UM REMÉDIO NATURAL PARA MALES DAS UNHAS

Não sei se ainda estarão lembrados (as) de um "post" sobre este tema que publiquei em Janeiro e que podem recordar aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2013/01/para-males-nas-unhas-um-remedio-natural.html


Hoje venho congratular-me com a nossa amiga Mary Strawberry que pacientemente fez o tratamento às unhas da filhota de 6 aninhos que nasceu com elas defeituosas e os médicos aconselhavam a operar quando fosse mais crescida.
Hoje ela publicou o seu testemunho com as fotos do antes e do depois.
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/04/malmequeres-e-bemmequeres-milagrosos.html

Parabéns às duas pela persistência que tiveram no tratamento e muitas felicidades!
Fico muito feliz por terem aproveitado a dica e terem experimentado, com tão bons resultados.

O nome científico do Pampilho-das-searas é Chrysanthemum Coronarium syn, ou Chrysanthemum Segetum, da Família das Asteráceas.
Obrigada às queridas Amigas D. e Z. por me elucidarem.

Bom fim de semana para todos e beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

SALADA DE REBENTOS

Não sei se se recordam de termos falado nos Rebentos de Sementes. São altamente nutritivos, económicos (podemos semeá-los em casa a partir de alguns grãos), são uma fonte de Vitamina C, de alguma proteína vegetal, de substâncias vestigiais e de vitaminas do complexo B. São verdadeiramente biológicos, se cultivar em casa, num vaso, sem químicos e partindo de sementes compradas em locais de confiança que garantam que não contêm fungicidas.
Não precisam ser cozinhados, embora possa usá-los em sopas. Use-os nas saladas ou em sanduiches.
As sementes usadas na salada desta receita, não são muito usuais em Portugal. Por cá são mais vistos os rebentos de soja, mas se quiserem semear em casa podem usar sementes de feijão, trigo, cevada, aveia, etc.

Este é um produto que as empresas de ervas aromáticas podiam vender também nos supermercados, em vasinhos...

Salada de Rebentos

mistura de rebentos (alfafa, feijão mungo ou aduki)
1 molho de agriões
60 g de nozes
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sumo de limão
sal e pimenta

Lave e seque os rebentos e coloque-os numa saladeira. Lave os agriões e remova os caules mais grossos (aproveite-os para a sopa) e divida-os em raminhos; junte-os aos rebentos e acrescente as nozes picadas. Misture o azeite, o sumo de limão, sal e pimenta e tempere a salada. Envolva bem e sirva.

Bom Domingo cheio de Sol no coração!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

"HAMBURGUERS" INTEGRAIS DE CEBOLA


Tal como vos prometi, fica aqui a 2ª receita para uma dieta de prevenção ou contra o Cancro.
Volto a lembrar que, se já tiver tido ou estiver a curar o dito, deve usá-la como se de um remédio se tratasse. Deve ser perseverante e segui-la o mais "à risca" possível.
Se for por prevenção, pode introduzir outros alimentos como carne e peixe muito frescos e que tenham menos toxinas.
Como vos tinha dito, estas receitas são do livro SUPERALIMENTOS - Coma Bem Para Ser Saudável, que eu penso ser de autores americanos. Vou dar-vos a receita original e, entre parêntesis, acrescentarei algumas dicas pois acho a nossa Alimentação Mediterrânica bem mais saudável.
Pelas quantidades apresentadas, parece-me que a receita dá para várias pessoas ou doses. No caso desta, podem sempre congelar-se alguns para outra refeição.


Hamburguers Integrais de Cebola

12 cebolinhas novas (ou 1 média)
2 ovos ligeiramente batidos
1 boa pitada de noz moscada ralada
2 fatias de pão integral sem côdea, esmagadas
375 g de puré de batata frio (e enxuto)
sal marinho, pimenta preta moída na hora
óleo de girassol (para fritar)

Lave e coza as cebolinhas em um pouco de água até ficarem tenras; escorra-as e pique-as e reserve uma ou duas colheres de água para amolecer as fatias de pão, escorrendo-as muito bem.
Misture os ovos, a noz moscada, o sal e a pimenta, o pão desfeito e o puré de batata com a cebola.
Molde os hamburguers e, se a massa estiver mole, junte um pouco de pão ralado.
Aqueça o óleo numa frigideira grande e frite-os até ficarem ligeiramente dourados.
Sirva-os com uma salada de alface frisada, rodelas de cebola e de tomate e o seu tempero favorito.

Nota (1):
 - As frases sublinhadas são da minha autoria. (Peço desculpa, mas parece-me melhor).
 - No tempero da salada não se esqueçam que o ideal é o azeite virgem (de oliva) e sumo de limão.

A minha receita ideal vai ser assim:

1 - Pique a cebola (ou cebolinhas) e um ramo de salsa e reserve.
2 - Molhe as fatias de pão com uma colher de sopa de água morna ou caldo e desfaça-as com um garfo.
3 -Numa tigela grande, bata os ovos com a noz moscada, o sal marinho e a pimenta moída.
4 - Junte a cebola e a salsa reservada, o pão desfeito, o puré de batata e misture tudo muito bem.
5 - Molde os hamburguers e, se for necessário junte um pouco de pão ralado.
6 - Frite os hamburguers ou então forre um tabuleiro com papel vegetal de culinária (já não precisa de untar) e leve ao forno pré aquecido a 180º C durante 15 a 20 minutos.

Nota (2):
Como sofro da visícula e não posso comer fritos, vou experimentar fazer no forno.
Quando for à Cidade (para a semana) trarei o pão integral que na aldeia não temos e farei a receita com as respectivas fotos que publicarei quando voltar a Lisboa.

Por aqui estamos com um tempo espectacular. Os campos estão completamente floridos e as árvores de fruto estão lindas de ver!
A parte "chata" é o ventinho que abana as árvores e espalha as pétalas por tudo quanto é sítio. Se temos as portas abertas ou as janelas, é sabido que elas não se fazem rogadas e nos enchem a casa. No campo é assim: por mais que se varra e limpe, a casa nunca está como nós gostamos!
Tenham um óptimo fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)




CRUDITÉS CLÁSSICAS

Estou desde o início da semana na minha aldeia da Beira Baixa.
Trouxe o portátil, mas não me é muito fácil elaborar posts e muito menos colocar fotos.
Como vos prometi, vou dar-vos as receitas do "asterisco".

"As Crudités são bastante comuns nos restaurantes franceses e podem aparecer de variadas formas.
As mais clássicas, consistem em rabanetes frescos com as folhas, cenouras cruas, sem pele e raladas, beterrabas novas raladas e pedaços de aipo estaladiço. Todos eles podem ser servidos temperados com limão e azeite e decorados com um pouco de salsa.

Crudités Clássicas

6 a 10 rabanetes lavados
2 cenouras descascadas
4 a 6 beterrabas novas lavadas
2 ou 3 talos de aipo lavados
sumo de meio limão
1 colher de sopa de azeite virgem
1 colher de sopa de salsa picada

Esta era a 1ª refeição leve, na dieta contra o Cancro de que anteriormente falámos.
Amanhã teremos os Hamburguers  Integrais de Cebola.

Boa semana para todos. Beijinhos da
Bombom


MUSEU DO BRINCAR...PARABÉNS!


O Museu do Brincar, em Vagos - Aveiro,  faz hoje 1 ano.
O Meu Estaminé não podia deixar de vir à festa!
Está quase a fazer também 1 ano que a Bombom se (re)vestiu de menina e voltou a ser criança.


Neste Museu todas as idades são boas para voltar a ser Criança outra vez!
Ainda hoje, quando me lembro, volto a sentir a mesma sensação de Liberdade de quando era Menina.
Não deixem de inscrever no vosso próximo itinerário das Viagens, uma passagem por aqui: vão ver que vão gostar!


O Museu do Brincar fica no Largo Branco de Melo, Palacete Visconde Valdemouro RC, 3840-383 Vagos.
Hoje as visitas são gratuitas e às 16 horas, podem ajudar a soprar as velas do Bolo de Aniversário.
As fotos são da reportagem que vos ofereci aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/05/museu-do-brincar-em-vagos-aveiro.html

PARABÉNS A TODA A EQUIPA QUE DIRIGE  O MUSEU DO BRINCAR!
OBRIGADA AOS SPONSORS!

Tenham um óptimo Domingo. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

PÃEZINHOS RÚSTICOS DE AZEITE



Para não vos maçar demasiado, resolvi fazer um parêntesis nas Ementas que vos prometi, para vos mostrar uns pãezinhos muito gostosos que fiz esta semana. A receita é da minha boa Amiga Léia, dona do Cucchiaio Pieno, que muitas de vocês já conhecem. Vale a pena visitar o seu "cantinho" onde há sempre uma colherinha cheia de qualquer doçura ou de salgadinhos especiais da Cozinha Vegetariana.
Esta receita leva 450 g de farinha de trigo T65, mas para torná-la mais rica, podem usar 250 g desta farinha e 200 g de farinha de trigo integral. Vejam aqui a receita original:
www.cucchiaiopieno.com/2010/01/pao-rustico.html

Pãezinhos Rústicos de Azeite

450 g de farinha de trigo T65 (uso Espiga)
20 g de fermento fresco de padeiro
1 colher de sopa de açúcar
125 ml de leite morno
1 ovo
1 clara para pincelar
60 ml de azeite virgem
1 colher de café de sal

Aqueça o leite e dissolva o fermento e o açúcar.
Peneire a farinha.
Coloque na cuba da MFP o azeite, o sal, o ovo e a mistura de leite e fermento. Por fim coloque a farinha. Ligue o Programa - Massas (na minha é o 6).
Quando o ciclo se completar, transfira a massa para a banca enfarinhada e sove-a um pouco para retirar o ar da fermentação. Divida a massa em 10 bolinhas. (Eu fiz um rolo e cortei ao meio; depois dividi cada metade em 5 partes e moldei as bolinhas).
Disponha as bolas num tabuleiro ou dois, forrados com papel vegetal de culinária (uso Glad).
Com uma tesoura de cozinha ou uma faca afiada, faça incisões em cruz em cada uma delas. Cubra com um pano da loiça limpo e deixe levedar durante 15 minutos (deixei 30) em lugar morno.
Bata ligeiramente a clara e pincele a superfície dos pãezinhos (esqueci-me deste pormenor e polvilhei-as com farinha). Asse em forno quente, pré-aquecido a 200° C por 25 a 30 minutos, ou até que fiquem dourados.


Ficaram 10 pãezinhos deliciosos, macios e gostosos em que o azeite nem se nota.
Se não tiverem Máquina de Fazer Pão (MFP), anotem a receita original, em que a massa é batida no liquidificador da 123. Também podem fazer na tigela da batedeira com as varas em espiral.

Léia, obrigada pela partilha desta receita que foi muito apreciada cá em casa!
Boa semana com Sol radioso para todos.
Beijinhos da

                       Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

EMENTA SEMANAL


Referindo ainda o livro SUPERALIMENTOS , em que me tenho baseado para abordar o tema da Alimentação Racional (ou Natural), hoje vou partilhar convosco a Ementa Semanal que nos oferece, a título de exemplo.
Com os dados que já temos, poderemos assim elaborar todas as ementas que quisermos de acordo com os nossos gostos pessoais.

EMENTA SEMANAL

O consumo de líquidos é importante e deve ingerir (beber) um mínimo de um litro e meio por dia ( água, sopa, chá, sumos). Os sumos devem ser feitos na altura ou ser lacto-fermentados; se recorrer a sumos engarrafados, rejeite os que contêm açúcar, (adoçantes à base de aspartame), sal e aditivos e em caso algum consuma sumos de lata. Beba chás de ervas e águas minerais sem gás e sem serem artificialmente carbonatadas. Não consuma chá nem café, mesmo se for descafeinado (para descafeinar é usada uma substância cancerígena). Os sumos devem ser ingeridos meia hora antes das refeições, de preferência.

Nota: - A informação entre parentesis, é da minha autoria.
          - As receitas que o livro nos sugere, podem ser substituídas por outras semelhantes e mais de acordo com a cozinha portuguesa, tão rica e variada. Tem é de estar de acordo com o Plano Alimentar de que falámos anteriormente.

Segunda-feira

   Pequeno-almoço - Sumo de beterraba; muesli com damascos secos, amêndoas e iogurte.
   Refeição leve - sumo de beterraba; Crudités clássicas*; tosta integral.
   Refeição principal - sumo de beterraba; hamburgueres integrais de cebola; salada de laranja e chicória.

Terça-feira

   Pequeno-almoço - sumo de beterraba; cogumelos grelhados e tomate com tosta integral.
   Refeição leve - sumo de beterraba; batata assada; salada de rebentos*.
   Refeição principal - sumo de beterraba; Milho-miúdo e trigo mourisco do Michel*; Maçãs assadas.

Quarta-feira

   Pequeno-almoço - Sumo de cenoura; papas de flocos de aveia.
   Refeição leve - Sumo de cenoura; sopa de arroz integral e aipo*; uma taça de uvas passas e frutos secos.
   Refeição principal - Sumo de cenoura; guisado de feijão*; salada de legumes verdes; salada de batata; pêras cozidas.

Quinta-feira

   Pequeno-almoço - Sumo de cenoura; muesli com frutos frescos e iogurte natural.
   Refeição leve - sumo de cenoura; Ratatuille*; um cacho grande de uvas.
   Refeição principal - sumo de cenoura; Cogumelos marinados*; Salada de aipo, rabanetes e nozes*; uma pêra madura e doce.

Sexta-feira

   Pequeno-almoço - Sumo de laranja e toranja; mistura de frutos silvestres, kiwi, sementes de sésamo (gergelim) e de girassol.
   Refeição leve - sumo de laranja; sardinhas com molho de mostarda*; Salada de rúcula e rabanetes*.
   Refeição principal - sumo de toranja; Pimentos arco-iris*; salada de cogumelos crus, salsa,cebolinhas novas e alho com azeite extra virgem; creme de damasco*

Sábado

   Pequeno-almoço - Sumo de cenoura; muesli com frutos frescos e iogurte natural.
   Refeição leve - Sumo de toranja; Coleslaw tricolor*
   Refeição principal - Sumo de laranja; Robalo em manto de ervas* com bróculos cozidos a vapor; salada de rúcula e rabanetes.

Domingo

   Pequeno-almoço - Sumo de tomate com sumo de limão; papas de cereais; papaia, uvas, figos frescos ou secos.
   Refeição leve - sumo de tomate; sopa de legumes e cevada*; queijo de cabra ou feta com bolachas de arroz ou centeio; aipo e rabanetes.
   Refeição principal - Sumo de tomate com limão; salmão ou outro peixe gordo, cozido a vapor, assado ou escalfado; bróculos; Pudim de inverno com especiarias*

Nota final: Nos próximos dias publicarei as receitas marcadas com asterisco (*).
Continuação de uma boa semana . Beijinhos da

        Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)