RECEITAS...COM ÁGUA OXIGENADA... E ÁLCOOL EM GEL

quinta-feira, março 25, 2010

Hoje há ÁGUA OXIGENADA no Meu Estaminé!
Resolvi deixar aqui "na montra" principal, umas quantas curiosidades e outras tantas receitas.
Lembram-se de vos ter dito que as receitas nem sempre seriam de Culinária? Pois é o caso de hoje.
A Água Oxigenada é dos mais baratos descolorantes e desinfectantes que devemos ter sempre em casa.
Numa solução com água a 3% é um dos mais potentes desinfectantes que existem.
- Uma colherada de água oxigenada no copo dos dentes e utilizada para fazer bochechos, mata os germes bucais e branqueia os dentes.
- Manter as escovas dos dentes numa solução com água oxigenada, conserva os pelos livres de bactérias que causam gengivites e outros problemas bucais.
- As tábuas da carne e colheres de pau ficam bem desinfectadas e limpas depois do seu uso, se forem lavadas com água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria, incluindo salmonella.
- Um pouco de água oxigenada num pano, desinfecta melhor uma superfície, do que qualquer outro produto. É excelente para usar nas cozinhas e casas de banho.
- Misturada com 50% de água pura (meio por meio), pode ser goteada no nariz em caso de resfriados e sinusites. Esperar 5 minutos antes de se assoar de novo. Isto mata os germes e micro-organismos nocivos.
- Aplicada em banhos nos pés, evita problemas de fungos e mau odor.
- Coagula hemorragias e ajuda à cicatrização. Quando há hemorragias nasais, nada melhor do que um pequeno tampão de algodão embebido em água oxigenada, para fazer estancar ràpidamente o sangue.
- Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável. Também pode ser usada em lavagens, em caso de fungos ou micoses.
- Roupas como toalhas, lenços, lençóis e todas as que estiverem em contacto com secreções corporais ou sangue, podem ser totalmente desinfectadas se se demolharem numa solução com água oxigenada, antes da lavagem normal.
- Use a água oxigenada moderadamente.
- Preserve-a da luz solar. Mantenha-a sempre em lugar escuro e em frasco de plástico. Nunca em embalagem de metal porque o corrói.
- A água oxigenada perde a validade alguns meses após a abertura do frasco. Nota-se, quando ao aplicar deixa de fazer "borbulhas".

A água oxigenada tem um efeito branqueador muito semelhante lixívia, especialmente em tecidos que a não admitem.. Por isso, na roupa de cores é preciso ter cuidado. Na roupa branca pode usar-se para tirar algumas nódoas, sobretudo as manchas amareladas da roupa guardada.

E agora falemos de Álcool em Gel. Todas nós já ouvimos e lemos inúmeras informações sobre a Gripe A.
Com ou sem "bluf", também sabemos que a protecção é o maior meio de combate aos vírus. Como tal, e devido ao facto deste produto ter triplicado de preço, deixo-vos aqui a receita para poderem fazer em casa
Álcool em Gel.

 ÁLCOOL EM GEL (Atenção, não se come!)

2 folhas de gelatina incolor e sem sabor (das de culinária)
1 copo de água quente para dissolver a gelatina.
Deixar arrefecer.
Acrescentar 12 copos de álcool a 96% e mexer.
Está pronto o álcool em gel . Deite em frascos e rolhe bem (tampe).

Nota: - Esta receita circulou na Net e não refere a medida do copo. Como um copo de água leva cerca de 2 dl, precisaríamos de 2,4 l de álcool. Se quiserem fazer só com 1,2 l de álcool, usem meio copo de água quente (1 dl) e 1 folha de gelatina.

E por hoje é tudo. Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. Muito boas dicas bombom. Obrigada por tudo!! Beijão

    ResponderEliminar
  2. Olá Fátima!

    gostei de saber sobre a água oxigenada,pois é, sempre importante estarmos informadas. E realmente o teu ESTAMINÉ é uma delicia para nos dar essas informações.Pois, as informações são bastantes e variadas,obrigada.

    beijinhos com carinho mesmo

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  3. Bombom adorei a receita do alcool gel e sobre as curiosidades da poderosa agua oxigenada.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  4. Olá Bombom,

    fui convidada pela Isabel e pelos fantoches de dedo a visitá-la. Antes demais quero dar-lhe os meus sinceros parabéns pelo talento para artesanato que possui.

    Entretanto, estive a passear-me pelos artigos publicados do seu estaminé e adorei saber o poder desinfectante da água oxigenada. Não fazia a mínima ideia que servia para tanta coisa! É uma informação preciosa.

    Vou continuar a ver o conteúdo de mais artigos e convidá-la a vir-me visitar no meu cantinho, onde pode encontrar muitas confecções caseiras. Também eu adoro tudo caseirinho.

    Beijinhos e até a uma próxima oportunidade.

    ResponderEliminar