SORVETE DE MANGA (DO JAMIE OLIVER)


Olá a todos os que me visitam!
Hoje trago-vos as novidades: ontem, finalmente, estreei a Máquina dos Gelados!
Foi o primeiro dia de calor que apanhámos aqui na aldeia, a 30 km de Castelo Branco.
Tinha tudo preparado e a refrescar no frigorífico e não tinha fruta para o almoço.
Estava na hora de fazer um gelado para a sobremesa. Enquanto o Provador Oficial aqui do Meu Estaminé se encarregava de fazer um Churrasco de Frango lá fora, no quintal, eu preparei o Gelado e fiz o acompanhamento para a refeição.
A receita do Gelado fui buscá-la ao blog da minha amiga Isabel, que é especialista (em gelados e não só).
Como não registei na altura o devido link, deixo-vos aqui outro que decerto não vos decepcionará.
Se gostam de coisas boas, de Bolos e Chocolates, Bolachas gostosas e Licores, não deixem de lhe fazer uma visita!
http://cozinharcomosanjos.blogspot.pt/2013/05/gelados-recordando-vii.html

Sorvete de Manga (do Jamie Oliver)

500g de manga congelada (ou bem fresca no frigorífico)
250g de iogurte natural
raspa de 1 limão
2 colheres de sopa de mel ( para a próxima uso 3)
4 folhas de hortelã

Congele a manga aos cubinhos e passe-os no liquidificador por uns segundos (usei a varinha mágica).
Desligue e junte o iogurte, a raspa de limão, o mel e a hortelã. Bata novamente.
Deite na sorveteira a trabalhar durante 35 minutos.
Sirva enfeitado com raspas de chocolate.

Notas:
 - Descongelei a manga no frigorífico, antes de usar.
 - Servi simples, enfeitado com folhinhas de hortelã.
- É um sorvete muito agradável, vitaminado e "light".
- Se não tiver máquina de gelados, coloque-o numa caixa tipo Tupperware com tampa e leve ao congelador. Retire de 30 em 30 minutos e bata bem para emulsionar os cristais de gelo. Faça-o nas primeiras duas horas que leva a congelar.

Tenham um bom fim de semana!
Beijinhos da

Bombom

NOTÍCIAS DO MEU ESTAMINÉ


Um Olá especial a todos os amigos e amigas que me visitam.
Cheguei hoje à minha aldeia para passar uns tempos de calma e serenidade aqui no campo.
Para me entreter, trouxe uma companheira nova que ganhei há poucos dias. Uma máquina de fazer Gelados que é o novo "brinquedo" da minha cozinha!
Andava a sonhar com ela há tanto tempo!
Trouxe também uma série de receitas fantásticas para experimentar. O recipiente já está no congelador, onde deve permanecer 24 horas para refrescar e amanhã sai Gelado de certeza. Mesmo sem fotos, porque neste portátil não me aventuro a metê-las sem um supervisor de classe (he,he).
Aqui na zona de Castelo Branco e arredores faz muito vento e o ar arrefeceu bastante.
Já preparámos a salamandra e trouxemos mais lenha para logo à noite passarmos um serão mais quentinhos.
Como nesta região o tempo é mais frio do que em Lisboa, a fruta está mais atrasada e ainda verde.
As nêsperas este ano são maiores; as cerejas são menos do que no ano passado e só estarão boas lá para finais de Junho. O mesmo se passa com os primeiros figos que já estão gorduchos, mas ainda verdes e só se devem provar lá para Julho.
A minha "reforma agrária" vai bem desenvolvida: o tomilho pegou e está forte e bonito, o cebolinho também pegou e cresceu bem, o pé de aipo está bom para usar em breve e o manjericão está grande e viçoso que dá gosto ver. As flores amarelas para tratamentos estão secas e já se podem guardar, assim como a salva que deixei a secar no fim de Abril.

 Estou contente por ver que nada se perdeu!
Desejo a todos uma boa semana, com óptima disposição.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)


OS 50 ANOS DO MEU CURSO DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO


                Bolo do 50° Aniversário com a foto da Escola do Magistério Primário

No sábado, dia 18 de Maio, celebrámos os 50 anos do nosso Curso de 1961/63 da Escola do Magistério Primário de Lisboa.
Desde a celebração dos 20 que todos os anos nos temos encontrado em diversos pontos do país, conforme a área de residência dos colegas organizadores.
Este ano, como a data era muito especial, o encontro foi no mesmo local onde estudámos (mas que já tem outro nome), a Escola Superior de Educação de Lisboa, situada em Benfica.


Fomos recebidos pela Tuna Académica da Escola Superior de Educação de Lisboa que nos ofereceu uma bela exibição do seu animado reportório.
Seguiu-se a Missa de Acção de Graças e também de Sufrágio pelos colegas e professores que já faleceram, celebrada pelo nosso Professor de Moral, o Padre Lereno.
Depois de um rápido "coffee brake", saímos para uma visita à Câmara Municipal de Lisboa, acompanhados pelo Professor Moreirinhas Pinheiro que foi nosso professor de Didáctica e de Legislação.

               Maquete do edifício da Câmara Municipal de Lisboa

Fomos recebidos no Salão Nobre pelo Arquitecto Ezequiel Marinho  que solícitamente nos explicou a história do edifício e os detalhes e pormenores das pinturas do fresco do tecto, dos quadros e das esculturas que enfeitam as paredes.

                 Fresco pintado no tecto do Salão Nobre

Fomos também à varanda principal de onde foi proclamada a República em 1910.

                            Vista da varanda principal: o Pelourinho de Lisboa

No final foi-nos oferecido um Porto de Honra muito simpático e do qual não estávamos à espera.
Ficámos a saber que no último dia de cada mês pelas 11 horas, se podem fazer visitas guiadas gratuitas a esta e mais duas Salas importantes.
Voltámos à Escola Superior de Educação onde foi servido o almoço e passámos a tarde alegremente, num convívio animado pela música e cantares de outra Tuna, desta vez composta por Séniors.
Aproveito para agradecer às colegas da organização, pelo seu empenho e tempo despendido e que tornaram este dia inesquecível.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

DOURADA COM LIMÃO


    A sair do forno
 
Tinha uma bela dourada e queria fazer um assado diferente.
Foi então que me lembrei de um "livro" de receitas da margarina Vaqueiro, bem antigo por sinal, pois deve ter quase tantos anos como os que eu levo de casada (40 e tais, sim).


Não é bem um livro: é um conjunto de fichas individuais de receitas, arrumadas por assuntos numa capa em harmónio que, quando se fecha, parece um livro.


Era assim que eu gostava que fossem todos os Livros de Receitas: que se pudesse retirar a pretendida, levar para a cozinha e arrumar final da tarefa. Prático e eficiente!
Ora vejam se concordam comigo.


Dourada com Limão

1 dourada média
2 colheres de sopa de margarina (usei Vaqueiro líquida)
1 limão grande (usei 1 pequeno)
2 cebolas médias
150 ml de vinho branco
pão ralado
sal e pimenta

Arranje a dourada como habitualmente.
Unte uma travessa de ir ao forno ( pirex ou cerâmica) com margarina.
Pique as cebolas e cubra o fundo da travessa.
Coloque a dourada por cima da cebola, regue com o vinho branco e à volta disponha o limão cortado em tiras finas ( cortei em rodelas fininhas).
Polvilhe com pão ralado e regue com a margarina derretida.
Leve a assar no forno durante 25 minutos.
Sirva bem quente, acompanhada de batatas cozidas às rodelas grossas.

               Antes de ir para o forno

Notas :
 - Estava com receio que ficasse muito ácido por causa do limão, mas não: como usei um limão pequeno, ficou no ponto certo.
 - Para a próxima acrescento-lhe 1 dente de alho picadinho, pois acho que vai valorizar a receita.
 - Como não tinha vinho branco, fiz uma mistura de 100 ml de água e 100 ml de vinho do Porto. Por isso o molho ficou com um tom rosado...
 - Vale a pena experimentar pois é uma receita muito fácil, rápida e saborosa.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

UM PRESENTE DE ANIVERSÁRIO


                  Hotel do INATEL em Albufeira

Não sei se todos os meus visitantes e amigos sabem que tive um problema complicado na recepção do sinal da minha operadora de internet. Um fusível ou tomada que ligava o cabo exterior à "box" avariou e provocou um curto-circuito nesta última, o que impedia a comunicação à internet. Eles tentam resolver tudo pelo telefone, mas depois de alguma insistência, mandaram mesmo um técnico e tudo ficou resolvido.
Agora vamos às coisas boas (he,he).
Como presente de aniversário do Provador Oficial do Meu Estaminé, tive uma semana de férias absolutas, (daquelas "sem fazer nenhum"), no Algarve.

                       Vista da varanda do quarto

O tempo esteve excepcional para a época, embora nesta altura do ano o clima já seja bastante ameno e agradável. A Albufeira já estava cheia de turistas, o que é muito positivo para a economia da região, mas os hoteleiros queixam-se porque antigamente eles ficavam 15 dias e agora, com a crise europeia, ficam só 5 dias. Mas  enquanto forem uns e vierem outros, já não é muito mau!!!
Queria deixar aqui umas fotografias a ilustrar a prosa, mas o Blogger está a trocar-me as voltas (será enguiço?) e não mas deixa meter. Logo que seja possível, rectificarei.
Tenham um bom começo de semana! Eu volto já.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)



UM REMÉDIO NATURAL PARA MALES DAS UNHAS

Não sei se ainda estarão lembrados (as) de um "post" sobre este tema que publiquei em Janeiro e que podem recordar aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2013/01/para-males-nas-unhas-um-remedio-natural.html


Hoje venho congratular-me com a nossa amiga Mary Strawberry que pacientemente fez o tratamento às unhas da filhota de 6 aninhos que nasceu com elas defeituosas e os médicos aconselhavam a operar quando fosse mais crescida.
Hoje ela publicou o seu testemunho com as fotos do antes e do depois.
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/04/malmequeres-e-bemmequeres-milagrosos.html

Parabéns às duas pela persistência que tiveram no tratamento e muitas felicidades!
Fico muito feliz por terem aproveitado a dica e terem experimentado, com tão bons resultados.

O nome científico do Pampilho-das-searas é Chrysanthemum Coronarium syn, ou Chrysanthemum Segetum, da Família das Asteráceas.
Obrigada às queridas Amigas D. e Z. por me elucidarem.

Bom fim de semana para todos e beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

SALADA DE REBENTOS

Não sei se se recordam de termos falado nos Rebentos de Sementes. São altamente nutritivos, económicos (podemos semeá-los em casa a partir de alguns grãos), são uma fonte de Vitamina C, de alguma proteína vegetal, de substâncias vestigiais e de vitaminas do complexo B. São verdadeiramente biológicos, se cultivar em casa, num vaso, sem químicos e partindo de sementes compradas em locais de confiança que garantam que não contêm fungicidas.
Não precisam ser cozinhados, embora possa usá-los em sopas. Use-os nas saladas ou em sanduiches.
As sementes usadas na salada desta receita, não são muito usuais em Portugal. Por cá são mais vistos os rebentos de soja, mas se quiserem semear em casa podem usar sementes de feijão, trigo, cevada, aveia, etc.

Este é um produto que as empresas de ervas aromáticas podiam vender também nos supermercados, em vasinhos...

Salada de Rebentos

mistura de rebentos (alfafa, feijão mungo ou aduki)
1 molho de agriões
60 g de nozes
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sumo de limão
sal e pimenta

Lave e seque os rebentos e coloque-os numa saladeira. Lave os agriões e remova os caules mais grossos (aproveite-os para a sopa) e divida-os em raminhos; junte-os aos rebentos e acrescente as nozes picadas. Misture o azeite, o sumo de limão, sal e pimenta e tempere a salada. Envolva bem e sirva.

Bom Domingo cheio de Sol no coração!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)