NO RESCALDO DE HALLOWEEN...



Aproveitámos a semana seguinte em que os nossos netinhos estavam de férias, para usufruir da sua presença. Era a semana do Halloween.
Todos sabemos que esta festa não é "nossa" e que foi importada dos EUA para Portugal, pelos comerciantes ávidos de lucro. Mas também não podemos esquecer que esta festa é anglo-saxónica e tem sentido em Inglaterra e nos Estados Unidos.
Eu julgo que as origens vêm do tempo dos Celtas e as celebrações foram evoluindo ao longo do tempo. Nesses dois países, o Carnaval que celebramos na Europa, não faz sentido nem é tradição.
Em vez disso, eles mascaram-se na festa de Halloween e, como gostam de coisas tétricas e de fazer susto , disfarçam-se de bruxa ou de vampiro e enfeitam os espaços com imagens de gatos pretos, morcegos, abóboras, fantasminhas, etc.
Os meus netos conheceram esta festa quando andavam na escola, nos EUA e agora em Inglaterra continuam a tradição.
Escolheram os desenhos das abóboras - um allien e uma múmia - e ajudaram a mãe na sua confecção.
Elas ficaram a iluminar a noite de Halloween.
Eu ajudei a retirar a sua polpa e, com a S. fizémos um "work.shop" de culinária (he,he)!


Estas são as Bolachas do Halloween, decoradas pela S. e pelo D. para meter medo ao susto!


Parte da abóbora foi para a sopa do jantar e, com a restante, fizémos uns deliciosos Muffins de Abóbora - uns Queques em português.
E a minha netinha não me deu tréguas (he,he) : queria fazer Sonhos de Abóbora!


Pesquisámos uma boa receita, mas como eu nunca tinha feito, acabámos por fazer Sonhos simples.
Ficaram fofinhos, deliciosos!
As receitas seguem...dentro de momentos.
Boa semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

ENTRE FESTAS E FESTINHAS...EM LONDRES



Acabadinha de chegar, ainda com o coração cheio de festas e festinhas, de miminhos e de boas recordações, venho partilhar convosco um pouco da minha alegria.
Cheguei a Londres no dia do Baptizado do Príncipe Charles (he, he) que era a véspera do aniversário da minha netinha.
Para o seu 12° aniversário, ela pediu à Mãe um Bolo de Cenoura com recheio e cobertura de Chantilly e Morangos.


Com o chantilly no saco de pasteleiro, o bolo foi pacientemente decorado com rosáceas em toda a volta e na superfície e depois foi decorado com morangos fatiados em forma de flores e salpicado com algumas flores comestíveis. Tudo trabalho da minha nora.
Deixo-vos as fotos para vos inspirarem e animarem a experimentar.
Amanhã conto-vos o resto!
Votos de uma boa semana. beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

A PROPÓSITO DE AçÚCAR...


Há uns dias atrás, li num blog que costumo visitar, a odisseia de querer fazer caramelo  e o açúcar de marca branca Continente, não caramelizar.
Na altura não anotei o link ou o nome do blog e..."varreu-se-me"! Se a autora passar por aqui, por favor deixe o link.
A nossa amiga deitou fora o produto de 2 ou 3 tentativas, até chegar à conclusão de que o açúcar de marca branca não serve e de seguida usou do amarelo com o sucesso desejado.
Este caso, fez-me descobrir porque é que as minhas compotas levam tanto tempo (horas) a ganhar o ponto de estrada! É que eu, por uma questão de economia e porque li na revista Deco Proteste que os produtos de marca branca substituem os de marca, com a vantagem de serem mais baratos, não comprava de outros.
Mais uma vez se confirma que "o barato sai caro"!
Foi por esta razão que nos Queijinhos de Figo usei do amarelo, sem problemas.
Mas a partir de agora, para Doçaria, comprarei açúcar do bom: SORES ou RAR.

E, já que estamos a falar de açúcar, deixo-vos aqui um link do blog de uma nutricionista que acho muito interessante, pois pode ser útil a quem por aqui passar.
www.falecomanutricionista.com.br/tipos-de-adocante/


Bom fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

QUEIJO DE FIGOS


                   Alguns dos queijinhos mais pequenos

A pedido de "várias famílias", (Allo! Allo! Lisbon calling London) aqui vai hoje, a receita de Queijo de Figos! Uma receita algarvia também conhecida como Morgados.
A receita que segui (tenho mais outra para testar) dizia que:
dá para 6 doses - 45 minutos - Forno - Dificuldade média.
Eu reduzi a quantidade do açúcar e fiz queijinhos pequeninos (para não enjoarem, he,he).
Renderam 6 do tamanho da palma da minha mão e 29 do tamanho de bombons grandes.
O forno é só para torrar a amêndoa e o figo (10 a 15 minutos). Eu não torrei o figo porque quando os seco, antes de os guardar, meto-os no forno por 5 a 7 minutos.
Para os moldar, usei dois corta-bolachas de tamanho diferente. Untei-os com óleo, por dentro e por fora, para a massa não agarrar.
Dica importante: Não use açúcar de marca branca!

              Queijinhos maiores

Queijo de Figos

250 g de figos secos
250 g de amêndoas sem pele
250 g de açúcar branco (usei amarelo 175 g)
25 a 30 g de chocolate em pó (4 colheres de sopa cheias)
5 g de canela em pó (1 colher de chá)
1,5 g de erva doce em pó (2 colheres de chá)
1,5 dl de água (100 ml de água e 50 ml de vinho do Porto)
raspa de meio limão
açúcar pilé q.b. (para envolver)

Forre 2 tabuleiros com papel vegetal e reserve.
Pele as amêndoas: Ferva água num tacho e escalde as amêndoas. Retire do lume e escorra. Deite água fria por cima e pele-as.
Ligue o forno, ponha as amêndoas num tabuleiro e os figos noutro (se estiverem bem secos, acho que não é preciso, mas fica ao vosso critério) e leve ao forno por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando para a amêndoa torrar por igual.
Deixe arrefecer e moa-os separadamente (usei a 123).
Deite a água num tacho e junte o açúcar, a canela, a raspa de limão, a erva doce e o chocolate. Leve ao lume médio e, quando ferver, reduza para o mínimo e deixe ferver até atingir o ponto de estrada (o líquido engrossa e quando se passa a colher no fundo do tacho, forma-se como que uma estrada).
Junte a amêndoa moída, mexendo e envolvendo bem com a colher de pau, durante 5 minutos.
Adicione então o figo moído, continuando a mexer e deixando ferver por mais 5 minutos (sempre em lume brando).
À parte, polvilhe uma tábua (ou a bancada bem limpa e seca) com açúcar pilé. Despeje sobre ela a massa de figo e amêndoa e deixe arrefecer.
Depois de fria, amasse e estenda com a altura que desejar e molde um ou vários Morgados, ou Queijinhos de Figo.
Enfeite com metades de amêndoa torrada, em forma de flor.

                         Queijinhos pequenos

A prova vai ser para a semana, se na Alfândega não mos "comerem"!!!
Quero saber se estes são tão bons como os de Barcelona!
 
Vou estar ausente por duas semanas, por uma boa causa!
Continuação de uma boa semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

MOUSSE DE CHOCOLATE MAIS FÁCIL DO MUNDO


A receita que vos trago hoje, encontrei-a aqui:
http://pratofundo.com/2421/mousse-chocolate-mais-facil-mundo

É dedicada a todos aqueles que sofrem de intolerância alimentar, especialmente à minha amiga Carla, do Carpe Diem, de quem vos falei ontem a propósito do Pão.

Mousse de Chocolate mais fácil do Mundo

Vai precisar de:
Chocolate negro (65% a 80% cacau) de muito boa qualidade
(Verifique na embalagem se não contém glúten nem leite (lactose)
Água mineral pura, de Ph neutro

Ingredientes para 1 porção:

50 g de chocolate negro semi amargo, picado
48 ml de água mineral (Ph 7)
2 tigelas de inox de tamanhos diferentes (1 grande , outra pequena)
Gelo, sal e água

Preparação:
Coloque as tigelas e o batedor de arame (ou da batedeira) no frigorífico ou no congelador.
Junte o chocolate picado e a água num tachinho e leve a lume brando para derreter. Retire do lume.
Faça uma espécie de banho-maria com o gelo: coloque o gelo, o sal e a água na tigela maior, de modo a equilibrar a tigela menor sobre o gelo.
Transfira o chocolate derretido para a tigela menor.
Bata até adquirir a consistência cremosa e "aerada" da mousse.
Coloque numa tacinha e sirva ou guarde no frigorífico por pouco tempo.

Tal como diz o Víctor Hugo, esta receita foi apurada pelo cientista Hervé This e pelo Chef Heston Blumenthal.
Pode ser útil para doentes celíacos e para pessoas intolerantes à lactose e aos ovos.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

WORLD BREAD DAY -2013 - DIA MUNDIAL DO PÃO



Hoje, dia 16 de Outubro, celebra-se o Dia Mundial do Pão.
Tenho muita pena, mas não consegui colocar aqui o Selo da comemoração.
Muitos blogs, incluindo O Meu Estaminé, trazem hoje as mais diversas receitas e os mais variados ingredientes. Um Festival de Pão!
Um festival de Pão, para pessoas saudáveis...
Eu soube há poucos dias de uma amiga nossa, blogueira, a quem foi diagnosticada uma colite ulcerosa, que não cedeu aos medicamentos. Por sorte, ela descobriu uma médica homeopata que fez um despiste aos alimentos e descobriu que ela é intolerante ao leite de cabra, ovelha e vaca, à caseína, ao trigo, espelta, centeio, cevada, aveia, malte, sémola, glúten e clara de ovo, entre outros.
Podem visitá-la aqui: www.carlapinheiro.net/2013/04/pascoa-epoca-de-reflexao-pessoal

Já imaginaram o que seria se, de repente, não pudessem comer pão nunca mais?
Sei que os nossos ancestrais, os Lusitanos, faziam pão com farinha de castanhas e de bolotas, mas essas receitas perderam-se com a introdução dos cereais na alimentação. E pergunto-me se seremos capazes de inventar novas receitas de Pão para pessoas com intolerância digestiva (não sei se se diz assim) .
Alguém sabe se existem?
Haverá Pão de batata ou de farinha de arroz? ...


Ontem, já depois do jantar, dei conta de que não havia pão para o pequeno almoço de hoje.
Com pouco tempo, a solução foi um Pão Rápido de Sementes e Iogurte que já fiz aqui
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/04/pao-rapido-de-sementes-e-iogurte.html
Como lhe fiz algumas alterações, deixo-vos a nova versão.

A receita original é da Padaria da Ana, para quem vai a minha saudação.
http://anasbageri.wordpress.com/2012/04/receitas-com-missao-pao-rapido-de-sementes-e-iogurte

Pão Rápido de Pinhões e Iogurte

2 dl de leite (meio gordo)
2 dl de iogurte natural sem açúcar (usei 2 iogurtes gregos)
2 colheres de sopa de óleo (ou azeite virgem)
2 colheres de sopa de mel
4 dl de farinha de trigo (400 ml)
2 dl de farinha de trigo integral (200 ml)
1 colher de chá de sal fino ou flor de sal
1 colher de chá de fermento em pó (tipo Royal)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
50 g de pinhões
6 a 8 ameixas secas descaroçadas e partidas aos pedaços

Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal de culinária. Ligue o forno a 180° C.
Numa tigela grande, misture os ingredientes líquidos: o leite, o iogurte, o óleo e o mel.
Noutra tigela, misture os ingredientes secos: as farinhas, o sal, o fermento, o bicarbonato de sódio, os pinhões e as ameixas picadas.
Junte-os ao batido dos líquidos e misture tudo ràpidamente, sem bater .
A massa fica semelhante à de um bolo. Verta-a na forma e salpique com sementes de sésamo (gergelim).
Leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Ao fim de 30 minutos, faça o teste do palito, pois depende muito de cada forno. Depois de pronto, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade.


São servidos?
E não se esqueçam que podem usar as sementes e os frutos secos de que mais gostarem!
Have a nice World Bread Day!
Beijinhos da
Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)


COMPOTA DE MELANCIA COM GENGIBRE


     Vista parcial do Porto, tirada do combóio, na Ponte sobre o rio Douro.

Este foi um fim de semana em grande.
No sábado fomos almoçar ao Porto, onde todos os anos os Antigos Alunos do Liceu Alexandre Herculano, que o meu marido frequentou, se encontram para confraternizarem. São momentos de saudade, mas também da alegria do reencontro que fortificam laços da antiga Amizade.
Fomos no Alfa pendular que nos põe lá em menos de 2 horas, "fresquinhos " e descansados por não termos de conduzir o automóvel.
No Domingo, como é dia de descanso, fui para a cozinha, he,he!
Queria experimentar a compota de melancia com gengibre, para poder dizer qual é melhor.
Claro que isto é muito subjectivo, pois cada um tem os seus gostos pessoais. Eu própria fiquei na dúvida, pois gostei das duas igualmente. Mais: até acho que se fizerem só com a melancia e a raspa da laranja fica óptima na mesma.



Compota de Melancia com Gengibre

1 kg de polpa de melancia
750 g de açúcar (900 g se for para guardar na despensa)
1 troço de gengibre (3 cm se for grosso)
1/2 pau de canela

Descasque a melancia, corte às fatias finas e depois corte em cubinhos para dentro de uma panela de inox. Cubra com o açúcar e deixe repousar durante 1 a 2 horas, para que o sumo da melancia ajude a derreter naturalmente o açúcar.
Junte o gengibre e leve ao lume. Deixe ferver durante cerca de 1 hora e depois reduza o lume para o mínimo e vá mexendo de vez em quando.
Mais ou menos uma hora depois, retire o pau de canela e o gengibre e reserve.
Com a varinha mágica, reduza a puré. Introduza de novo o pau de canela e o gengibre e deixe apurar em lume brando, até obter ponto de estrada.


No final, retire e descarte o pau de canela e o gengibre e encha os frascos, prèviamente esterilizados. Cubra com uma rodela de papel vegetal embebido em álcool e feche com tampa hermètica. Se tiver usado a menor quantidade de açúcar, guarde no frigorífico.



Façam o favor de se servir!

Notas:
 - Como já referi, esta compota é uma agradável surpresa.
 - Mesmo que não goste de melancia, experimente, Se não gostar, há sempre alguém que agradece o presente.
 - Ideal para preparar uma sobremesa rápida e requintada, por exemplo, um "Triffle".
 - Como a melancia tem muita água (sumo) leva mais tempo a adquirir o ponto, por isso, triturando, consegue-se atingi-lo mais depressa.

Uma boa semana para todos. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)