CRUDITÉS CLÁSSICAS

Estou desde o início da semana na minha aldeia da Beira Baixa.
Trouxe o portátil, mas não me é muito fácil elaborar posts e muito menos colocar fotos.
Como vos prometi, vou dar-vos as receitas do "asterisco".

"As Crudités são bastante comuns nos restaurantes franceses e podem aparecer de variadas formas.
As mais clássicas, consistem em rabanetes frescos com as folhas, cenouras cruas, sem pele e raladas, beterrabas novas raladas e pedaços de aipo estaladiço. Todos eles podem ser servidos temperados com limão e azeite e decorados com um pouco de salsa.

Crudités Clássicas

6 a 10 rabanetes lavados
2 cenouras descascadas
4 a 6 beterrabas novas lavadas
2 ou 3 talos de aipo lavados
sumo de meio limão
1 colher de sopa de azeite virgem
1 colher de sopa de salsa picada

Esta era a 1ª refeição leve, na dieta contra o Cancro de que anteriormente falámos.
Amanhã teremos os Hamburguers  Integrais de Cebola.

Boa semana para todos. Beijinhos da
Bombom


MUSEU DO BRINCAR...PARABÉNS!


O Museu do Brincar, em Vagos - Aveiro,  faz hoje 1 ano.
O Meu Estaminé não podia deixar de vir à festa!
Está quase a fazer também 1 ano que a Bombom se (re)vestiu de menina e voltou a ser criança.


Neste Museu todas as idades são boas para voltar a ser Criança outra vez!
Ainda hoje, quando me lembro, volto a sentir a mesma sensação de Liberdade de quando era Menina.
Não deixem de inscrever no vosso próximo itinerário das Viagens, uma passagem por aqui: vão ver que vão gostar!


O Museu do Brincar fica no Largo Branco de Melo, Palacete Visconde Valdemouro RC, 3840-383 Vagos.
Hoje as visitas são gratuitas e às 16 horas, podem ajudar a soprar as velas do Bolo de Aniversário.
As fotos são da reportagem que vos ofereci aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/05/museu-do-brincar-em-vagos-aveiro.html

PARABÉNS A TODA A EQUIPA QUE DIRIGE  O MUSEU DO BRINCAR!
OBRIGADA AOS SPONSORS!

Tenham um óptimo Domingo. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

PÃEZINHOS RÚSTICOS DE AZEITE



Para não vos maçar demasiado, resolvi fazer um parêntesis nas Ementas que vos prometi, para vos mostrar uns pãezinhos muito gostosos que fiz esta semana. A receita é da minha boa Amiga Léia, dona do Cucchiaio Pieno, que muitas de vocês já conhecem. Vale a pena visitar o seu "cantinho" onde há sempre uma colherinha cheia de qualquer doçura ou de salgadinhos especiais da Cozinha Vegetariana.
Esta receita leva 450 g de farinha de trigo T65, mas para torná-la mais rica, podem usar 250 g desta farinha e 200 g de farinha de trigo integral. Vejam aqui a receita original:
www.cucchiaiopieno.com/2010/01/pao-rustico.html

Pãezinhos Rústicos de Azeite

450 g de farinha de trigo T65 (uso Espiga)
20 g de fermento fresco de padeiro
1 colher de sopa de açúcar
125 ml de leite morno
1 ovo
1 clara para pincelar
60 ml de azeite virgem
1 colher de café de sal

