RISOTO ROSADO
sexta-feira, maio 25, 2012
O Meu Estaminé está quase a encerrar para férias e esta será por certo, uma das últimas receitas desta série.
Lembram-se de vos ter falado no Cabaz - G?
Tive de fazer uma breve investigação para saber como utilizar a rama das beterrabas e da cenoura.
A das beterrabas foi usada para fazer sopas e é muito macia, fazendo lembrar o espinafre.
Já a rama da cenoura, como é mais amarga, deve ser utilizada com uma certa moderação.
No site Cyber Cook, encontrei uma receita de Risoto onde entravam os talos das folhas da beterraba e uma parte de rama de cenoura. Como a receita é para cerca de 8 pessoas, tive de fazer a adaptação, uma vez que cá em casa somos só dois.
Risoto Rosado
Para duas pessoas:
1 colher de sopa (bem cheia) de azeite virgem
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 chávena (chá) de talos das folhas de beterraba picados
1/2 chávena (mal medida) de folhas de rama de cenoura picadas
1 tomate picado (usei conserva de tomate da minha - 2 colheres de sopa)
100 ml de arroz (uma chávena de café bem cheia)
300 ml de água a ferver ou caldo de legumes (3 chávenas de café)
Num tachinho aqueça o azeite com o alho picado, sem deixar tomar cor. Junte a cebola picada, mexa e deixe cozinhar por um minuto em lume brando. Junte então os talos da beterraba e a rama da cenoura. Dê uma mexidela e, logo que comecem a murchar, junte a água a ferver. Tempere de sal e, quando levantar fervura, junte o arroz prèviamente lavado. Mexa e reduza o lume para o mínimo. Tape e conte 13 minutos exactos. Findo esse tempo, retire do lume e sirva.
Servi com "Douradinhos de Salmão" à la Babette (feitos no forno).
http://afestadebabette.blogspot.pt/2011/12/douradinhos-la-babette.html
Como já não tinha corn-flakes, usei flocos de aveia semi cozinhados para fazer a crosta crocante que os envolve. Servem numa emergência, como foi o caso, no entanto os corn-flakes além de serem mais saborosos, são mais macios, para o meu gosto.
Esta receita é muito saudável e não faz mal a quem sofre da visícula.
Notas:
- Embora esta receita tenha o nome de Risoto, a técnica usada, não é a do risoto em que a água é adicionada aos poucos ao arroz.
- Eu chamar-lhe-ia Arroz Rosado, pois a técnica é a do nosso arroz, à portuguesa. O resultado final é muito semelhante e não dá tanto trabalho!
- A receita original é feita com: 2 chávenas de arroz que se frita no refogado (em 2 colheres de sopa de azeite virgem), 5 chávenas de água a ferver, 1 chávena de talos de beterraba, 1 chávena de cascas de cenoura (bem lavadas), 1 chávena de rama de cenoura, 1 tomate picado.
- A casca das cenouras (bem como de todos os legumes e frutas) é onde se concentra a maior quantidade de vitaminas. Se forem de origem ecológica ou bio (sem pesticidas), podem ser usadas na confecção de sopas e purés. Depois de bem lavadas e escovadas com escova própria, podem-se congelar para usar mais tarde.
- Mais uma DICA: sempre que fizerem um refogado, aqueçam primeiro o alho no azeite. Só depois é que se adiciona a cebola. Se o fizerem ao mesmo tempo, a cebola absorve o sabor do alho. Esta dica aprendi-a há muitos anos com a Maria de Lurdes Modesto.
- E como "a conversa é como as cerejas", lembrei-me de outra: Num refogado, nunca se deve juntar alho com manteiga porque pode dar uma mistura tóxica. Se usar alho, junte com margarina.
Despeço-me até qualquer dia!
Beijinhos da
Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)
17 comentários
Que feliz coincidência! Hoje no meu blog falo de si, e do cabaz G a que aderi imediatamente! E aqui veio falar novamente do seu cabaz e dos meus (nossos!...) douradinhos!
