PARABÉNS, MÃE QUERIDA!


                     No Aniversário do ano passado

Hoje, a minha Mãe é pequenina.
Faz hoje 97 anos, que nascia em Moçâmedes, Angola, aquela que viria a tornar-se uma grande Mulher.
Uma vida longa, cheia de aventuras e algumas desventuras, que dava um romance daqueles como as Sagas que vemos no cinema!
9 filhos, 18 netos, 11 bisnetos...
Nesta idade, cada dia que passa é um Hino de Acção de Graças por a termos connosco, tão lúcida, paciente e carinhosa.
Para ti, Mãe, que os Céus te cubram de dons como Saúde, Amor, Paz...
Que nunca percas o sorriso nem a Alegria de Viver!
Os beijinhos, dou-tos pessoalmente (he,he)!

Bom fim de semana para todos, da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)  
 

BOLO DE FIGOS SECOS COM MOLHO TOFFEE



Ainda no rescaldo das festas de Natal e de Ano Novo, trago-vos uma receita simples mas que merece um lugar especial na vossa mesa.
A receita original  é do site da Margarina Vaqueiro.
Tenciono reformulá-la e melhorá-la ainda mais, mas enquanto não ponho mãos à obra, aqui fica para quem quiser provar... e aprovar.

Bolo de Figos Secos com Molho Toffee

Ingredientes:

200g de figos secos
3 dl de água a ferver (pus metade água e metade Vinho do Porto *)
150 g de açúcar amarelo
60 g de margarina Vaqueiro
3 ovos
150 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Molho Toffee

130 g de açúcar amarelo
2 dl de natas
30 g de margarina Vaqueiro

Ligue o forno a 180°. Corte o pé aos figos, parta-os em quartos e ponha no copo da trituradora (varinha mágica). Junte a água a ferver e triture tudo até ficar em creme (grosso). Adicione o açúcar amarelo e a margarina e ligue o robot ou trituradora, para misturar bem.
Verta tudo para uma tigela e junte os ovos, a farinha misturada com o fermento e vá batendo com a batedeira eléctrica ou a vara de arames, até obter uma massa lisa e cremosa.
Verta-a  numa forma redonda de mola (22 cm de diâmetro), bem untada e leve ao forno a cozer durante cerca de 30 minutos.
Entretanto, prepare o Molho Toffee: leve ao lume num tachinho, as natas e o açúcar e deixe ferver um pouco, mexendo sempre com a vara de arames. Retire do lume e acrescente a margarina aos pedaços, batendo bem. Reserve.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma. Quando estiver frio, cubra com parte do molho.
Deixe arrefecer e depois retire o aro e coloque no prato de serviço. Sirva com o resto do Molho Toffee numa molheira, à parte.

Notas:
- No final da confecção, alterei ligeiramente o procedimento, por me parecer muito mais fácil:
" Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco, na forma.
Desenforme para um prato de serviço, fundo como os de pudim.
Cubra com um terço do Molho Toffee. Sirva o molho restante numa molheira, à parte".
- * O Provador Oficial do Meu Estaminé, acha que devia substituir por aguardente ou brandy (he,he)!


São servidos? Vale a pena provar!
Bom fim de semana. Agasalhem-se bem, pois vem lá muito frio e para semana ainda mais!!!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

SOBREMESA DE BAVAROISE DE ANANÁS



Já devem ter reparado pelas entrelinhas, que acabei o ano de 2012 e entrei no de 2013 em beleza, (exceptuando a partida de um dos filhos, nora e netinhos que vivem para lá de outros mares, mas estão sempre presentes no meu coração).
Tal como vos tinha prometido, trago-vos hoje a receita da última gulodice do ano de 2012, que foi confeccionada pela minha nora D.
Ou terá sido a primeira de 2013? Ai, que eu já estou com a "psica" avariada!!!
É fácil de fazer, tem um aspecto muito requintado e apetitoso e fica muito fresquinha e leve.
Muito obrigada D. pela receita!

Bavaroise de Ananás

1/2 l de leite (500 ml)
6 colheres de sopa rasas de açúcar branco
6 ovos
1 pacote de gelatina de ananás (só o pó)
1 Torta de Baunilha Dancake
Caramelo líquido q. b.
1 forma de bolo inglês

Unte generosamente uma forma de bolo inglês com caramelo líquido.
Corte a Torta de Baunilha Dancake em fatias com cerca de 1 cm de espessura.
Forre com elas a forma barrada com o caramelo: no fundo e dos lados, em toda a volta. Reserve.
Num tacho junte as gemas com o açúcar e mexa bem. Junte o leite, envolva e leve a mistura ao lume a engrossar. Retire do lume e envolva as claras batidas em castelo firme. Acrescente a gelatina de ananás em pó e misture bem.
Verta a mistura na forma já preparada e deixe esfriar. Leve ao frigorífico de um dia para o outro.
Desenforma-se e serve-se frio.


