"COMO POUPAR SEM PERDER A CABEçA" E IOGURTES NA PANELA DE PRESSÃO

Lembram-se de num dos meus primeiros textos vos ter falado num livrinho muito interessante que comprei nos CTT? Pois foi esse mesmo. Intitulava-se COMO POUPAR SEM PERDER A CABEçA!
Como no livro vinha recomendado que não se podia reproduzir qualquer texto sem autorização da Autora e esta indicava o e-mail para posterior contacto, vai a Bombom e zás! Escreve à Ana Galán a pedir autorização para levantar um pouco do véu.
Vem a Tia Fátima, claro, meia rezingona, "se alguma vez se viu escrever a uma Escritora sem a conhecer de lado nenhum, até podia parecer mal", etc, etc...
Por mais que eu lhe dissesse que ela é que tinha pedido a nossa opinião àcerca do livro e sugestões e ideias novas de poupança, a Tia Fátima não se convencia.
Só quando recebeu um e-mail da Ana Galán, lindo, todo a azul, a dizer que tinha passado pelo Meu Estaminé e que tinha gostado muito, e que tanto ela como a sua Editora autorizavam que se mostrasse um pouco do livro, desde que disséssemos quem era a Autora e a Editora, é que ela acreditou que a Bombom fez um trabalho sério, he,he! Eu ainda hei-de pôr a Tia Fátima na linha e olhem que já faltou mais!!!

O que mais gostei neste livro foi o facto de ser escrito em português, ser pequeno, de leitura fácil, de transmitir boa disposição e de sintetizar em poucas palavras cerca de "100 ideias para economizar em todas as áreas da nossa vida".
Na Introdução a autora ajuda-nos a definir os Objectivos que pretendemos atingir com a Poupança.
Em seguida, menciona uma série de regras práticas para nos ajudar a poupar. Desde a Energia, a Gasolina, no Supermercado, nas Viagens, no Telefone, no Banco , no dia a dia, no Vestuário, nos Presentes, na Vida Social, nas Assinaturas e nas Mensalidades, e até em casa.
E ainda nos dá dicas para aumentarmos os rendimentos, investirmos em nós próprias, além de ideias e truques de poupança. Tudo isto salpicado de anedotas simples mas divertidas, fizeram com que eu adorasse lê-lo e recomendá-lo a quem quiser comprá-lo.
Muitas destas ideias já não são novidade pois decorrem da nossa prática do dia a dia, mas outras são muito oportunas e estão muito bem equacionadas.

E, se no final vos surgirem algumas sugestões que ainda não estejam lá, podem sempre escrever à Ana Galán que é uma Senhora muito acessível e muito simpática.
COMO POUPAR SEM PERDER A CABEçA de Ana Galán. Everest Editora (Rio de Mouro - Portugal)

E como estamos numa de poupança, vou deixar-vos uma receita para fazerem Iogurte na Panela de Pressão. Verão que se poupa muito dinheiro no fim do mês e até nem é assim tão trabalhoso. A receita é do Chefe Silva, Teleculinária N° 87 de 2/08/78.


IOGURTES na Panela de Pressão

1 l de leite
1 iogurte natural
2 colh. chá de leite em pó
10 copinhos para iogurte

Dissolva o leite em pó num pouco de leite e misture no restante. Faça ferver, retire do lume e deixe arrefecer até cerca de 50°.
Deite água na panela de pressão até meio e ponha a ferver, tapada, durante 5 minutos.
Logo que o leite esteja quase morno mas quentinho, ou seja a 50°, misture-lhe o iogurte, mexa muito bem e encha os copinhos.
Destape a panela de pressão, retire-lhe a água e coloque dentro os copos dos iogurtes.
Tape de novo, aperte e embrulhe a panela de pressão num cobertor, deixando estar assim por mais de 4 horas, a fim de manter o máximo de tempo à temperatura de 40°.
Retire depois, destape e meta os iogurtes no frigorífico. Cubra com película aderente ou com a tampinha.
Coma-os depois de frios, adicionando-lhes frutas picadas, açúcar, xarope de groselha ou de Limão, mel, chocolate em pó, etc.

Como vêem esta receita não gasta electricidade, he, he!
Beijinhos

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima