COMPOTA DE MELÃO COM LARANJA E ESPECIARIAS

terça-feira, março 29, 2011


 Esta "coisa" da Globalização, tem imensos inconvenientes, mas também algumas vantagens.
Estou a referir-me aos produtos que usamos na nossa alimentação e que, graças à diversidade das cadeias de frio e de transportes, aumentaram imenso o nosso leque de escolhas.
Não sei se repararam, mas temos tido desde o ano passado à nossa disposição nos supermercados, melões de grande qualidade e de diversa procedência, a um preço relativamente acessível.
Embora concorde com os Ecologistas que nos lembram que não devemos usar produtos fora da sua época, pois exigem transportes de mais longe e isso polui mais o Ambiente, de vez em quando traio a regra porque adoramos melão e eles têm sido excelentes. Até um dia destes...
Pois é.  O melão que comprámos, ao abrir revelou-se meio verde e sem doçura..."apepinado"...
Deitar fora, nem pensar! Na cozinha tudo se transforma!...
Lembram-se daquela receita de Doce de Abóbora com Laranja e Especiarias, da Colher de Pau?
(Podem ver em Compotas, no dia 27 de Janeiro). Em vez da Abóbora, usei o Melão, e fiz assim:

Doce de Melão com Laranja e Especiarias

1 kg de melão
800g de açúcar
1 pau de canela
2 cravinhos da Índia
1 estrela de anis
1/2 limão
1 laranja

De véspera, cortar o melão em cubinhos, para uma taça. Juntar o açúcar, o pau de canela, os cravinhos e a estrela de anis. Mexer bem, tapar ou cobrir com película aderente (film) e deixar repousar no frigorífico de um dia para o outro.
No dia seguinte, colocar tudo num tacho de inox, juntar a raspa e o sumo do meio limão e da laranja. Mexer com a colher de pau e levar a lume brando até fazer Ponto de Estrada (cerca de 2 horas). De vez em quando dê uma mexidela.
Retire do lume e encha os frascos esterilizados. Feche hermèticamente e vire-os de boca para baixo para fazer vácuo e evitar que se estrague.

Mesmo que não apreciem melão, vale a pena experimentar, pois fica um doce suave e muito agradável, para acompanhar tostas simples ou com queijo fresco, com requeijão como sobremesa ou para barrar panquecas.
De certeza que será uma agradável surpresa, como foi para mim!
( E aqui, mesmo no fim, "eu me confesso"... não esperei de um dia para o outro. Deixei 2 horas a marinar e zás, tacho com ele!E ficou óptimo!)
Continuação de uma boa semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

14 comentários

  1. Olá querida amiga,

    De facto já não estamos no tempo daquela fruta, que com o seu aroma próprio enchia toda a casa, podia ter «bichinho», mas cheirava a fruta, lembro-me bem!
    Isto é um aparte relativamente às facilidades de hoje durante todo o ano temos de comer fruta fora da época, mas claro depois nem cheira, às vezes nem sabe!...
    Muito interessante essa tua forma de aproveitamento, algo muito importante e que muitos ainda não compreendem, que é combater o desperdício!
    Muitos beijinhos,
    Manu

    ResponderEliminar
  2. uma compota a fazer com toda a certeza mas apenas na época do melão e depreferência dos nossinhos....hehehe
    Beijinhos est+a anotada

    ResponderEliminar
  3. Esta compota deixa-me bastante curiosa. Adoro melão, deve ficar fantástico com a laranja :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Fátima

    Adoro melão e este doce, hummmmmmmm, pareceu-me delicioso.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  5. Hummm Bombom, essa compota ficou especial!
    Quando me da' vontade também compro produtos de outras época que vem de outros países!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  6. que delícia. agradeço o carinho lá no blog e email. muito importante . muito obrigada de coração. boa semana.

    ResponderEliminar
  7. És das minhas...(sorrisos) se gostamos e se nos apetece manda-mos às hurtigas o que dizem! Eu também adoro melão e compro todo o ano, e quando sai ""apepinado" ai amiga, como adorei este termo, faço doce também, ou salada de fruta, deitar fora nunquinha jamé! Nunca coloquei foi a estrela de aniz, mas deve ficar agradável, experimento um próximo apepinado.(sorrisos) beijinhos com muito carinho

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  8. hum!muito bom, não deste por nada mas já me servi tirei um frasquinho,beijocas

    ResponderEliminar
  9. Acontece-me muitas vezes e sai sempre doce de melão, o teu ficou lindo :)

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga, adorei essa tua compota...boa maneira de se aproveitar as frutas quando não estão lá essas coisas...beijos,

    ResponderEliminar
  11. Tia ja provei estava optima e gosto muito da tarte de requeijao mas nao consigo fazer igual

    ResponderEliminar
  12. Fátima, que delícia devem estar esses doces! eu adoro melão! e essa receita é deliciosa. Aqui tb, muita coisa vem de fora, pq o Japão mal tem espaço para as montanhas... pelo menos isso a globalização fez de bom mesmo, achamos até frutas bem exóticas do Pará.

    eu acho encantador esse capricho que vc faz seus doces e pratos, esse visual tão simpático que tem esses vidros, que dão vontade de roubá-los e comer tudo às colheradas, de montão!

    tenha um bom domingo junto aos seus.
    bom dia

    ResponderEliminar
  13. Eu experimentei fazer uma compota assim (não pus o anis), mas depois de apagar o lume, o açúcar do doce começou a cristalizar...agora a compota está com açúcar cristalizado e não sei porquê nem como consertar. :( Podes ajudar-me?

    Parabens pelo blog, gostei muito! :)

    ResponderEliminar