DOURADA COM LIMÃO


    A sair do forno
 
Tinha uma bela dourada e queria fazer um assado diferente.
Foi então que me lembrei de um "livro" de receitas da margarina Vaqueiro, bem antigo por sinal, pois deve ter quase tantos anos como os que eu levo de casada (40 e tais, sim).


Não é bem um livro: é um conjunto de fichas individuais de receitas, arrumadas por assuntos numa capa em harmónio que, quando se fecha, parece um livro.


Era assim que eu gostava que fossem todos os Livros de Receitas: que se pudesse retirar a pretendida, levar para a cozinha e arrumar final da tarefa. Prático e eficiente!
Ora vejam se concordam comigo.


Dourada com Limão

1 dourada média
2 colheres de sopa de margarina (usei Vaqueiro líquida)
1 limão grande (usei 1 pequeno)
2 cebolas médias
150 ml de vinho branco
pão ralado
sal e pimenta

Arranje a dourada como habitualmente.
Unte uma travessa de ir ao forno ( pirex ou cerâmica) com margarina.
Pique as cebolas e cubra o fundo da travessa.
Coloque a dourada por cima da cebola, regue com o vinho branco e à volta disponha o limão cortado em tiras finas ( cortei em rodelas fininhas).
Polvilhe com pão ralado e regue com a margarina derretida.
Leve a assar no forno durante 25 minutos.
Sirva bem quente, acompanhada de batatas cozidas às rodelas grossas.

               Antes de ir para o forno

Notas :
 - Estava com receio que ficasse muito ácido por causa do limão, mas não: como usei um limão pequeno, ficou no ponto certo.
 - Para a próxima acrescento-lhe 1 dente de alho picadinho, pois acho que vai valorizar a receita.
 - Como não tinha vinho branco, fiz uma mistura de 100 ml de água e 100 ml de vinho do Porto. Por isso o molho ficou com um tom rosado...
 - Vale a pena experimentar pois é uma receita muito fácil, rápida e saborosa.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

UM PRESENTE DE ANIVERSÁRIO


                  Hotel do INATEL em Albufeira

Não sei se todos os meus visitantes e amigos sabem que tive um problema complicado na recepção do sinal da minha operadora de internet. Um fusível ou tomada que ligava o cabo exterior à "box" avariou e provocou um curto-circuito nesta última, o que impedia a comunicação à internet. Eles tentam resolver tudo pelo telefone, mas depois de alguma insistência, mandaram mesmo um técnico e tudo ficou resolvido.
Agora vamos às coisas boas (he,he).
Como presente de aniversário do Provador Oficial do Meu Estaminé, tive uma semana de férias absolutas, (daquelas "sem fazer nenhum"), no Algarve.

                       Vista da varanda do quarto

O tempo esteve excepcional para a época, embora nesta altura do ano o clima já seja bastante ameno e agradável. A Albufeira já estava cheia de turistas, o que é muito positivo para a economia da região, mas os hoteleiros queixam-se porque antigamente eles ficavam 15 dias e agora, com a crise europeia, ficam só 5 dias. Mas  enquanto forem uns e vierem outros, já não é muito mau!!!
Queria deixar aqui umas fotografias a ilustrar a prosa, mas o Blogger está a trocar-me as voltas (será enguiço?) e não mas deixa meter. Logo que seja possível, rectificarei.
Tenham um bom começo de semana! Eu volto já.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)



UM REMÉDIO NATURAL PARA MALES DAS UNHAS

Não sei se ainda estarão lembrados (as) de um "post" sobre este tema que publiquei em Janeiro e que podem recordar aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2013/01/para-males-nas-unhas-um-remedio-natural.html


Hoje venho congratular-me com a nossa amiga Mary Strawberry que pacientemente fez o tratamento às unhas da filhota de 6 aninhos que nasceu com elas defeituosas e os médicos aconselhavam a operar quando fosse mais crescida.
Hoje ela publicou o seu testemunho com as fotos do antes e do depois.
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/04/malmequeres-e-bemmequeres-milagrosos.html

Parabéns às duas pela persistência que tiveram no tratamento e muitas felicidades!
Fico muito feliz por terem aproveitado a dica e terem experimentado, com tão bons resultados.

O nome científico do Pampilho-das-searas é Chrysanthemum Coronarium syn, ou Chrysanthemum Segetum, da Família das Asteráceas.
Obrigada às queridas Amigas D. e Z. por me elucidarem.

Bom fim de semana para todos e beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

SALADA DE REBENTOS

Não sei se se recordam de termos falado nos Rebentos de Sementes. São altamente nutritivos, económicos (podemos semeá-los em casa a partir de alguns grãos), são uma fonte de Vitamina C, de alguma proteína vegetal, de substâncias vestigiais e de vitaminas do complexo B. São verdadeiramente biológicos, se cultivar em casa, num vaso, sem químicos e partindo de sementes compradas em locais de confiança que garantam que não contêm fungicidas.
Não precisam ser cozinhados, embora possa usá-los em sopas. Use-os nas saladas ou em sanduiches.
As sementes usadas na salada desta receita, não são muito usuais em Portugal. Por cá são mais vistos os rebentos de soja, mas se quiserem semear em casa podem usar sementes de feijão, trigo, cevada, aveia, etc.

Este é um produto que as empresas de ervas aromáticas podiam vender também nos supermercados, em vasinhos...

Salada de Rebentos

mistura de rebentos (alfafa, feijão mungo ou aduki)
1 molho de agriões
60 g de nozes
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sumo de limão
sal e pimenta

Lave e seque os rebentos e coloque-os numa saladeira. Lave os agriões e remova os caules mais grossos (aproveite-os para a sopa) e divida-os em raminhos; junte-os aos rebentos e acrescente as nozes picadas. Misture o azeite, o sumo de limão, sal e pimenta e tempere a salada. Envolva bem e sirva.

Bom Domingo cheio de Sol no coração!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

"HAMBURGUERS" INTEGRAIS DE CEBOLA


Tal como vos prometi, fica aqui a 2ª receita para uma dieta de prevenção ou contra o Cancro.
Volto a lembrar que, se já tiver tido ou estiver a curar o dito, deve usá-la como se de um remédio se tratasse. Deve ser perseverante e segui-la o mais "à risca" possível.
Se for por prevenção, pode introduzir outros alimentos como carne e peixe muito frescos e que tenham menos toxinas.
Como vos tinha dito, estas receitas são do livro SUPERALIMENTOS - Coma Bem Para Ser Saudável, que eu penso ser de autores americanos. Vou dar-vos a receita original e, entre parêntesis, acrescentarei algumas dicas pois acho a nossa Alimentação Mediterrânica bem mais saudável.
Pelas quantidades apresentadas, parece-me que a receita dá para várias pessoas ou doses. No caso desta, podem sempre congelar-se alguns para outra refeição.


Hamburguers Integrais de Cebola

12 cebolinhas novas (ou 1 média)
2 ovos ligeiramente batidos
1 boa pitada de noz moscada ralada
2 fatias de pão integral sem côdea, esmagadas
375 g de puré de batata frio (e enxuto)
sal marinho, pimenta preta moída na hora
óleo de girassol (para fritar)

Lave e coza as cebolinhas em um pouco de água até ficarem tenras; escorra-as e pique-as e reserve uma ou duas colheres de água para amolecer as fatias de pão, escorrendo-as muito bem.
Misture os ovos, a noz moscada, o sal e a pimenta, o pão desfeito e o puré de batata com a cebola.
Molde os hamburguers e, se a massa estiver mole, junte um pouco de pão ralado.
Aqueça o óleo numa frigideira grande e frite-os até ficarem ligeiramente dourados.
Sirva-os com uma salada de alface frisada, rodelas de cebola e de tomate e o seu tempero favorito.

Nota (1):
 - As frases sublinhadas são da minha autoria. (Peço desculpa, mas parece-me melhor).
 - No tempero da salada não se esqueçam que o ideal é o azeite virgem (de oliva) e sumo de limão.

A minha receita ideal vai ser assim:

1 - Pique a cebola (ou cebolinhas) e um ramo de salsa e reserve.
2 - Molhe as fatias de pão com uma colher de sopa de água morna ou caldo e desfaça-as com um garfo.
3 -Numa tigela grande, bata os ovos com a noz moscada, o sal marinho e a pimenta moída.
4 - Junte a cebola e a salsa reservada, o pão desfeito, o puré de batata e misture tudo muito bem.
5 - Molde os hamburguers e, se for necessário junte um pouco de pão ralado.
6 - Frite os hamburguers ou então forre um tabuleiro com papel vegetal de culinária (já não precisa de untar) e leve ao forno pré aquecido a 180º C durante 15 a 20 minutos.

Nota (2):
Como sofro da visícula e não posso comer fritos, vou experimentar fazer no forno.
Quando for à Cidade (para a semana) trarei o pão integral que na aldeia não temos e farei a receita com as respectivas fotos que publicarei quando voltar a Lisboa.

Por aqui estamos com um tempo espectacular. Os campos estão completamente floridos e as árvores de fruto estão lindas de ver!
A parte "chata" é o ventinho que abana as árvores e espalha as pétalas por tudo quanto é sítio. Se temos as portas abertas ou as janelas, é sabido que elas não se fazem rogadas e nos enchem a casa. No campo é assim: por mais que se varra e limpe, a casa nunca está como nós gostamos!
Tenham um óptimo fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)




CRUDITÉS CLÁSSICAS

Estou desde o início da semana na minha aldeia da Beira Baixa.
Trouxe o portátil, mas não me é muito fácil elaborar posts e muito menos colocar fotos.
Como vos prometi, vou dar-vos as receitas do "asterisco".

"As Crudités são bastante comuns nos restaurantes franceses e podem aparecer de variadas formas.
As mais clássicas, consistem em rabanetes frescos com as folhas, cenouras cruas, sem pele e raladas, beterrabas novas raladas e pedaços de aipo estaladiço. Todos eles podem ser servidos temperados com limão e azeite e decorados com um pouco de salsa.

Crudités Clássicas

6 a 10 rabanetes lavados
2 cenouras descascadas
4 a 6 beterrabas novas lavadas
2 ou 3 talos de aipo lavados
sumo de meio limão
1 colher de sopa de azeite virgem
1 colher de sopa de salsa picada

Esta era a 1ª refeição leve, na dieta contra o Cancro de que anteriormente falámos.
Amanhã teremos os Hamburguers  Integrais de Cebola.

Boa semana para todos. Beijinhos da
Bombom


MUSEU DO BRINCAR...PARABÉNS!


O Museu do Brincar, em Vagos - Aveiro,  faz hoje 1 ano.
O Meu Estaminé não podia deixar de vir à festa!
Está quase a fazer também 1 ano que a Bombom se (re)vestiu de menina e voltou a ser criança.


Neste Museu todas as idades são boas para voltar a ser Criança outra vez!
Ainda hoje, quando me lembro, volto a sentir a mesma sensação de Liberdade de quando era Menina.
Não deixem de inscrever no vosso próximo itinerário das Viagens, uma passagem por aqui: vão ver que vão gostar!


O Museu do Brincar fica no Largo Branco de Melo, Palacete Visconde Valdemouro RC, 3840-383 Vagos.
Hoje as visitas são gratuitas e às 16 horas, podem ajudar a soprar as velas do Bolo de Aniversário.
As fotos são da reportagem que vos ofereci aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/05/museu-do-brincar-em-vagos-aveiro.html

PARABÉNS A TODA A EQUIPA QUE DIRIGE  O MUSEU DO BRINCAR!
OBRIGADA AOS SPONSORS!

Tenham um óptimo Domingo. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)