Nesta foto vê-se o aspecto com que fica ao fatiar. Vale a pena experimentarem! Depois contem do resultado.

Tenham uma óptima semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)










BOMBONS DE CORN FLAKES

Ora sejamos todos bem vindos ao Novo Ano de 2013!
Muito obrigada a todos os que me visitaram e a todos os que me deixaram mensagens de Boas Festas.
Graças a Deus, o Natal aqui no Meu Estaminé foi muito bem celebrado, com toda a Família reunida em Paz e Harmonia.
O último dia do ano foi marcado por Partidas e Chegadas. Com Saudades e a nostalgia do adeus, mas com o coração cheio pois "O Adeus é o que faz do regresso, uma Festa". E o Verão vem já aí, não tarda!
Depois, foi tempo de tomar o rumo do Alentejo, para celebrar a Passagem de Ano com o filho mais novo e a minha nora, no aconchego suave e quente do seu lar. Foi das melhores passagens de Ano que já passámos. Depois de um óptimo jantar confeccionado pela D. rematado com uma deliciosa sobremesa (depois mostro-vos e dou-vos a receita), entretivémo-nos a jogar ao Scrable até às tantas. Claro que interrompemos para brindar a chegada do Ano Novo com Champanhe e Passas, entre outras gulodices.
Mas hoje trago uma receita especial a pedido da minha netinha. (Special for you, my dear S.)


Bombons Crocantes de Corn Flakes

100 g de Corn Flakes
250 g de chocolate de leite (usei negro semi-amargo Valrhona 61/° cacau)
30 g de chocolate branco (usei 150 g Valrhona)
1 tira de papel vegetal para culinária
Termómetro para culinária

Derreta e tempere o chocolate. ( Só derreti, em banho maria, não deixando que o tacho do chocolate tocasse na água fervente).
Deite o chocolate a 30° C numa tigela grande e envolva os corn flakes.
Estenda na bancada da cozinha uma tira de papel vegetal de culinária.
Com a ajuda de duas  colheres de chá, tenda pequenos bombons sobre a folha de papel vegetal.
Deixe secar um pouco.
Entretanto, derreta o chocolate branco em banho-maria.
Verta-o num pequeno saco de pasteleiro com a ponta fininha e risque os bombons com a forma que quiser.
Deixe secar ao ar por 2 ou 3 horas.

                     A secar, ainda sem caixinhas de papel frisado

Notas:
- Temperar o chocolate permite um resultado final brilhante e mais atractivo, mas exige tempo e paciência.
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2010/03/temperar-chocolatee-mousse-intensa-de.html
- Por falta dos dois, não temperei, apenas derreti em banho-maria, com a água a 40/45° C.
- Ao tender os bombons, pareceu-me que o chocolate era pouco para tantos corn flakes, mas é mesmo assim. Com as colheres de chá, levantam-se os corn flakes, para fazerem pequenos montinhos.
- Como tive receio que não "grudassem" ao secar, em vez de riscar com o chocolate branco, com uma colher de chá pus pequenas porções, para dar mais consistência ao bombom.
- Depois de secarem pus em tabuleiros e deixei ficar de um dia para o outro. No dia seguinte embalei em caixinhas de papel frisado e meti em caixas fechadas.
- Guarda-se em sítio fresco e seco a temperatura  que não exceda os 21°. (Não precisa de ir ao frigorífico ou geleira).
- Para a próxima vez, risco-os apenas com o chocolate branco, pois ficam mais bonitos.
- Na receita original os bombons são de chocolate de leite, riscados com chocolate negro. Todas as combinações são possíveis dependendo dos gostos lá de casa.
- Rendeu 75 bombons, crocantes e deliciosos!
- Os melhores chocolates para bombons são Valrhona ou Callebaut. Este último só se vende em grandes quantidades. O Valrhona só encontro no "Clube Del Gourmet" do El Corte Inglês e 250 g custam cerca de 9,50 euros.
- Julgo que também se podem fazer com chocolate Lindt postres que no supermercado do El Corte Inglês custa cerca de 3.50 euros, mas eu ainda não experimentei.
- Não usei chocolate de leite por ser muito doce para o meu gosto e também porque o leite neutraliza (reduz) os benefícios do chocolate.

