigarro, caneta...) nem na boca (rebuçado, pastilha elástica...). Evite colocar as mãos à frente da boca. Lembre-se que se tiver bigode, o seu interlocutor terá uma grande dificuldade em fazer leitura labial.
* Baixe o volume do rádio, TV, e se tiver água a correr, feche a torneira.
*Fale com naturalidade, articulando bem as palavras, mas sem exagerar, sem gritar e fale sobretudo, pausadamente.
* Use frases completas (não fale com palavras soltas).
* Não mude de assunto repentinamente, para que o seu interlocutor se possa situar com mais facilidade no tema da conversa.
* Se a compreensão for difícil, repita a mensagem por outras palavras equivalentes, podendo ajudar com gestos ou com algumas palavras escritas se for necessário.
* Na conversação em grupo deverá respeitar a vez de cada interlocutor. Evite conversas cruzadas e conversas em ambientes muito ruidosos.
 
  - Documentação da WIDEX (Aparelhos Auditivos)

Não é logo à primeira que se obtém o êxito completo. Só com a continuação é que se conseguem automatizar estas regras e aplicá-las quase sem pensar. Mas com paciência e perseverança tudo se consegue! O importante é não desistir!

Desejo-vos uma boa semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

12 comentários

  1. Oi, Bomobom. Nada de brigas com a Tia Fátima! rsrs
    Claro que pode e deve postar o assunto que lhe convier. Uma conversa entre amigos é sempre bom.
    As dicas são ótimas, é preciso ter um certo cuidado mesmo ao se falar com alguém com problema auditivo.
    Gostei muito de conhecê-las.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Pois, é complicado. A minha mãe tem vindo a perder audição, já foi operada mas já não ouve de um ouvido e do outro está a ouvir muito pouco. A semana passada fez uns exames e vai ter que ser operada aos dois ouvidos... tem sido um stress porque ela não ouve e nós temos tendência a gritar e depois ela diz "não me berres!" :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Bombom,
    gostei muito que tenhas convencido a Tia Fátima a trazer aqui estes importantes relatos para a situação de perda auditiva. Mas,nada de brigas, heim? As duas podem alternarem-se harmoniosamente neste espaço público e solidário.Detalhes como estes são de grande valia para todos se inteirarem, viu?
    Tenham uma ótima semana.
    Bjkas d'além-mar.
    Calu

    ResponderEliminar
  4. BOBOM
    eu uso aparelhos há muito tempo
    kis .=)

    ResponderEliminar
  5. Querida Bombom
    Eu como cliente do Estaminé, devo dizer que num cantinho especial assim deve-se falar de tudo que vem do coração - principalmente um assunto tão importante quanto esse!
    Esse post ficou muito lindo, me emocionou.
    Você é muito especial e mora no meu coração!
    Léia

    ResponderEliminar
  6. Querida Bombom!
    Todas nós adoramos o Estaminé da Bombom, mas não podemos ficar longe da tia Fátima, portanto deixe ela se pronunciar um pouquinho de vez em quando.
    Sabes, uma coisa que me chateia no Youtube às vezes é que nem todos os vídeos têm legendas e aí quando eu os uso em meu blog, por exemplo, fico preocupada que pessoas como a tia Fátima não possa acompanhar.
    Acho que vou enviar email para o Youtube com esta reinvidicação.
    Excelente abordagem!
    beijos cariocas

    ResponderEliminar
  7. Uma das grandes dificuldades que as pessoas com déficit auditivo têm é o facto de a maioria dos programas em português não serem legendados. Eu deixei de ouvir telejornais, debates televisivos, programas de cultura e até do youtube, por essa razão. Aqui em Portugal, muitos são traduzidos em linguagem gestual, o que é muito bom para os que não ouvem de todo. Mas para os que têm perdas não tão profundas, não custava nada porem legendas. E o n° de pessoas com perda auditiva é muito mais elevado do que o dos surdos!
    Obrigada a todas pelos vossos comentários. Beijinhos da Bombom

    ResponderEliminar
  8. Bombom querida!
    E pensando em você, veja como deixei hoje o meu último post.
    Sempre quando puder, e for um texto pequeno, o farei.
    beijos cariocas

    ResponderEliminar
  9. Eu, sentadinha aqui nessa cantinho do seu estabelecimento tão charmoso fiquei me lembrando do meu sogro, que me diz sempre:

    " Todo mundo acha que eu não escuto, mas eu só escuto o que eu quero!"...verdade ou não, nós nos comunicamos muito bem!

    Grande abraço,
    Renata

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Bombom

    Acho que os fregueses desta casa apreciam sempre a tua abordagem aos assuntos mais variados. Eu aprecio com certeza.
    A minha avó sofre de déficit auditivo de forma que esta questão não me é estranha e acho que é sempre bom divulgar, esclarecer e partilhar ideias e experiências. Todos ficámos a ganhar.

    Grande beijinho
    Mónica

    ResponderEliminar
  11. Ah, meu esposo vai ler isso, ah se vai.
    A vida de muitos surdos, inclusive a minha, seria bem melhor se respeitassem essas regras.
    Gostei demais, viu?
    Beijinhosss...

    ResponderEliminar
  12. Aplauso de pé à (Bombom) que levou a sua avante...! Gostei Fátima assim é que é, pois apesar de ser um blog de culinária, todos os temas são importantes, pois ajudas outras pessoas. E se por algum motivo alguém ficar indisposto(a) pela tua abordagem deste tema que como muito bem dizes: pode acontecer a qualquer um, manda para canto! Continua a seres tu (genuína) pois isso para mim é o sucesso de tudo na vida, pois primeiro de tudo temos que nos agradar a nós próprias. adoro-te!

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar