COMPOTA DE MELANCIA COM GENGIBRE


     Vista parcial do Porto, tirada do combóio, na Ponte sobre o rio Douro.

Este foi um fim de semana em grande.
No sábado fomos almoçar ao Porto, onde todos os anos os Antigos Alunos do Liceu Alexandre Herculano, que o meu marido frequentou, se encontram para confraternizarem. São momentos de saudade, mas também da alegria do reencontro que fortificam laços da antiga Amizade.
Fomos no Alfa pendular que nos põe lá em menos de 2 horas, "fresquinhos " e descansados por não termos de conduzir o automóvel.
No Domingo, como é dia de descanso, fui para a cozinha, he,he!
Queria experimentar a compota de melancia com gengibre, para poder dizer qual é melhor.
Claro que isto é muito subjectivo, pois cada um tem os seus gostos pessoais. Eu própria fiquei na dúvida, pois gostei das duas igualmente. Mais: até acho que se fizerem só com a melancia e a raspa da laranja fica óptima na mesma.



Compota de Melancia com Gengibre

1 kg de polpa de melancia
750 g de açúcar (900 g se for para guardar na despensa)
1 troço de gengibre (3 cm se for grosso)
1/2 pau de canela

Descasque a melancia, corte às fatias finas e depois corte em cubinhos para dentro de uma panela de inox. Cubra com o açúcar e deixe repousar durante 1 a 2 horas, para que o sumo da melancia ajude a derreter naturalmente o açúcar.
Junte o gengibre e leve ao lume. Deixe ferver durante cerca de 1 hora e depois reduza o lume para o mínimo e vá mexendo de vez em quando.
Mais ou menos uma hora depois, retire o pau de canela e o gengibre e reserve.
Com a varinha mágica, reduza a puré. Introduza de novo o pau de canela e o gengibre e deixe apurar em lume brando, até obter ponto de estrada.


No final, retire e descarte o pau de canela e o gengibre e encha os frascos, prèviamente esterilizados. Cubra com uma rodela de papel vegetal embebido em álcool e feche com tampa hermètica. Se tiver usado a menor quantidade de açúcar, guarde no frigorífico.



Façam o favor de se servir!

Notas:
 - Como já referi, esta compota é uma agradável surpresa.
 - Mesmo que não goste de melancia, experimente, Se não gostar, há sempre alguém que agradece o presente.
 - Ideal para preparar uma sobremesa rápida e requintada, por exemplo, um "Triffle".
 - Como a melancia tem muita água (sumo) leva mais tempo a adquirir o ponto, por isso, triturando, consegue-se atingi-lo mais depressa.

Uma boa semana para todos. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)



DOCE DE MELANCIA COM CARDAMOMO



O Outono é o tempo em que cá em casa, não há descanso na cozinha.
São os temperos que chegaram ao fim como o Verão, as compotas porque as frutas (do quintal ou não) abundam e as conservas porque fazem imenso jeito no Inverno.
Já tinha feito compota de pera, de pêssego e a respectiva geléia (com os caroços e as peles) e ontem foi o dia de experimentar (inventar) uma nova receita.
Há já algum tempo, tinha provado uma compota do Alentejo, de Melancia e Laranja. Para mim foi uma admiração pois nunca me tinha lembrado que a melancia pudesse dar uma compota tão gostosa. Tinha a consistência da geléia e uns farripinhos de casca de laranja. Uma delícia, mas "cadê" a receita?
Passou-se o tempo e este verão ofereceram-me lá na aldeia, uma melancia enorme.
Deu para comer parte dela ao natural e com a restante, testar uma nova receita.

               Acabado de fazer, para verem a cor linda com que fica

Doce de Melancia e Cardamomo com farripas de vidrado de Laranja

1 kg de polpa de melancia
700 g de açúcar (se não for para guardar pode usar menos)
1 laranja / raspa do vidrado
1 laranja / casca fina sem a parte branca (usei só metade)
2 sementes de cardamomo
1/2 pau de canela

Lavar e descascar a melancia. Partir em talhadas finas e cortar em cubinhos.
Deitar numa panela de inox de fundo grosso e cobrir com o açúcar. Tapar e reservar por uma hora ou um pouco mais, para criar líquido e ajudar a dissolver o açúcar.
Entretanto, usando uma faca afiada, "descasque" a laranja retirando apenas o vidrado, com o mínimo de pele branca (não se preocupe se se partir em pedaços). Ponha um tachinho com água ao lume e, quando ferver, introduza as cascas da laranja. Deixe levantar fervura de novo e conte 3 minutos. Retire do lume, escorra e deixe arrefecer. Depois de frias, com a ajuda da tesoura de cozinha, corte em farripinhas finas cerca de 2 colheres de sopa. Reserve.
Leve então ao lume a panela com a melancia: junte o pau de canela, a raspa de laranja e abra as sementes de cardamomo, soltando as sementinhas e descarte a pele de fora. Mexa tudo com a colher de pau e deixe cozinhar durante cerca de 2 horas. De vez em quando, mexa para não pegar no fundo e, se for preciso, reduza o lume para o mínimo.
Retire o pau de canela e reduza a puré com a varinha mágica.
Junte as farripinhas de laranja e deixe apurar até fazer ponto de estrada, mexendo de vez em quando.
Verta em frascos esterilizados e cubra com uma rodela de papel vegetal embebida em álcool. Feche com tampa hermética. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico.


Notas:
- O Provador Oficial do Meu Estaminé (que não aprecia doçuras) aprovou, com as suas reservas (he,he):
       * - para a próxima reduzir um pouco mais o açúcar e usar só 1 semente de cardamomo.
- A Bombom acha que assim está no ponto e quem apreciar sabores intensos até pode pôr 3 sementinhas de cardamomo.
- Tal como o Doce de Melão, pode usar-se para adoçar iogurtes, para servir sobre panquecas, para sobremesas com requeijão, ou para cobrir tostas com queijo fresco.

Experimentem, mesmo que não apreciem o sabor da melancia, pois não tem nada a ver!
Tenham um bom fim de semana. Beijinhos da

Bombom

TRIFFLE DE LIMONCELLO


Hoje para o almoço, saíu uma sobremesa tão rápida, tão rápida, que nem deu tempo (nem lembrança) para fotografar.
Havia meio Pão de Ló de sobra no prato...o Licor de Limoncello daqui...
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/11/limoncello-caseiro-licor.html

 Compota de Morango...
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/04/compota-de-morango-em-vinte-minutos-da.html

e Iogurte Grego no frigorífico que substitui muito bem as natas, para quem tem de evitar as gorduras.
O resultado foi uma sobremesa deliciosa e vistosa, que arrancou os elogios do Provador Oficial do Meu Estaminé,  que até nem é grande apreciador de doces de colher.

Triffle de Limoncello

Para 2 pessoas:

2 fatias de Pão de Ló
4 colheres de sopa de licor de Limoncello
1 iogurte grego
raspa de meio limão
2 ou 3 colheres de sopa de açúcar baunilhado
4 colheres de sopa de Compota de Morango

Escolha 2 taças bonitas. Parta em pedaços cada fatia de bolo e cubra com eles o fundo das taças.
Deite o licor sobre toda a superfície do bolo, de modo a embeber bem.
Envolva o açúcar baunilhado e a raspa de limão, com o iogurte, sem bater demasiado para não perder a cremosidade e deite metade em cada taça, sobre o bolo.
Decore com a compota de morango, ou outra geleia a gosto.

Notas:
- Esta é uma sobremesa muito agradável e desenjoativa.
- Pode substituir o Limoncello por outro licor a gosto (tangerina, ginjinha ou vinho do Porto).
- A Compota de Morango nunca falta cá em casa. No tempo deles, congelo em sacos de 750 g, bem lavados e sem os "pés" e quando uma se acaba sai logo outra remessa. É óptima para adoçar o iogurte natural, para as Panquecas e para as decorações de bolos e sobremesas.

Tenham um óptimo Domingo. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

CHUTNEY DE FIGOS



Este ano, a safra de figos foi muito boa. Deu para os comermos ao natural, para secarmos uma boa parte deles, para fazer compota e ainda para experimentar um belo Chutney de Figo, uma receita da prendada Margarida do Figo Lampo.
O que mais me agradou nesta receita, é que não leva gordura nem refogados, o que a torna muito acessível a pessoas que (como eu) têm problemas de visícula. E o sabor é um espanto!
A receita original podem conferir aqui: http://figolampo.blogspot.pt/2013/07/chutney-de-figo-em-dia-de-aniversario.html

Chutney de Figos

800g de figos cortados em pedaços
150 ml de vinagre de vinho tinto (usei balsâmico)
200 g de açúcar mascavado escuro (usei açúcar amarelo)
1 cebola pequena às rodelas finas
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado (usei em pó)
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de sopa de raspa de casca de laranja (só vidrado)
1 pau de canela
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta da Jamaica
2 cravinhos

Coloca-se tudo excepto os figos, num tachinho e leva-se ao lume até levantar fervura. Nessa altura, baixa-se o lume para o mínimo e deixa-se cozinhar até reduzir.
Juntam-se os figos cortados e deixa-se cozinhar em lume brando por cerca de 35 minutos.
Deita-se o chutney em frascos esterilizados e tapam-se hermèticamente. Viram-se com a tampa para baixo até arrefecerem. Guardam-se em local fresco.
Serve-se como entrada, com queijo ou requeijão ou a acompanhar assados de carne no Outono.

                          Toalha de linho de Almalaguês

Nota: Os meus figos não são muito sumarentos. Para que o molho não secasse demasiado, fui acrescentando um pouco de água (cerca de 150 ml). O resultado final, como já vos disse foi óptimo.
Não tirei foto porque nesse dia fiquei sem bateria na máquina.

Obrigada,  Margarida,  pelos 5 anos de partilha de tão boas receitas! Parabéns, mesmo com uns meses de atraso.

Tenham um bom final de semana, já com o sol a iluminar e a aquecer os vossos corações.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)


A FESTA DA MINHA ALDEIA


             Grupo de Bombos de Almaceda (sede da Freguesia)

No 1° Domingo de Setembro, há festa na minha aldeia, dedicada a Nossa Senhora das Dores.
Logo pela manhã, houve uma arruada pelos Bombos da Freguesia de Almaceda, a anunciar os festejos.


Ainda durante a manhã, a Banda Filarmónica de Tinalhas, centenária e com grandes tradições, veio abrilhantar com a sua música o nossa dia de festa. Infelizmente, não consegui uma boa foto nessa altura.

Muitas pessoas preparam as suas ofertas para serem leiloadas em benefício dos festejos.

                       A Mesa das Ofertas, ainda no início da colecta

Na Capela, a azáfama era grande com a preparação dos andores.


Na frente vê-se o andor de São João Baptista, que será transportado por um grupo de jovens adolescentes.
Atrás à esquerda está o andor de Santo António, o patrono da Capela e da aldeia.
Ao fundo está o andor de Nossa Senhora das Preces. A imagem da esquerda, não sei a que Santa pertence.
Há ainda um andor mais pequeno com uma imagem do Menino Jesus, muito antiga, parecido com o Menino Jesus de Praga. Esse andor é transportado por um grupo de crianças (não fotografei).


O andor de Nossa Senhora das Dores e, ao fundo, o altar mor.
Da parte da tarde houve Missa festiva seguida de Procissão pelas ruas da aldeia.

                  Banda Filarmónica de Tinalhas em preparação para a Procissão

                      Apontamento da passagem da Procissão

                     Banda Filarmónica de Tinalhas em actuação na Procissão.

Depois dos festejos religiosos, a população reuniu-se na Centro Cultural para assistir ao leilão das ofertas.
A Quermesse também é sempre muito concorrida e pela noite fora há música para dançar, ao gosto da juventude, com um conjunto musical da moda. 

Por esta altura, andava eu aflita com dores, por causa da malfadada "zona", lembram-se? Mesmo assim, consegui acompanhar a melhor parte da festa!

Agora, já regressada à capital, posso voltar a retomar as actividades do Meu Estaminé. Já coloquei as fotos do post anterior, que da aldeia não consigo introduzir.
Desejo-vos uma boa semana.
Beijinhos da 

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima) 

BOLINHOS DE BACALHAU NO FORNO



Há dias, foi o caos na minha cozinha. As pressas é no que dão!
Distraí-me a ler e quando olhei para o relógio, estava atrasada para o que me tinha proposto fazer, mas com "calma e estupidez natural" (como dizíamos no colégio quando eu era miúda), ainda ia a tempo.
A receita que me tinha inspirado era esta, da Romy : Tartelettes Light de Queijo e Salsichas.
receitasdaromy.blogspot.pt/2013/09/tartelettes-light-de-queijo-e-salsichas.html

Não tinha requeijão, nem salsichas, nem leite em pó, mas tinha uns bons lombinhos de bacalhau que tinham sobrado,  para aproveitar (quase o mesmo, não acham?)...

 A receita era farta e demais para 2 comensais...tinha de reduzir para metade. Mas como, dividir 3 ovos ao meio?
Bem, vai daí, saíram uns Bolinhos tipo queques de bacalhau no forno, óptimos para quem, como eu, tem "maus fígados" e não pode comer fritos.
A receita final, não tem quase nada a ver com a que lhe serviu de inspiração, mas aqui deixo um agradecimento à Romy, a quem prometo que logo que tenha os ingredientes todos (aqui na aldeia não é fácil encontrar), vou fazer a sua receita original.
O caos foi quando na pressa, se virou a colher de pau com a massa, voou pela cozinha, sujou-me as calças e a blusa, esparrinhou para o chão e tive de lavar tudo a "100 à hora" e continuar o trabalho. O almoço estava pronto com 10 minutos de atraso, mas o Provador não se queixou e confirmou que estava tudo muito bom.

                      Só para realçar a travessa antiga

Bolinhos de Bacalhau no Forno

Para 8 bolinhos tipo queques:

2 ovos
1 dl (100 ml) de leite
2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo com fermento
2 colheres de sopa de queijo fresco esmagado (1 pequeno)
1 colher de chá de fermento em pó
1 dente de alho espremido ou esmagado
1 raminho de salsa, só folhas, picadas
1 boa chávena de sobras de bacalhau sem peles nem espinhas
sal (pouco) e pimenta q.b.

Num prato, esmague o queijo com um garfo para que fique em creme. Reserve.
Noutro prato, esmague do mesmo modo o bacalhau. Reserve.
Numa tigela média, misture bem os ovos e o leite, com a vara de arames.
 Com a ajuda de um passador de rede fina, adicione a farinha e o fermento, em chuva, envolvendo com a colher de pau, de modo que não fiquem grumos.
 Acrescente o creme de queijo e misture bem.
 Junte o bacalhau, o alho espremido e a salsa picada.
Envolva tudo e prove. Acrescente a pimenta preta moída na hora e rectifique de sal.
Se a massa ficar muito líquida, envolva mais uma colher de farinha, de modo a ficar com a consistência de pão de ló.
Verta em formas de queques de silicone ou de papel frisado, enchendo-as até 2/3 da sua altura e leve ao forno pré-aquecido a 180º C, por 12 a 15 minutos (teste do palito).
Sirva com uma salada mista ou com legumes cozidos.


Tenham um bom fim de semana e aproveitem o sol, pois para o próximo, os meteorologistas já prevêem chuva moderada.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

PARA A OFICINA DAS PAPITAS...ESCALOPES COM MOLHO DE QUEIJO FUNDIDO


Faltam só dois dias! É já no sábado dia 21, que a Maria da Oficina das Papitas celebra os 2 anos do seu precioso blog.
A sua intenção era ajudar os filhos a quem ela ternamente chama por Fifis e que estão a viver lá muito longe, algures na Escócia, a cozinharem as refeições a que estavam habituados, quando ainda em casa.
Para comemorar estes 2 anos de actividade, a Maria convidou-nos a levar um "prato" para a Festa, cuja receita irá aumentar as opções dos Fifis.
Apesar de algumas dificuldades pois aqui na aldeia não posso meter as fotos, não quero deixar de participar.
Depois de muito procurar, optei por um prato simples mas muito saboroso que os filhos da Maria vão ser capazes de fazer com facilidade. Espero que gostem!

Escalopes Com Molho de Queijo Fundido

600 g de bifinhos
70 g de manteiga (ou margarina)
1 colher de sopa de mostarda
1 cálice de vinho do Porto
2 dl de natas
sal e pimenta q.b.
100 g de queijo fundido (ralado ou em cubinhos)

Preparação:
Espalme os bifinhos e tempere-os com sal e pimenta.
Numa frigideira, leve ao lume metade da manteiga e deixe derreter.
Frite os bifes ligeiramente (devem ficar mal passados) e retire-os depois para um prato.
Na mesma frigideira, acrescente a restante manteiga e leve ao lume. Quando bem quente, junte a mostarda, mexa, adicione o vinho do Porto e, pouco depois, as natas e o queijo. Deixe ferver e apurar, junte os bifinhos e o molho que largaram e deixe ferver mais um pouco.
Sirva, por exemplo com rodelas de puré de batata fritas (prepare um puré de batata enxuto, com pouco leite, molde com ele um rolinho, corte às rodelas e frite-as) e legumes ou salada variada, a gosto.

Muitos Parabéns, Maria, por mais este Aniversário!
Muitas Felicidades para a Oficina das Papitas e para todos aqueles que dela beneficiam, a começar pelos teus Fifis.

http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt

P.S. - Esquecia-me de dizer que aprendi esta receita com o Chefe Silva. Podem encontrá-la Teleculinária nº 593, Especial de Verão 90

 Beijinhos da

 Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)