COMPOTA DE CEREJAS



As cerejas que sobraram para a compota pesavam 2,1 kg, depois de retirados os caroços uma a uma.
Tenho uns utensílios para este fim, mas quando preciso deles nunca servem! Se é para descaroçar azeitonas, o buraco para sair o caroço é muito pequeno e não sai. Se é para usar nas cerejas faz buraco, mas ao lado e o caroço não desprende. Foi por isso que me deu menos trabalho a descaroçar uma a uma!

Compota de cerejas

2,1 kg de cerejas descaroçadas
os caroços das cerejas
200 ml de água
1,5 kg de açúcar
1 pau de canela
sumo de meio limão pequeno (facultativo)

Colocar as cerejas descaroçadas numa panela e juntar o açúcar. Reservar.
Colocar os caroços das cerejas num tachinho com 2 dl de água e levar ao lume para ferver. Quando levantar fervura, contar 6 a 7 minutos, o tempo de cozinharem e largarem todo o suco. Desligar o lume e coar todo o líquido, descartando os caroços.
Juntar o líquido à panela das cerejas e o sumo de limão. Mexer e levar ao lume, mexendo de vez em quando até levantar fervura.
Nesta altura, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar brandamente, durante cerca de 2 horas.
Convém vigiar e mexer de vez em quando. Logo que atinja o ponto de estrada, apague o lume.
Ainda quente, encha os frascos esterilizados. Coloque sobre cada um uma rodela de papel vegetal embebido em álcool e tape com tampa hermética.

Este é o método que utilizo sempre e nunca se estraga o doce.

Ontem deixei aqui uma referência ao blog do meu filho "para as minhas leitoras brasileiras", por se tratar de um artigo relacionado com a recuperação de um  morro no Brasil e que me pareceu interessante.
Pensando bem, (obrigada, Isabel M. pela referência) deixo aqui o link do blog que tem artigos muito interessantes e de cultura geral que podem agradar às muitas visitas que por aqui passam.
http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com

Tenham um dia muito feliz!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

COMO FAZER PASSAS DE CEREJA?


Estes dias de calor têm-me derretido o corpo e amolecido o espírito!
Por várias vezes me sentei ao computador para mais uma conversa, mas qual?
Na cozinha faz-se o mínimo para sobreviver às temperaturas de 40º que se têm feito sentir aqui por Castelo Branco e arredores, se não pelo país todo.
As receitas que dela saem são as mais simples e sem grande história: grelhados com fartas saladas e fruta do quintal. Por aqui as cerejas já são poucas e nêsperas já não há, mas os figos amaduraram em força e prometem uma boa safra.
Ao jantar não pode faltar a sopa de legumes, o queijo fresco e a fruta. Já o chamado "conduto", vai variando conforme o apetite e a minha imaginação, que tem andado muito fugida. Neste ponto, dá-me muito jeito o forno, pois com uns folhadinhos rápidos ou uns queques salgados de carnes (frias ou de aproveitamentos), resolvia-se a questão, mas com o calor que faz, seria uma loucura.
Tenho optado então por  saladas frias ou Coctail de Camarão. Nada mau, como vêem, mas a receita já todas vocês estão fartas de saber.
Então, hoje venho falar-vos de cerejas. Apanhámos as últimas este fim de semana e algumas já estavam a querer secar, parecendo passas. (Pudera, com tanto calor)!

                               Cerejas a secar ao sol

Passas de Cereja

Primeiro passei-as todas por água para retirar o pó.
Depois enchi um alguidar com água e acrescentei 100 ml de vinagre de vinho ( caseiro).
Pus as cerejas de molho durante 5 minutos para as desinfectar e largarem algum pulgão que pudessem ter.
Passei-as de novo por água limpa e retirei-as a pouco e pouco, para um pano limpo para perderem o máximo de água. (Esta tarefa foi feita com muito cuidado para não ferir nenhuma).
Nesta fase, fiz a escolha das melhores para comer à sobremesa.
Das restantes, separei as mais secas para fazer Passas de Cereja e as outras para fazer compota.
Coloquei as primeiras num tabuleiro e deixei-o na varanda, ao sol, como faço para secar os figos.
Neste sítio,  a temperatura chega a estar a mais de 50º ao sol da tarde. (Nestes últimos dias não me admirava que tivesse chegado aos 60º, mas o termómetro exterior que nós tínhamos avariou-se há muito tempo e ainda não encontrámos outro acessível para o substituir).
Já passaram 4 dias e elas já estão bem secas e capazes de serem guardadas em frascos herméticos.

Vou fazer as fotos para poder actualizar este artigo, quando for a Lisboa.
Amanhã falo-vos do meu Doce de Cereja.
Tenham um resto de dia muito feliz.
Beijinhos e saudades da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

PS: Para as minhas leitoras brasileiras que quiserem passar por aqui, fica a sugestão:
http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.pt/2013/07/morro-da-providencia.html








MARMELADA FIGOS SECOS

No passado fim de semana, rumei à capital onde passei 3 dias.
Gostamos de voltar a casa de vez em quando para ver o correio, tratar de assuntos pendentes, ver como estão as coisas...
Uma  das minhas prioridades, era pôr O Meu Estaminé em ordem: acrescentar as fotos que vos prometi, nos "posts" anteriores e acrescentar outros, para os quais trazia as fotos de reserva. Então não é que o (meu) Firefox resolveu "pifar" dois dias seguidos? Até me mandaram um e-mail a pedir desculpa do "crash", mas a verdade é que fiquei desconsolada, pois o meu tempo estava contado e já não consegui actualizar nada. Ficará para a próxima, se tiver mais sorte.

Entretanto, aqui na aldeia a vida não pára. Tinham-me sobrado bastantes Figos Secos, da safra do ano passado que, com o passar do tempo estavam um pouco mais ressequidos, mas ainda muito bons. Foi então que me lembrei de os aproveitar para fazer Marmelada de Figo que tanto dá para barrar o pão como para juntar aos iogurtes naturais ou rechear tortas. Além de saboroso, é muito saudável para evitar a obstipação (uma palavra pomposa que significa prisão de ventre).

Marmelada de Figos Secos

800 g de figos secos
2 dl de água a ferver
1 dl de licor de ginja (ou vinho do Porto)
1 pau de canela

2 dl de água
100 g de açúcar

Lavar os figos um a um em água morna (para retirar a farinha em que se envolvem para conservar).
Retirar os pés. Colocá-los num recipiente (tipo pirex) e cobri-los com a água a ferver e o licor. Tapar e deixar macerar por algumas horas (3 ou 4), para hidratarem.
Partir os figos ao meio ou em quartos, juntar a marinada, o pau de canela, e levar ao lume. Quando ferver, reduza para o mínimo e deixe cozinhar por 30 minutos, vigiando para não deixar secar o líquido (se necessário, acrescente um pouco mais de água).
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Passe no passe-vite com o ralo médio e reserve o puré obtido.
Num tachinho, leve ao lume o açúcar e a restante água; logo que levante fervura, reduza para o mínimo e deixe ferver 5 minutos exactos.
Junte a esta calda o puré de figos e mexa bem. Leve ao lume a ferver até obter o ponto de marmelada .

Tenham um bom fim de semana!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

TACINHAS FLORESTA NEGRA


No passado domingo, pelas razões que já vos contei, houve "rancho melhorado" cá em casa e uma sobremesa especial. Como o Provador Oficial do Meu Estaminé não aprecia muito as doçuras, tenho de ser muito comedida, mas de vez em quando sai uma nem que tenha de a comer sozinha (he,he).
Tínhamos acabado de colher as primeiras cerejas do nosso quintal!
Desta vez a escolha recaiu sobre uma receita que tinha visto aqui:
http://1toquedecanela.blogspot.pt/2013/06/tacinhas-floresta-negra.html
O meu problema era não ter o queijo creme necessário, pois aqui na aldeia não há supermercado e este fica a 30 km de distância. A solução, que não é a ideal, foi substitui-lo por iogurte grego. Ficou muito leve e saboroso e o Provador gostou muito, mas perdeu um pouco no aspecto, pois o creme não engrossou como era desejado. No fim da semana irei para Lisboa e lá, espero obter os ingredientes para repetir a receita como deve ser. Entretanto, se já tiverem cerejas no quintal ou se as encontrarem a preço justo, não deixem de experimentar.

Tacinhas Floresta Negra

Bolo de chocolate (usei Pão de Ló)
Licor de cereja (Kirsh) ou ginja (usei da minha Ginjinha)
1 embalagem de queijo creme (tipo Philadélphia)
2 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
100ml de natas
cerejas frescas descaroçadas  + 1 inteira para cada taça
Chocolate preto em raspas para decorar.

No fundo de cada taça individual coloque um pedaço de bolo.
Aconchegue com a colher e deite por cima 1 colher de licor.
Entretanto, misture as gemas com o açúcar e o queijo creme.
Bata com a batedeira para envolver bem. Acrescente as natas e misture.
Bata as claras em castelo e incorpore no creme de queijo, delicadamente.
Coloque 1 colher de creme em cada taça, sobre o bolo
e por cima, ponha cerejas descaroçadas.
Termine com uma camada de creme de queijo.
Decore uma cereja inteira e raspas de chocolate negro.

Como já estão a ver, a nossa sobremesa foi inspirada na da Paula, do Um Toque de Canela, mas 
não poderá ter o mesmo nome, pois não teve o bolo de chocolate nem o queijo creme. No entanto, apesar das variações foi uma boa sugestão.
Um obrigada ao Um Toque de Canela e à sua autora!
Divirtam-se e tenham uma boa semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)


BOLO ENSOPADO DE LARANJA


Ontem houve festa na minha aldeia!
Aqui festeja-se o Santo António, o Padroeiro e Orago da Capela.
Como as pessoas do campo não têm feriados (as regas são tarefa diária e os animais, tal como as pessoas, têm de comer todos os dias), convencionou-se que, se o dia de Sto. António tiver lugar até terça-feira, a festa será no Domingo anterior; se for após, ela será celebrada no Domingo seguinte.
Esta é uma festa simples (a mais importante é em Setembro, dedicada a Nossa Senhora das Dores).
De manhã veio o Grupo de Bombos de Almaceda (a sede de freguesia) animar a aldeia com a sua fanfarra de tambores e flauta. De tarde celebrou-se a Missa da Festa. (Só o facto de haver Missa já é festa, pois o Padre raramente tem tempo para chegar a todas as freguesias que tem a seu cargo)!
Nos entretantos, na véspera à noite e no domingo, houve música por um acordeonista e bailaricos até às tantas na Casa do Povo que se chama Centro Social e Cultural.
Na mesa de todas as casas houve refeições melhoradas, com Filhós e Bolos à sobremesa.
Para oferecer à nossa Tia I. e aos primos e primas que se iam reunir, fiz um Bolo de Laranja que tem uma outra história.
Ele foi inspirado no Bolo de Tangerina Molhadinho da Joana Roque, também conhecida por Colher de Pau, do blog As Minhas Receitas. Para ela vai uma saudação especial, porque além de tudo o mais, foi dos primeiros blogs que conheci e que me inspiraram.
Mas aqui na aldeia não temos tangerinas e eu só tinha laranjas! Daí , a alteração da receita...
Eu deixo-vos a receita original, em homenagem à Colher de Pau, a quem endereço os meus agradecimentos.

Bolo de Tangerina Molhadinho

280 g de farinha de trigo (usei com fermento Branca de Neve)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (não tinha)
1 pitada de sal
120 g de manteiga à temperatura ambiente
200 g de açúcar
2 ovos
1 chávena de chá de sumo de tangerina (+ ou - 4 tangerinas)

Calda
1/2 chávena de chá de açúcar
2 chávenas de chá de sumo de tangerina

Decoração

1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de água
1 colher de sopa de vinagre branco de maçã
1 tangerina em gomos separados

Aqueça o forno a 180º e unte uma forma de buraco.
Peneire juntos os ingredientes secos e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar e adicione os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Reduza a velocidade da batedeira e adicione a farinha, aos poucos, alternando com o sumo. (Nesta altura, aumentei a velocidade da batedeira para misturar melhor).
Deite na forma e leve ao forno por 45 minutos. Faça o teste do palito.
Entretanto, prepare a calda:
Leve a fogo médio um tachinho com o açúcar e o sumo, mexendo sempre. Quando começar a ferver, pare de mexer e reduza o lume para o mínimo. Deixe ferver durante 5 minutos e retire do lume.
De seguida prepare os gomos caramelizados para a decoração:
Na mesa ou bancada da cozinha, estenda um pedaço de papel vegetal de culinária e reserve.
Num tachinho junte o açúcar, a água e o vinagre e leve ao lume mexendo sempre até ferver e o açúcar se dissolver. Pare de mexer quando ferver e deixe cozinhar em lume brando até a calda ficar com a cor de caramelo claro. Retire do lume e espere 2 minutos.
Com o auxílio de 1 garfo, mergulhe os gomos 1 a 1, na calda, retire e coloque sobre o papel vegetal (ou sobre uma superfície untada com óleo ou margarina) e deixe arrefecer.
Antes de desenformar o bolo, faça furos com o garfo ou um palito e derrame sobre todo ele 2/3 da calda.
Desenforme para o prato de serviço e cubra com a restante calda.
Polvilhe com açúcar em pó e, com a ajuda de uma espátula, decore o bolo com os gomos de tangerina caramelizados.

Tal como vos disse anteriormente, troquei a tangerina que não tinha por laranjas e o bolo ficou magnífico: grande, amarelinho e bem ensopado como eu gosto!
Agora, ao procurar o link desta receita, não consegui encontrá-lo. Vasculhei todos os bolos em As Minhas Receitas e não a encontrei! Será que me enganei?
Se assim foi, peço muita desculpa à "lesada", mas publico na mesma porque o bolo é uma delícia. Mandem-me o link correcto que eu acrescento, está bem?

Boa semana! Beijinhos da

Bombom

BOLA RÁPIDA DA TIA T.


Ainda a pensar em lanches de verão ou em piqueniques, trago-vos a receita de uma Bola Rápida, feita com carnes frias ou simples sobras de carne de uma refeição.
A receita é da minha amiga Lua e podem conferi-la aqui:
http://nasfasesdalua.blogspot.pt/2013/04/bola-rapida.html

Bola Rápida da Tia T.

250g de farinha de trigo
4 ovos
2 colheres de sopa de fermento em pó (uso 1 de pó Royal)
sal q.b.
1,5 dl de óleo (ou 100 ml de margarina líquida)
2 dl de leite (meio gordo)
250 g a 300 g de carnes frias (fiambre, paio,chourição)

Forre um tabuleiro com papel vegetal de culinária.
Ligue o forno a 180º C.
Numa tigela junte a farinha com o fermento e misture.
Bata os ovos inteiros com o sal e o óleo.
Alternadamente, junte aos poucos a farinha e o leite
e envolva bem.
Verta metade da massa no tabuleiro preparado
e ponha por cima as carnes frias.
Cubra com a massa restante e alise com a espátula.
Leve ao forno pré-aquecido, durante 25 a 30 minutos.
(Faça o teste do palito).

Nota: Entre parentesis, estão algumas alterações introduzidas por mim.

Continuação de uma boa semana.
Beijinhos da

Bombom  (Tia Fátima ou Avó Fátima)

PÃO DE SODA


 Lembram-se de vos ter dito que andava a organizar as "receitas perdidas" que tenho coleccionado de entre as que me parecem mais interessantes? Pois a tarefa está quase terminada e, digo-vos, valeu a pena porque fui desencantar algumas bem giras (passe o termo de calão tão português).
Como estamos a entrar no tempo quente, quase em férias e na altura em que os piqueniques sabem tão bem, lembrei-me que talvez vos fossem úteis umas receitas de Pão Rápido, com fermento em pó tipo Royal.
Para quem não gosta muito de cozinhar ou está com pressa, são ideais.
Hoje escolhi uma que me deixou muito curiosa, por ser feita com bicarbonato de sódio e não descansei enquanto não a experimentei.
Deu para 2 pães lindos, de aspecto rústico e muito saborosos. Não foi aprovado pelo Provador Oficial do Meu Estaminé, porque cheirava muito ao bicarbonato de sódio e eu concordo com ele. Por isso, em breve vou experimentar substituir uma parte por fermento em pó Royal, como se faz noutras receitas semelhantes.
A receita é do Gordon Ramsay e foi publicada no blog Um Toque de Canela.
Se não conhecem, vale a pena visitarem este Toque de Canela, sempre perfumado e muito bem condimentado.
http://1toquedecanela.blogspot.pt/2013/05/pao-de-soda.html

Pão de Soda

350g de farinha de trigo sem fermento (Espiga)
150g de farinha integral
1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
1 colher de chá de sal marinho (ou flor de sal)
1 colher de chá de açúcar fino (branco)
450g de buttermilk (usei 2 iogurtes gregos sem açúcar)

Buttermilk:  450 ml de leite meio gordo + 2 colheres de sopa de sumo de limão.
Deixar repousar 15 a 20 minutos.

Comece por preparar o buttermilk.
Forre um tabuleiro com papel vegetal de culinária.
Ligue o forno a 200º C.
Numa tigela junte as farinhas, o bicarbonato, o sal e o açúcar.
Acrescente o buttermilk e comece a amassar.
Depois de tudo bem ligado, coloque a massa numa
superfície enfarinhada e amasse durante cerca de 3 minutos.
Transfira para o tabuleiro reservado.
Com uma faca bem afiada, faça uma cruz
na superfície e leve ao forno durante 30 a 35 minutos.
Retire quando estiver dourado e crocante.

                                              Vai uma fatia?

Tenham uma boa semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)