Novidades na Secção de MÚSICA

terça-feira, janeiro 26, 2010

Não é novidade para ninguém que a Música sempre foi uma das minhas paixões. Acho que devo ter nascido a cantar e não a chorar como qualquer Bébé que se preze!
Nos anos 50, quando andava no Liceu aprendi os primeiros passos nas aulas de Música com uma óptima Professora (D. Mavíldia Andrade) que vim encontrar anos mais tarde na Escola do Magistério Primário. Aqui, aprendi a tocar Harmónica (mais conhecida por "gaita de beiços", he,he), com o Mestre Zigfried Zug de que já devem ter ouvido falar. Desculpem se o nome não está bem escrito, mas é estrangeiro...
Já em 1975, quando fui Professora de Didáctica na EMPL, aproveitei as aulas de Flauta e fiz a minha iniciação nesse instrumento. Como devem calcular, é preciso muita paixão, tempo e trabalho para conseguir uma "performance" satisfatória, coisa que nunca consegui. Mas tudo o que aprendi ( e hoje o Sistema de Ensino Português nega à maioria dos seus filhos e netos)ajudou-me a SER FELIZ.
É por todas estas razões que hoje tenho muito prazer em vos apresentar a Sobrinha responsável pelo Meu Estaminé, que toca Flauta de Bisel (das que se usam nas Escolas), no The Bad Tempered Consort.

THE BAD TEMPERED CONSORT é um grupo que toca música antiga, clássica. Ficou classificado na Selecção do Público, entre os 10 melhores discos de Música Clássica em 2009.

THE BAD TEMPERED CONSORT vai ser finalmente lançado em Portugal. A apresentação será na FNAC do C.C. Colombo (Lisboa) na quinta-feira dia 28 de Janeiro pelas 22 horas.

FNAC do Chiado (Lisboa), na sexta-feira dia 29 pelas 16 horas.

Se tiverem interesse, podem consultar na Net a página da IMAGEM DA MELANCOLIA.
Amanhã, quarta-feira pelas 8.30 da manhã, a Imagem da Melancolia será entrevistada pela Antena 2.

Aqui ficam os meus votos de Magnífica Actuação e Muito Público!
Muitas Palmas e Beijinhos para todos.

Tia Fátima (Bombom)

Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Querida Bombom, amo voce e estou muito feliz pelo teu belo trabalho aqui no "Receitas da tia Fatima".
    Nao sabia que tinhas estudado flauta e tens uma sobrinha que toca, estudo flauta transversal, pois da minha infancia é minha paixao! Estou apenas começando.

    Parabéns para tua sobrinha e muito sucesso
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  2. Querida Bombom,
    Vi seu comentário lá no blog da Mónica e comecei e procurei uma forma de entrar em contato com você. Ainda bem que encontrei.
    Queria agradecer pela visitinha lá no meu blog e não entendi o motivo de não conseguires deixar um comentário.
    Ficaria muito honrada com vossas palavras.
    Fiz a entrevista com a Mónica como forma de honrá-la por tudo o que ela tem feito por nós (rsrs!!!), pela boa vontade em compartilhar suas idéias.

    Bjocas,
    Ale

    ResponderEliminar
  3. Seja bem-vinda, queridona! Você já era uma participante ativa da blogosfera, e agora que tem seu próprio blog, vamos poder aprender ainda mais contigo... Parabéns pela sobrinha, quero desejar muito sucesso a ela nessa carreira tão bela!
    E já vou colocar o seu link lá no Cinara's Place! (Difícil vai ser acontumar a te chamar de Tia Fátima, e não mais de Bombom...)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns e as maiores felicidades á tua sobrinha.
    Beijinhos
    Tina

    ResponderEliminar
  5. Senhora Dona Fátima,
    Muito agradeço-lhe o elogio que – grata, QUE É – fez à minha Avó: Professora Mavíldia de Andrade.

    Suponho que o seu Liceu tenha sido, ou o “Filipa de Lencastre”, ou o “Amália Vaz de Carvalho”.

    Porém, a minha Avó era do quadro do Liceu Normal de Pedro Nunes – muito embora, além dos supramencionados, também tenha leccionado no Passos Manuel.

    Também vivi, quer na minha infância, quer na minha adolescência, com a minha Avó – que me ensinou a estudar piano.

    Caso não saiba, a minha Avó, ao mesmo tempo que leccionava nos Liceus e no Magistério Primário, também apresentava-se como pianista concertista em diversos palcos, tais como no do Conservatório Nacional de Lisboa, no Teatro de São Carlos, no Coliseu e noutros espaços – possíveis, ao tempo – e, ainda, fora de portas.

    Foi a minha Avó que introduziu, em Portugal, os concertos a dois pianos – fazendo equipa com a pianista Margarida Moreno.

    Hoje, em dia, quase ninguém sabe quem terão sido e sua importância.
    A Internet é “um mundo”, que não era conhecido antes e a minha Avó faria, em Julho próximo, 114 anos.
    A Avó aos 18 anos de idade concluiu o Curso Superior de Piano, com a média de 20 VALORES!...

    MAIS(!): foi pedida uma especial autorização ao Ministério da Educação para, num mesmo ano, fazer os exames do 7º, 8º e 9º anos (*) – O QUE FEZ, COM O MAIOR BRILHANTISMO, tendo comovido o Mestre Viana da Motta (que foi aluno de Franz Lizt e professor do pianista José Carlos de Sequeira Costa)… No exame do 9º ano (e último) a minha Avó tocou, de cor, os 25 PRELÚDIOS DE CHOPIN!!!

    Grande valente Menina – uma proeza que muito e muito poucos fazem.

    (*) Que e tenha conhecimento – até hoje, nunca ninguém fez tal proeza: num só ano, apresentar-se a exame dos três últimos e arrecadar 20 VALORES.

    Quando dava concertos, estavam sempre presente, entre o público, Ivo Cruz (pai), Freitas Branco, Francine Benoit e Viana da Motta, entre outros.

    Gratíssimo pelo merecido elogio que fez à minha Avó, peço-lhe que aceite os protestos da minha mais elevada consideração.

    Paulo Barreto

    ResponderEliminar