Aqueça o leite e dissolva o fermento e o açúcar.
Peneire a farinha.
Coloque na cuba da MFP o azeite, o sal, o ovo e a mistura de leite e fermento. Por fim coloque a farinha. Ligue o Programa - Massas (na minha é o 6).
Quando o ciclo se completar, transfira a massa para a banca enfarinhada e sove-a um pouco para retirar o ar da fermentação. Divida a massa em 10 bolinhas. (Eu fiz um rolo e cortei ao meio; depois dividi cada metade em 5 partes e moldei as bolinhas).
Disponha as bolas num tabuleiro ou dois, forrados com papel vegetal de culinária (uso Glad).
Com uma tesoura de cozinha ou uma faca afiada, faça incisões em cruz em cada uma delas. Cubra com um pano da loiça limpo e deixe levedar durante 15 minutos (deixei 30) em lugar morno.
Bata ligeiramente a clara e pincele a superfície dos pãezinhos (esqueci-me deste pormenor e polvilhei-as com farinha). Asse em forno quente, pré-aquecido a 200° C por 25 a 30 minutos, ou até que fiquem dourados.


Ficaram 10 pãezinhos deliciosos, macios e gostosos em que o azeite nem se nota.
Se não tiverem Máquina de Fazer Pão (MFP), anotem a receita original, em que a massa é batida no liquidificador da 123. Também podem fazer na tigela da batedeira com as varas em espiral.

Léia, obrigada pela partilha desta receita que foi muito apreciada cá em casa!
Boa semana com Sol radioso para todos.
Beijinhos da

                       Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

EMENTA SEMANAL


Referindo ainda o livro SUPERALIMENTOS , em que me tenho baseado para abordar o tema da Alimentação Racional (ou Natural), hoje vou partilhar convosco a Ementa Semanal que nos oferece, a título de exemplo.
Com os dados que já temos, poderemos assim elaborar todas as ementas que quisermos de acordo com os nossos gostos pessoais.

EMENTA SEMANAL

O consumo de líquidos é importante e deve ingerir (beber) um mínimo de um litro e meio por dia ( água, sopa, chá, sumos). Os sumos devem ser feitos na altura ou ser lacto-fermentados; se recorrer a sumos engarrafados, rejeite os que contêm açúcar, (adoçantes à base de aspartame), sal e aditivos e em caso algum consuma sumos de lata. Beba chás de ervas e águas minerais sem gás e sem serem artificialmente carbonatadas. Não consuma chá nem café, mesmo se for descafeinado (para descafeinar é usada uma substância cancerígena). Os sumos devem ser ingeridos meia hora antes das refeições, de preferência.

Nota: - A informação entre parentesis, é da minha autoria.
          - As receitas que o livro nos sugere, podem ser substituídas por outras semelhantes e mais de acordo com a cozinha portuguesa, tão rica e variada. Tem é de estar de acordo com o Plano Alimentar de que falámos anteriormente.

Segunda-feira

   Pequeno-almoço - Sumo de beterraba; muesli com damascos secos, amêndoas e iogurte.
   Refeição leve - sumo de beterraba; Crudités clássicas*; tosta integral.
   Refeição principal - sumo de beterraba; hamburgueres integrais de cebola; salada de laranja e chicória.

Terça-feira

   Pequeno-almoço - sumo de beterraba; cogumelos grelhados e tomate com tosta integral.
   Refeição leve - sumo de beterraba; batata assada; salada de rebentos*.
   Refeição principal - sumo de beterraba; Milho-miúdo e trigo mourisco do Michel*; Maçãs assadas.

Quarta-feira

   Pequeno-almoço - Sumo de cenoura; papas de flocos de aveia.
   Refeição leve - Sumo de cenoura; sopa de arroz integral e aipo*; uma taça de uvas passas e frutos secos.
   Refeição principal - Sumo de cenoura; guisado de feijão*; salada de legumes verdes; salada de batata; pêras cozidas.

Quinta-feira

   Pequeno-almoço - Sumo de cenoura; muesli com frutos frescos e iogurte natural.
   Refeição leve - sumo de cenoura; Ratatuille*; um cacho grande de uvas.
   Refeição principal - sumo de cenoura; Cogumelos marinados*; Salada de aipo, rabanetes e nozes*; uma pêra madura e doce.

Sexta-feira

   Pequeno-almoço - Sumo de laranja e toranja; mistura de frutos silvestres, kiwi, sementes de sésamo (gergelim) e de girassol.
   Refeição leve - sumo de laranja; sardinhas com molho de mostarda*; Salada de rúcula e rabanetes*.
   Refeição principal - sumo de toranja; Pimentos arco-iris*; salada de cogumelos crus, salsa,cebolinhas novas e alho com azeite extra virgem; creme de damasco*

Sábado

   Pequeno-almoço - Sumo de cenoura; muesli com frutos frescos e iogurte natural.
   Refeição leve - Sumo de toranja; Coleslaw tricolor*
   Refeição principal - Sumo de laranja; Robalo em manto de ervas* com bróculos cozidos a vapor; salada de rúcula e rabanetes.

Domingo

   Pequeno-almoço - Sumo de tomate com sumo de limão; papas de cereais; papaia, uvas, figos frescos ou secos.
   Refeição leve - sumo de tomate; sopa de legumes e cevada*; queijo de cabra ou feta com bolachas de arroz ou centeio; aipo e rabanetes.
   Refeição principal - Sumo de tomate com limão; salmão ou outro peixe gordo, cozido a vapor, assado ou escalfado; bróculos; Pudim de inverno com especiarias*

Nota final: Nos próximos dias publicarei as receitas marcadas com asterisco (*).
Continuação de uma boa semana . Beijinhos da

        Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

O PLANO ALIMENTAR

Com base no livro Superalimentos - Comer Bem Para Ser Saudável, de que já vos falei anteriormente, proponho-me analisar convosco O Plano Alimentar.
"Estas recomendações baseiam-se em investigações científicas respeitáveis, em conceitos não ortodoxos com um grau de sucesso demonstrado em estudos realizados. Os alimentos aqui incluídos são ricos em nutrientes conhecidos por desempenharem um papel chave no combate ao cancro: vitamina A (e o seu precursor betacaroteno), as vitaminas B riboflavina e ácido fólico, vitamina C, vitamina E, selénio e alimentos ricos em fibra."
Com esta informação, qualquer pessoa pode elaborar as ementas que mais gostar.

Fruta e legumes frescos - Os principais aliados na luta contra o cancro, são a fruta e os legumes.
Cinco porções diárias é a quantidade recomendada. Muitos especialistas consideram que o ideal são nove porções diárias (sobretudo se estiver doente). Estes alimentos são muito ricos em antioxidantes.
As pessoas que sofrem de cancro devem comer a maior variedade possível de alimentos vegetais, incluindo fruta, legumes, ervas aromáticas e cereais.
Certifique-se de que estes produtos são frescos, integrais e biológicos (sem agrotóxicos). Qualquer suplemento vitamínico deve ser proveniente de fontes naturais e não sintético, sempre que possível.

Vitamina A e betacaroteno - O betacaroteno é um precursor da vitamina A. É o pigmento dos frutos e legumes de cor amarela, laranja e verde-escura, portanto, quanto mais forte for a cor, melhor.
As melhores fontes destes nutrientes são: cenouras, damascos, abóbora, espinafres e agriões; a vitamina A também se encontra no leite inteiro (gordo), no queijo e na manteiga.

Vitamina C - Além do seu poder antioxidante, é também uma anti-toxina.
As maiores fontes desta vitamina são: as groselhas,s morangos, os kiwis, os agriões, a mostarda, os pimentos verdes, a couve crua, a couve-flor, os espinafres, a salsa e todos os citrinos.

Vitamina E - As melhores fontes de vitamina E, são: azeite virgem extra (de oliveira), óleo de girassol e de açafroa prensados a frio, frutos secos (em especial amêndoas), cereais integrais, pão integral, gérmen de trigo, legumes de cor verde escura e ovos.

Selénio - Esta substância é um antioxidante eficaz e vital para os mecanismos de defesa das células. O selénio aumenta a actividade da vitamina E e tem um efeito protector nos cromossomas. Como a maior parte das substâncias vestigiais, o selénio em excesso é tóxico e tomar suplementos sem orientação médica pode ser perigoso. É melhor confiar nas fontes alimentares, sendo as mais ricas o alho, a levedura de cerveja, os ovos, o marisco, os cogumelos, as sementes de sésamo, o arenque e a cavala, as castanhas do Pará e do Maranhão, os cajus e os espargos.

Ácido fólico - Os cancros do pulmão e do cólon foram os primeiros a ser relacionados com uma deficiência de ácido fólico.A certeza de que esta vitamina do complexo B desempenha um papel vital na prevenção do cancro, está a aumentar. Boas fontes incluem legumes verdes, feijões, bróculos, couve-flor, citrinos e batata doce.

Alimentos crus - Tente consumir a maior quantidade possível de alimentos crus (cerca de 1/3 dos alimentos que come por dia - saladas variadas, cebola, alho, fruta) pois são mais nutritivos.

Alimentos ricos em fibra - O consumo adequado de cereais com fibra é vital para o bom funcionamento dos intestinos. A fibra contida nos legumes e na fruta tem ainda um papel importante na digestão e na eliminação de certas toxinas e substâncias cancerígenas.
as melhores fontes de fibra são: aveia, pão de trigo integral, cereais integrais, cevada, arroz integral, couves, ervilhas, feijões, lentilhas, frutos de bago e frutos secos. Pràcticamente todos os legumes e frutos contêm fibra.

Peixe gordo - O papel dos ácidos gordos ómega-3 na prevenção do cancro está hoje a ser confirmado - alguns estudos demonstraram que podem ajudar na prevenção do cancro colo-rectal e da mama. As melhores fontes são o arenque e as sardinhas.

Rebentos de sementes (cereais, frutos secos e leguminosas) - Os rebentos são baratos, acessíveis e livres de poluição; são uma fonte de vitamina C,, de alguma proteína vegetal, de substâncias vestigiais e de vitaminas do complexo B. São verdadeiramente biológicos se os cultivar em casa, num vaso sem químicos. Pode cultivá-los em qualquer altura e colhê-los uns dias depois. Não necessitam de ser cozinhados: basta lavá-los, sacudi-los bem e juntar a uma sandes, a uma salada ou a uma sopa. Certifique-se no entanto de que compra as sementes para germinar em locais de confiança que garantam que não contêm fungicidas.

Alimentos fermentados - Os produtos lacto-fermentados, como o chucrute e o iogurte, têm sido alimentos de primeiro plano nas dietas dos povos mais saudáveis e com maior longevidade do mundo. Os sumos de fruta ou de legumes podem ser fermentados, eliminando a necessidade de sofrerem um tratamento de calor destrutivo.

Para a próxima vez falaremos da Ementa Semanal.
Desculpem por este artigo ser tão extenso, mas achei demasiado importante esta informação para estar a "retalhá-la".

Continuação de uma boa semana para todos. Beijinhos da

             Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

SÓ PARA ESCLARECER...


Abro aqui um parêntesis, para responder ao comentário da minha cara amiga I.M. porque ele encerra a dúvida de muitas pessoas que me lêem. Ao mesmo tempo, tentarei aprofundar a informação sobre o tema que me propus partilhar convosco.

Nenhum de nós (leigos) pode dizer que é isto ou aquilo que causa o enfraquecimento do sistema imunitário e que por isso nos vulnerabiliza às doenças, nomeadamente o cancro que é das que mais nos assusta.
Nas palavras do Dr. José Lyon de Castro no seu livro Alimentação Natural,  "o cancro tem várias causas, incluindo o tabaco, constituição artrítica, alcatrão, desequilíbrios do metabolismo, venenos (toxinas) formados pelo próprio organismo, emoções repetidas e prolongadas (perdas), disfunções do sistema neuro-vegetativo e das glândulas endócrinas.
Hoje sabe-se que também pode ser provocado por bactérias, como é o caso da helicobacter, que provoca o cancro do estômago.
Tudo o que possa originar mutações celulares anormais, pode conduzir ao cancro, por exemplo: poluição,ondas telúricas e electromagnéticas, televisão, raios X, etc."

A acrescentar a este rol, temos ainda o conjunto de produtos nocivos de que falámos anteriormente e que muitas vezes entram demasiadas vezes na nossa alimentação.

Se estamos saudáveis, devemos cuidar da Alimentação com regras e sem fanatismo. De vez em quando, até podemos "pisar o risco" e abusar neste ou naquele produto, mas sempre como uma vez sem exemplo.
Mas se estamos ou estivémos com o sistema imunitário debilitado, temos mesmo de não dar tréguas "à boca"!

Eu acredito que se soubermos comer, podemos viver com mais saúde e boa disposição.
Por outro lado, tenho-me dado conta de que há muito boa gente que gostaria de saber o que comer e não teve em casa quem lhe ensinasse.
Já pensaram que se soubermos comer e o quê, não haverá tantos obesos, nem diabéticos?

Desejo a todos uma óptima semana.


Beijinhos da


Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)






ALIMENTOS PERIGOSOS (CONT.)

Antes de de falarmos de receitas, devemos conhecer bem todos os produtos que podem prejudicar a nossa Saúde.
Retomando a "conversa" anterior, vamos completar a lista dos Alimentos Perigosos.

4 - Alimentos com elevado índice glicémico (IG) - Devemos evitar os hidratos de carbono em demasia, como a farinha e o açúcar brancos (refinados).

5 - Alimentos fumados, curados e de churrasco - O "bacon" e todas as carnes ou peixes fumados (presunto, chouriço, etc), legumes em salmoura e alimentos grelhados (churrasco) que fiquem queimados, contêm substâncias cancerígenas.

6 - Carne processada - Os produtos preservados à base de nitratos e com elevados teores de sal e de gordura saturada (salame, fiambre, salsichas, etc.) devem ser evitados, pois os nitratos são convertidos no estômago em nitrosaminas, que são cancerígenas.

7 - Aditivos - Todos os aditivos, em especial os corantes com alcatrão, os adoçantes artificiais e os aditivos de sabor (químicos), devem ser evitados.

8 - Alimentos com bolores - Os bolores dos alimentos são cancerígenos. Um conhecido exemplo é a aflatoxina, proveniente do bolor que se forma nos amendoins. Como as microtoxinas se deslocam para o interior dos alimentos, não basta retirar o bolor exterior do queijo ou da compota e consumir o resto, mas deve deitar tudo fora.

9 - Óleos sobre-aquecidos - Se deixar o óleo aquecer demasiado ou se usar o mesmo óleo várias vezes, estará a cozinhar um prato cheio de químicos tóxicos prejudiciais para o estômago, os rins, o fígado e o coração. Qualquer óleo aquecido ao ponto de queimar ou fazer espuma é tóxico.

10 - Álcool - Para além de possuírem níveis elevados de açúcar, muitos vinhos contêm químicos ou resíduos de pesticidas utilizados na produção das uvas. De um modo geral, quanto mais barato é o vinho, maior é a sua dose de químicos. O álcool reduz a absorção de nutrientes importantes do organismo, nomeadamente as vitaminas do complexo B.

11 - Cafeína - A cafeína reduz a absorção de alguns nutrientes, aumenta a sua eliminação através da urina e é irritante para os rins. Se beber café ou chá (preto ou verde) após as refeições que fornecem a sua fonte diária de ferro e cálcio (carne, legumes verdes, fruta), a capacidade do seu organismo para absorver estes minerais ficará bastante reduzida.

Nota : A informação contida neste artigo e no anterior, tem por base o livro SUPERALIMENTOS - Comer Bem Para Ser Saudável , de Michael van Straten e Barbara Griggs.

Com votos de uma boa semana para todos, beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)