ANÚNCIOS, RECADOS E CONCENTRADO DE LIMÃO!

sábado, janeiro 30, 2010

Ontem precisei de ir aos CTT cá do meu Burgo. Enquanto esperava por vez, reparei, como sempre faço, na montra dos Livros. Sim, que os CTT já deixaram há muito de ser os transportadores do nosso correio, para se tornarem vendedores de livros, brinquedos, artigos de reclame a "futebóis", etc. O transporte de correio é feito por empresas particulares, ou em parcerias. Depois, os CTT só fazem a entrega ao domicílio. Eu até acho muito bem que vendam Livros, pois é um sítio onde entra muita gente, mas gostava muito que também continuassem a ser responsáveis pelo transporte e entrega do correio, com a mesma eficiência de antigamente...
De repente, "dou de caras" com um pequeno livrinho que ...chama por mim (como diria a Tina dos "tesourosesabores"): COMO POUPAR SEM PERDER A CABEçA (desculpem, mas no meu computador o ç, cedilhado, não tem direito a maiúscula!), de Ana Galán, por 9.95 euros.
Depois do jantar li-o quase todo e adorei! Embora algumas Dicas não sejam novidade para muitas de nós, muitas outras são inestimáveis. É muito agradável de ler, tem sugestões e anedotas que vale a pena anotar e muita coisa que é bom começar a pôr já em práctica para bem da nossa bolsa!

Para quem gosta de ler, a Risonha da "cozinha-da-risonha", apresentou um livro que pode dar para grandes debates. O tema tratado interessa a qualquer um de nós, que não sabemos "para o que estamos guardados". O livro chama-se "PARA A MINHA IRMÃ" e não digo mais (he,he).Quem quiser vá lá espreitar!

- Se quiserem mais sugestões para economizar e organizar o vosso dia a dia, não deixem de fazer uma visitinha à Mónica, de A DONA DE CASA PERFEITA, em "organizaracasa" ou à Colher de Pau em "aeconomiacadecasa".
- Esta semana, no "come-se", da Neide Rigo, também há boas sugestões para re-aproveitar embalagens usadas. Um blog a não perder!
- Para as meninas que podem COMER CHOCOLATES, espreitem a Cerejinha em "seraobenedyto", que ela postou um Tratado (he,he) sobre Brigadeiros. De todas as formas e feitios!!!

RECADOS - Venho agradecer a todos(as) os(as) visitantes do Meu Estaminé, as palavras de apoio e carinho que me têm dedicado. Guardá-las-ei no meu coração, para sempre. Elas serão um incentivo para continuar a melhorar. Não sei o que se passa (claro que deve ser nabice minha,he,he!) mas não consigo comentar no meu próprio blog, nem no de algumas de vós que têm um "sistema" de entrada igual ao meu. Desde que eu tenha o vosso e-mail, é fácil o contacto; o meu já está à vista.
Um agradecimento especial a todas as que se tornaram minhas clientes habituais(he,he), ou seja, que aderiram ao Meu Estaminé. Bem Hajam!


- Alessandra, manda-me um "mail".
- Silva, manda-me um "mail".
- Teresa C. - a receita do requeijão sai brevemente; o coalho vende-se nas Farmácias e nas aldeias, há na Mercearia; pode-se fazer queijo sem os cinchos: coloca-se um paninho fino (tipo gaze ou de cortinas) dentro de um passador (ou da caixinha dos requeijões de que falas) e deixa-se escorrer sobre uma tigela ou tacho, dentro do frigorífico. No dia seguinte, obtém-se um queijo com a forma e o tamanho do recipiente em que escorreu. Não utilizo passadores de metal porque podem oxidar.

Agora, para recompensar quem teve a paciência de ler até ao fim este testamento, aqui vai uma receitinha para aproveitar os limões que sobram dos chàzinhos de limão, das constipações de Inverno.


CONCENTRADO DE LIMÃO (XAROPE)

800g de açúcar pilé (branco)
2,5 dl de água
2,5 dl de sumo de limão (aproximadamente 6 limões médios)
raspa de 2
- Espremem-se os limões e junta-se a raspa de 2, numa tigela. Reserva-se.
- Num tacho, junta-se a água e o açúcar e leva-se ao lume até levantar fervura. Logo após, contam-se 5 minutos exactos. Apaga-se o lume, retira-se o tacho para o lado.
- Junta-se o sumo dos limões, mexe-se bem e deita-se num frasco grande ou em vários mais pequenos. Tapa-se e deixa-se arrefecer. Quando frios guardam-se na despensa.

Notas:
- O sumo de limão, não deve ferver, para não neutralizar o valor da vitamina C. Por isso a terceira operação é feita fora do lume.
- Não necessita de frigorífico, mas no Verão pode ser mais agradável.
- Para servir, coloca-se uma ou duas colheres de sopa de xarope num copo de água, mexe-se e já está.
- Os habilidosos, podem decorar com uma folhinha de hortelã aberta até meio, ou uma tirinha de casca de limão, encaixada na beira do copo.
- Pode-se fazer com o sumo de outros frutos. Eu fiz com o de laranja, mas não gostei muito.
- Pode usar-se para acompanhar Panquecas, enxaropar Bolos, enfeitar Gelados, etc, mas com moderação pois é muito doce, ou não fosse concentrado.

Beijinhos e Bom Fim de Semana.
Tia Fátima (Bombom)

Talvez Goste de Ler

10 comentários

  1. Quantas dicas amiga. Muito obrigada pela dica do Cerejinha, fiquei muito feliz, que bom que gostou. Esse concetrado de limão tem algum uso específico ou pode-se usar onde a imaginação mandar. Beijão

    ResponderEliminar
  2. Olá Fátima,

    Bem, dos correios nem se precisa de falar...estão lentos, e se não perdem as encomendas, trocam cartas,etc,etc...Que saudades do tempo que o senhor dos correios conhecia todas as pessoas. E não estou a falar de aldeias e sim de cidades como sempre vivi excepto há 10 anos. Enfim...Agora a dica do xarope de limão adorei. Um muito obrigada por dicas tão úteis.

    Beijinhos

    P.S.Ah!Eu vou de folhinha de hortelã:)

    ResponderEliminar
  3. Olá Bombom,
    Muito Obrigada, pela informação, se tiver mais alguma dúvida eu aviso ou escrevo-lhe um mail.
    Não sei se lhe interessa saber, ou ás suas leitoras, mas a receita do iogurte sem iogurteira tirei-a daqui: http://www.poupaeganha.com/fazer-iogurte-sem-iogurteira/#comments

    Senão sair bem à primeira, é fazer mais vezes.
    Agora vou experimentar os queijos frescos e depois digo como correu, senão sairem bem à primeira....vou continuar a repetir...

    Obrigada.

    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  4. Olá outra vez,

    Já me esquecia, pode contar também comigo como umas das suas novas leitoras... ;-)
    Votos de muito sucesso e, tudo de bom
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  5. Fizemos o concentrado de limão esta noite, com limões acabados de apanhar. Ficou uma maravilha, como sempre.
    Muitos beijinhos para a Tia Fátima, mais conhecida cá em casa por Avó Fátima,
    Ana Dias

    ResponderEliminar
  6. Bom dia doce Bombom :)
    Com que então um livrinho a chamar por ti ... ehehe eles também se metem comigo quando me "apanham " por lá :))
    Que excelente sugestão esta do concentrado,já sei como dar o devido uso aos limões que abundam lá no quintal!
    Obrigado e boa semana.
    BEIJINHOS
    Tina

    ResponderEliminar
  7. Nos tempos que correm bem precisamos de todas as dicas para poupar :)

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga
    Adorei as dicas dos livros e dos blogs, irei conferi-los.
    Ja' tinhas me falado desta excelente receita de xarope, é realmente otima.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Seu cantinho está a coisa mais linda, Fátima!! Vou acrescentar seu link agora mesmo ao Cinara's Place, OK? ;o)
    Beijos e uma ótima semana para você!

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    O concentrado de limão ja fazia e é muito bom, mas não ponho água.
    A 1 litro de sumo de limão junto 1Kg de açúcar e levo ao lume, quando começar a querer ferver tiro do lume e deixo arrefecer, tirando a espuma e meto em garrafas bem fechado. Quando preciso é só juntar água e beber.

    Agora procuro receita de concentrado de ameixa branca fresca, para poder dar vazão às minhas ameixas.

    ResponderEliminar