ResponderEliminarSinergias da blogosfera!
Um beijo e boas férias!!!
babette
Gostei desta sugestão de risotto. PArece-me muito bem!
ResponderEliminarBjcs
FICOU UMA DELICIA...JÁ COMIA.
ResponderEliminarBOAS FERIAS.
BJS
Oi querida
ResponderEliminarAdoro risoto e o teu ficou especial, do jeito que eu gosto!
Achei muito interessante o uso da rama das beterrabas e da cenoura.
Um grande abraço
Léia
Xuxu do meu coração, se tem alguém nesse mundo que ama risoto sou eu....adoro, adoro, adoro....bom final de semana, ea receita já está anotada....bjinho
ResponderEliminarFátima, gostei muito do teu arroz rosado, estou como tu, não chamar risotto, ao que é um arroz maravilhoso nosso. Gostei das tuas dicas, mas não conhecia essa da manteiga com o alho ser tóxico, humm, então eu já tinha morrido. não uso margarinas, as únicas gorduras que uso, é:azeite e manteiga.
ResponderEliminarAmiga, já de férias do Estaminé? Volta, rápido, pois adoro vir ler-te, apesar de andar muito atarefada, nunca deixo de passar por aqui, nem sempre comento, por falta de tempo. Um dos motivos tu sabes qual é!
Beijinhos
I.M.
OLá, Bombom querida!
ResponderEliminarEu amo risotos e quem muito bem o fazia era nossa querida amiga que se foi.
Ontem também fiz para mim e o marido aqui na serra, mas usei peras, gorgonzola e nozes. uma receita de outra amiga blogueira.
Este teu e o acompanhamento estão de dar água na boca.
um grande beijo carioca e ... apareça!
Um rosado arroz malandrinho :) Boas férias!
ResponderEliminarUm arroz rosado muito apetitoso! Antecipo meus votos de boas férias!
ResponderEliminartens um estaminé de se lhe tirar o chapéu - para já tens cliente! ;)
ResponderEliminargostaria de te dar a conhecer também o meu.
beijinhos e bom feriado!
http://cottoncandy-peaches.blogpot.com
Um prato substancioso!! Não como arroz branco por achar muito sem graça e quando adicionado de outros ingredientes, adoro!!
ResponderEliminarBombom, tenha um excelente descanso!!
Curta bastante as suas férias!
Beijus,
Beijos, Bombom. Aproveita bem as férias de verão. Estarei esperando, já com saudade. Adorei a receita, pricipalmente dos douradinhos de salmão.
ResponderEliminarOlá, querida
ResponderEliminarGostei da receitinha... colorida e saudável...
Seja feliz e abençoada!!!
Bjs de paz
olÁ, olá
ResponderEliminarobrigada pela mensagem carinhosa no meu cantinho.
Sim, já conheço a isto faz-se há alguns anos, é lá que costumo comprar as coisinhas porque me fica muito perto de casa. Eu estava inscrita no nivel 1 deles, mas estava em lista de espera e acabei por me inscrever na My Cake porque houve uma desistência, mas faço intenção de ir tirar os 4 módulos wilton na isto faz-se e o 3d :) Lá está, devagar devagarinho e assim que o € mo permita.
Beijinhos grandes
pois, andas desaparecida, boas ferias
ResponderEliminarkis :=)
Olá Vovó Bombom ,retribuindo sua visita, que blog lindo e aconchegante.
ResponderEliminarBeijinhos
Querida Bombom,
ResponderEliminarQue risoto delicioso! Eu tb. faço este risotto varias vezes e adoro - mas confesso que sou a unica ca em casa. Talvez deva reduzir a quantidade de beterraba, pois o meu risoto fica vermelho vivo e nao rosa. É verdade, as minhas princesas dao-se muito bem e a mais pequenota, apesar de ainda nao ter sequer um ano, esta sempre pronta para se aventurar no maravilhoso mundo das degustacoes!
Um grande beijinho!
Sofia
PS: obrigda pela visita e comentarios sempre tao simpaticos!