CURIOSIDADES ACERCA DO PÃO...E FOLAR DA PÁSCOA

quarta-feira, março 24, 2010

Não sei se já repararam como a palavra pão está tão arreigada no nosso vocabulário. Quer seja no dia a dia,  em frases idiomáticas ou até em Provérbios populares.
Aqui há tempos fiz uma pesquisa e vejam o que encontrei:

Pão Ázimo - pão sem fermento.
Pão Celeste - Eucaristia.
Pão da Vida - Palavra de Deus.
Pão da Rua - pão melhor que o caseiro.
Pão de amargura - coisa que aflige.
Pão de Milho - broa.
Pão de Munição - pão que se fabrica para dar aos soldados.
Pão de Proposição - diz-se dos 12 pães que se ofereciam a Deus, na Antiga Lei (Antigo Testamento), nos dias de sábado e que só os Padres e Levitas podiam comer.
Pão do Altar - Hóstia.
Pão do Espírito - Instrução.
Pão dos Fortes - o Evangelho para os Cristãos.
Pão Francês - pão fino, de sabor excelente.
Pão Molete - pão alvo, no Norte de Portugal.
Pão Sagrado - pedaço de cera benta que se encaixa nos relicários.
Pão Segundo (ou de segunda) - pão escuro trigueiro, nas Beiras; no Norte é chamado de "sêmea".
Pão Terçado - pão de mistura de trigo, milho e centeio.
Terra de Pão - seara.

Claro que não se esgotam aqui. Se conhecerem outras e quiserem partilhar, eu agradeço.
Agora vejam algumas frases que considero idiomáticas:

"Comer o pão que o diabo amassou" - passar muitos trabalhos e dificuldades.
"Estou no meu pão pingado" (Alentejo) - estou como quero.
"Ganhar o pão com o suor do seu rosto" - trabalhar muito para alcançar o salário.
"Pão pão, queijo queijo" - diz-se de quem é franco e diz o que pensa sem rodeios.
"Estar na mó de baixo" - estar sem dinheiro.
"Meter as mãos na massa" - trabalhar.
"Picar a cevada na barriga" - ter a mania das grandezas.
" Sustentar burros a pão de ló" - dar coisas boas demais a quem não agradece.

E como os Provérbios àcerca do Pão são muitos e eu não vos quero enfadar, deixo-vos só quatro, para terminar.

"Mesa sem pão, é mesa de ladrão".
"Caldo sem pão, só no inferno dão".
"Não é pela côdea que se avalia o pão".
"Pão com olhos, queijo sem olhos e vinho de arregalar os olhos."

Como vem aí a Pascoa e nem sempre há tempo para fazermos tudo o que queremos, deixo-vos  aqui uma receita prática de Folar da Páscoa retirada da Revista do Clube de Consumidores da Lusitana, ou seja das Farinhas Branca de Neve e Espiga.

FOLAR DA PÁSCOA

1 embalagem de farinha Branca de Neve para Pão de Brioche
3 ovos cozidos
1 ovo
Geleia para pincelar
Fios de ovos para enfeitar

Aqueça o forno a 200°. Forre um tabuleiro com papel vegetal (Glad).
Prepare a massa com a farinha Branca de Neve para Pão de Brioche, seguindo as instruções da embalagem.
Deixe levedar em local quente até atingir quase o dobro do tamanho inicial. Retire cerca de 150 g da massa para decorar e com a restante, molde uma bola. Coloque-a no tabuleiro.
Disponha os ovos cozidos no centro e calque-os um pouco. A seguir pincele com parte do ovo batido.
Com a massa que reservou, molde tiras e coloque-as à volta e por cima dos ovos, como que a prendê-los.
Deixe levedar novamente em local quente até atingir quase o dobro do tamanho. Pincele com o restante ovo e leve ao forno a 200°, durante cerca de 40 minutos. Retire depois de cozido, deixe arrefecer e pincele com geleia. Finalize a decoração do folar com fios de ovos à volta.

Notas: - Esta receita tanto pode ser feita "à mão" como na MFP.
           - A receita pede apenas para juntar à farinha de brioche, 220ml de água morna (o que a torna muito prática) mas eu uso apenas 200 ml  porque de outro modo ficava muito mole e tinha de ir acrescentando mais farinha ( na MFP).
           - Ligue só o forno quando faltarem 15 minutos para meter o folar. É suficiente.
           - Na receita original pede um tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Se forrarem com papel vegetal Glad, poupam esse trabalho e ficam com o tabuleiro limpo e pronto a arrumar.

Obrigada aos 2500 leitores (e leitoras, claro) que nestes dois meses de existência, me deram a honra da sua visita. Um agradecimento especial a todos/as quantos enriqueceram O Meu Estaminé com os seus comentários. E não podia deixar passar sem referir o quanto me tocou, o facto de o blog COZINHAR COM OS ANJOS ter experimentado e publicado com as fotos, algumas das receitas aqui apresentadas. Obrigada, Isabel!
Para todos, um grande abraço da
Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Olá Fátima,

    Bem, eu não tenho tido tempo para te visitar, mas, realmente tu não descansas de nos supreender. Sempre com as tuas dicas,pesquisas, etc,etc. Gostei de saber mais um pouco sobre o pão.
    Amiga gostei dos provérbios, sobre o pão só conhecia mesmo 2 que ouvia a minha avó dizer. "Mesa sem pão é mesa de glutão"e "Casa sem pão todos ralham e ninguém tem razão"...

    Agora a receita do folar só pode ser do melhor, pois por experiência eu sei do que falo.

    Fátima, 1º a mim não tens mesmo que agradecer,pois como sabes eu quando faço,é porque sei que a receita vai ser sucesso ou então por curiosidade de sabores. O que foi o caso das 2 receitas que postei. Além amiga que tenho mais 2 tuas que fiz e que são brutais, eu depois posto. Só que tenho tantas atrazadas para postar que é dificil...E sabes que faço de coração e nunca para agradar os demais...

    beijinhos com carinho mesmo

    Isabel de Miranda

    P.S. Agora vou descer para ver o que postaste na minha ausência de comentários.

    ResponderEliminar
  2. Bombom, amei este teu post, está do melhor...
    JNIhos fofos

    ResponderEliminar
  3. Olá Bela! Gosto muito dos teus Pratos, mas não consigo entrar para os comentar. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. já estive a olhar para este folar, já que a imagem é linda, mas parece-me pobre de ingredientes: falta canela, limão, erva doce...

    Este ano vou novamente fazer folar, já tentei umas quantas vezes e nunca me saiu bem :(

    Tu és do Mucifal? Ahahah...
    a tua terra traz-me recordações engraçadas, um dia destes conto-te!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Esta receita, como eu referi, é para quem tem pouco tempo, ou pouca prática, pois é muito simples; mas a canela, a erva doce, ou a raspa de limão, podem sempre ser acrescentadas. Aí é que está a criatividade da cozinheira, não é? De qualquer modo, obrigada por teres lembrado e enriquecido o meu "post". Bjs. Bombom

    ResponderEliminar