UM REMÉDIO NATURAL PARA MALES DAS UNHAS

Não sei se ainda estarão lembrados (as) de um "post" sobre este tema que publiquei em Janeiro e que podem recordar aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2013/01/para-males-nas-unhas-um-remedio-natural.html


Hoje venho congratular-me com a nossa amiga Mary Strawberry que pacientemente fez o tratamento às unhas da filhota de 6 aninhos que nasceu com elas defeituosas e os médicos aconselhavam a operar quando fosse mais crescida.
Hoje ela publicou o seu testemunho com as fotos do antes e do depois.
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/04/malmequeres-e-bemmequeres-milagrosos.html

Parabéns às duas pela persistência que tiveram no tratamento e muitas felicidades!
Fico muito feliz por terem aproveitado a dica e terem experimentado, com tão bons resultados.

O nome científico do Pampilho-das-searas é Chrysanthemum Coronarium syn, ou Chrysanthemum Segetum, da Família das Asteráceas.
Obrigada às queridas Amigas D. e Z. por me elucidarem.

Bom fim de semana para todos e beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

PARA MALES NAS UNHAS, UM REMÉDIO NATURAL



Quantos de nós, ao passear pelo campo, não encontrámos malmequeres destes na beira dos caminhos?
Tenho pena de não saber o nome verdadeiro nem o nome científico, mas conheço-os bem desde que tive de fazer um tratamento naturista a uma Displasia Mamária.
Passados muitos anos tive um problema numa unha: um fungo qualquer alojou-se junto da unha do dedo polegar. A carne crescia como se fosse um calo e doía bastante. Eu cortava e a dor aliviava, mas logo crescia outra vez, até que começou a "comer" a unha.
Tinham-se passado mais de 2 anos e eu tinha corrido vários médicos: clínica geral, dermatologista, homeopata, eu sei lá!
Só então, me lembrei de experimentar "as plantinhas amarelas", secas que apanho todas as Primaveras.



Tratamento para unhas
- Prepara-se um saco com água quente. Reserva-se.
- Faz-se uma "boneca" com um paninho (velho) limpo e um punhado de flores amarelas, fecha-se segurando pelas 4 pontas.
- Põe-se um tachinho com um pouco de água a ferver e, com cuidado, banha-se "a boneca" para amolecer as plantas.
- Retira-se e deixa-se arrefecer um pouco, até poder apertar para escorrer o líquido, sem se queimar.
- Abre-se o paninho e quando esfriar um pouco de modo a aguentar a temperatura, coloca-se sobre a unha, com as plantinhas directamente sobre ela. Envolve-se no paninho e coloca-se o saco de água quente, por cima, durante 2 horas.
- No fim desse tempo retire as plantinhas e sem lhes mexer com as mãos, deite-as fora e lave o paninho que servirá para outra vez.
- Pode fazer este tratamento enquanto se senta a ver televisão ou a ler um livro.

Ao fim de 10 dias, estava completamente curada!


No ano passado, voltei a ter um problema na unha. Desta vez, vinha da raiz , escamava e ficava negra.
Como sabem, leva 1 ano a crescer desde a raiz até lá acima, para se poder cortar. Quando parecia que tudo estava bem, lá voltava de novo ao mesmo...
Voltei a fazer o tratamento com as "plantinhas amarelas" e em 10 dias fiquei curada.
Um primo nosso tinha os dedos das duas mãos com as unhas negras e já muito deformadas. Eu falei-lhe neste tratamento e ele fez e curou-se por completo.
O tratamento pode ser incómodo, mas é fácil e não é invasivo. E talvez possa ser útil a alguém que passe aqui pelo Meu Estaminé.
Este tratamento é recomendado para todos os males de pele que não tenham feridas abertas. Pode usar em nascidas e furunculos que estão "a criar", antes de rebentarem e em micoses das unhas.


Se alguém souber o nome destas flores, agradeço a informação. Na minha aldeia chamam-lhes "Pampilhos", mas é um nome regional que nada tem a ver com a Botânica.



Tenham um bom fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)