Se fizerem, depois digam-me se gostaram.
Estes destinam-se a uma Festa de Aniversário a que vou, ali para os lados de Coimbra.
Tenham um bom fim de semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

ARROZ DE PASSAS E PINHÕES



Já tinha publicado esta receita no início do blog, mas na altura não tinha as fotografias.
Hoje volto a publicá-la para participar no convite da Vera Ferraz do blog Hoje para Jantar, que nos desafiou para mostrarmos as receitas que não podem faltar à nossa mesa, no Natal.
http://hojeparajantar.blogspot.pt/2012/11/as-melhores-receitas-de-natal.html

Esta  é uma receita muito simples e fácil de fazer e que nos oferece um resultado de grande requinte e óptimo sabor. O segredo está mesmo nos pinhões, por isso, não os troquem por nada!

Fonte: Teleculinária Especial Natal 1976, do Chefe Silva.

Arroz de Passas e Pinhões

Ingredientes:
60 g de margarina (uso só 40 g)
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande
250 g de arroz (agulha ou carolino)
1/2 litro de caldo de carne, a ferver (ou água a ferver e um cubo de caldo de carne)
100 g de uvas passas sultanas brancas (escolhidas e lavadas)
50 g de miolo de pinhão (pinolli)
sal q.b. (o caldo já tem sal)
raminhos de salsa fresca para decorar

Junte num tacho a margarina e o óleo. Acrescente a cebola cortada em meias luas fininhas. Leve ao lume a refogar em tacho tapado até ficar transparente e começar a querer alourar. Mexa de vez em quando.
Junte o arroz e vá mexendo bem, com a colher de pau, até ficar bem aquecido e envolvido no molho da cebola. Adicione então o caldo de carne, a ferver. Rectifique de sal e mexa até levantar fervura. Tape o tacho e baixe o lume para o mínimo e conte 12 minutos. Quase no fim desse tempo, junte as passas e os pinhões e envolva-os no arroz com a ajuda de um garfo. Retire do lume, deixe repousar 1 a 2 minutos e sirva de seguida.


Notas:
- Se o tacho for de fundo grosso e for preciso esperar que os convidados cheguem, cozinhe o arroz apenas durante 8 ou 9 minutos. Acrescente as passas e os pinhões envolvendo com o garfo, tape e envolva o tacho em jornais. O arroz terá tempo de abrir e ficará quentinho até à hora de servir.
- Também pode fazê-lo de véspera e na hora aquecê-lo no forno, num tabuleiro ou pirex.

Desejo a todos, óptimos preparativos para a festa de Fim de Ano.
A propósito, não deixem de ver as sugestões "low cost" da Vera, aqui:
http://hojeparajantar.blogspot.pt

Bom fim de semana! Bom final de 2012!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

APPLESAUCE...NO MICROONDAS



O que torna mágico o Natal  é o espírito com que ele é preparado, imaginado, ansiado, vivido.
Felizmente demora a chegar, para dar tempo a todos os preparativos, porque quando chega...já passou como um furacão!
Foi um dia muito feliz, com os filhos, noras e netinhos que vivem longe, reunidos  em alegre convívio.
À mesa não podia faltar o tradicional Perú Assado à  minha moda com o Arroz de Passas e Pinhões. E este ano para acompanhar fiz um Molho de Maçãs (Applesauce) delicioso e muito rápido e fácil de fazer, que encontrei no blog da minha amiga Renata, o Eternos Prazeres.
Se ainda não conhecem, não sabem o que perdem pois tem sempre sugestões de grande requinte.
Não consegui encontrar o link da receita que vou partilhar convosco, mas deixo-vos o de outra versão ainda mais simples de Applesauce, aqui: www.eternosprazeres.com/2012/02/applesaucecom-voces-o-tao-famoso-e.html

Applesauce ou Molho de Maçã no microondas

3 maçãs Gala e 3 Fuji
1 chávena de sumo de maçã (não tinha e usei água e sumo de meio limão)
2 colheres de sopa de Rum ou Conhaque (usei Vinho do Porto)
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de canela em pó

Lave, descasque e descaroce as maçãs. Corte-as em pequenos cubos.
Junte todos os ingredientes num pirex ou em recipiente próprio, mexa para envolver, tape e leve ao microondas durante 10 minutos em potência máxima.
Retire e bata com a varinha mágica para obter um molho macio.
Deite em frascos esterilizados e tape hermeticamente. Guarde no frigorífico.
Use a acompanhar carnes assadas no forno, para enriquecer iogurtes, para rechear bolos, panquecas, etc.

Gostei tanto do resultado, que não resisti a partilhá-lo convosco.
Obrigada Renata pelos teus Eternos Prazeres sempre com tão bom gosto e tão requintados!

Continuação de uma boa semana para todos.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

FELIZ NATAL!



                                                           FELIZ NATAL!

Festas Felizes para todos os Clientes e Amigos de O Meu Estaminé!

Que todos tenham um Natal de Paz e Serenidade com o Carinho de seus Familiares e Amigos.
Que a Esperança nos acompanhe durante o Novo Ano e que com muita arte possamos dar a volta à crise
que teima em querer ficar por cá.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)