Panela de ferro de 3 pés
Há uns tempos atrás, em "conversa" com a dona do 2700milhas.blogspot.pt
prometi que lhe mostrava as minhas "velharias", muitas delas recuperadas do contentor do lixo da minha aldeia, quando as pessoas resolvem fazer alterações ou simplesmente verem-se livres de objectos a que já não dão valor.
Foi o caso destas duas bilhas para azeite e da seguinte que, como estavam ferrugentas, tiveram de ser lixadas antes de receberem a pintura.
Hoje enfeitam um dos recantos do terraço.
Esta estava quase para seguir o caminho das outras, mas a minha Tia I. ofereceu-ma.
Por esta tenho uma estimação especial porque era dos meus Sogros.
Estas bilhas têm todas uma história de partilha, num tempo em que as dificuldades eram muitas.
Quando os filhos partiam para a capital à procura de trabalho, os pais enviavam-lhes estas bilhas com azeite da sua produção, para que não lhes faltasse durante o ano. As bilhas eram "despachadas" pelo combóio.
Se repararem, na asa ainda está o cordel que segurava a tabuínha onde se escrevia o nome e o endereço do destinatário.
A panela de ferro que serve de floreira, na primeira imagem, foi-me oferecida há mais de 40 anos por outra Tia. De tanto uso estava rota e já não lhe servia. Foi preparada e pintada pela minha irmã Z. (Obrigada Mana, lembras-te?)
E ficamos por aqui. Amanhã há mais!
Beijinhos da
Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)
- terça-feira, outubro 14, 2014
- 4 Comentário(s)










A




