QUE CALOR!...SAIA UM GELADO DE CHOCOLATE E NATAS!

terça-feira, julho 06, 2010

O calor é tanto aqui por Lisboa e arredores, que até parece que o meu cérebro derreteu, a minha vontade de escrever prescreveu e as ideias evaporaram...
Sair de casa? Nem pensar! Resta-me o pensamento de dias mais frescos em que vamos até Oeiras fazer o nosso passeio de 5 Km (quando não é mais) entre o Inatel e a Praia da Torre, passando pela Marina, a encher os olhos de Mar e Rio...
Ou então, para o outro lado, até Paço d'Arcos, pelo paredão recentemente arranjado. De uma ponta à outra são 3,6 km, portanto ida e volta são 7,2 km. Mas nós, geralmente, só fazemos 5 km.

                                                      A Ponte 25 de Abril, vista da Marina de Oeiras

Almoçamos no Inatel e passamos a hora de mais calor na esplanada a ler, a conversar e a ver a paisagem.
À tardinha, mais pela fresca fazemos mais uma parte do percurso, antes de regressar a casa.

                                                      Andorinhas do mar na Primavera

 Na Primavera, damo-nos conta da passagem migratória de muitas aves. Eu chamo-lhes andorinhas-do-mar, mas não sei se estou a ser correcta....


 Aqui, talvez consigam ver mais em pormenor. Eu acho-as lindas! E até tenho inveja delas, porque nem precisam de mudar de roupa para irem ao banho!
 Como nestes dias só apetecem bebidas frescas e gelados e os tempos de crise não nos permitem gastar muito dinheiro, vou deixar-vos uma receita fácil e simples de um gelado que fiz muitas vezes quando os meus filhos eram pequenos e a crise era idêntica. 
Eu nunca fui muito de receitas de "pacote", mas esta era para mim uma receita muito satisfatória e económica.


GELADO DE NATAS E CHOCOLATE

1 pacote de Mousse de chocolate (Alsa ou Royal) 
2 pacotes de natas (Longa Vida)
3 colheres de sopa de açúcar
5 claras de ovos
3 colheres de sopa de açúcar


Prepara-se  a Mousse de chocolate conforme as instruções da embalagem. Reserva-se.
Batem-se as natas em Chantilly com 3 colheres de sopa de açúcar. Reserva-se.
Batem-se as claras em castelo, juntando no fim 3 colheres de sopa de açúcar.
Misturam-se as natas com as claras, envolvendo cuidadosamente, de baixo para cima.
Numa taça grande, vão-se deitando camadas alternadas de creme de natas e de Mousse de chocolate.
Leva-se ao congelador por 3 horas, pelo menos.


Notas:
Esta receita pode ser alterada ao  "gosto do freguês". Se for para muita gente, use 2 pacotes de Mousse.
Se for para poucos, pode usar só um pacote de natas e 3 claras. O creme de natas resultante da mistura, dá perfeitamente para uma dose normal. (Claro que isto são sugestões da minha cabeça aguada do calor, he,he!).
Pode substituir o açúcar branco normal por frutose, porque é um açúcar de absorção lenta. Nesse caso, diminua a quantidade de açúcar porque a frutose é mais doce. (Use só duas colheres de sopa e prove).


Desejo-vos uma boa semana, fresca e produtiva!
Beijinhos da


Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

8 comentários

  1. Agora imagine o que é trabalhar e ter que cozinhar com temperaturas de 45º. Pois aqui na minha terra tem sido assim. Trabalhar ainda venho (que remédio) mas cozinhar e principalmente forno RECUSO-ME.
    Ligar o pc á noite completamente fora de questão.
    Bom apetite para as caminhadas e tb para os geladinhos
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá, Bombom!
    Estamos sabendo do calorão que está assolando a santa terrinha neste dias de verão.
    Nem quero lembrar o que foi o último verão aqui no Rio, um verdadeiro inferno, não desejo que chegue a ficar assim para vocês, mas a tendência é aumentar todos os anos a temperatura em todo o planeta.
    No entanto, são momentos em que as pessoas saem mais ao ar livre e aí podemos ver fotos lindas como estas tuas, com este lindo mar e aves migratórias.
    As receitas, são simplesmente maravilhosas e tenho acompanhado por aqui, sempre com água na boca.
    Parabéns!
    grande beijo carioca

    ResponderEliminar
  3. É ESTÁ MUITO CALOR,AGRADEÇO A DICA,BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  4. Bombom querida! Tenho ouvido vocês falando do calor tórrido que assola Portugal, Itália, França...que coisa...hé 2 anos atrás quando fui, estava bastante calor, mas era setembro! Estamos em inìcio do m~es de julho e já está de derreter? O que será de nós, pobres aqui embaixo do Equador, quando o verão vier? Vamos virar asfalto, todos derretidos pelo chão...E que fotos maravilhosas ein? adorei! Beijos amiga querida! Um gelado não ia mal...os adoro, mesmo no frio.

    ResponderEliminar
  5. Amiga querida!!!
    Isto agora foi só mais um pé partido que por sinal está a dar muito que fazer...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu sinto que se me rebentaram as águas todos os dias e tenho que abanar-me constantemente debaixo das saias... é calor por todo o lado :) Gelado sabe sempre muito bem e uma voltinha ao fim da tarde à beira rio ou mar, também não é mau :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Bombom,
    O gelado é delicioso de certeza... o problema é que estou de dieta...
    Também costumo ir andar para o paredão... mas faço o percurso na totalidade, ou seja... os 7,20 Km;
    já estou habituada e não custa.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  8. Querida Bombom
    Também estou a sofrer com o calor, hoje esta' 28 graus dentro de casa, imagina fora! E por morar pertinho da praia é muito humido, nao se respira.
    Estou a tomar gelato todos os dias, pena que aqui nao tem essas mousses para comprar!
    Que maravilhoso passeio.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar