Cerejas a secar ao sol, para fazer passas
Hoje fotografei as Passas de Cereja que já estão prontas e guardei-as em frascos herméticos.
Recolhi os Pés de Cereja que também sequei, e guardei para fazer chá, se alguém com a tensão alta (hipertensão) precisar. Felizmente cá em casa não é necessária.
Isso fez-me dar uma vista de olhos a 2 livros que sempre me acompanham, um do Dr. José Lyon de Castro e outro do Ervanário de Montemor-o-Novo, sr. José Salgueiro, para poder referir aqui as propriedades da Cereja.
Passas de Cereja prontas a servir
"Este fruto tem poucas proteínas, alguns sais minerais (cálcio, fósforo , magnésio, etc.), vitaminas A, B, e C. Tem valiosas propriedades tonificantes, refrigerantes, diuréticas, eupépticas (as ácidas), laxantes (as doces - mais escuras), litontríticas (para os cálculos nos rins ou pedra), anti-reumáticas, remineralizantes, etc.
As cerejas ácidas (mais claras) são bem toleradas pelos diabéticos.
Uma cura de alguns dias com cerejas é um bom meio de combater o reumatismo.
Os pés de cereja, dão um óptimo chá diurético e são benéficos para doenças dos rins, bexiga, fígado, baço, gota, etc.
Chá de Pés de Cereja
30 g de pés de cereja
1 l de água potável
Juntam-se os ingredientes numa cafeteira e levam-se ao lume para ferver.
Em levantando fervura apaga-se o lume e deixa-se de infusão durante 15 minutos.
Coa-se e guarda-se num jarro tapado.
Bebe-se uma chávena várias vezes ao dia.
Pode ser adoçado com um pouco de mel.
Já acondicionadas em frasco com tampa hermética
Pode-se iniciar ou terminar as refeições cozinhadas, com um punhado de cerejas.
Merendas e primeiros almoços com cerejas doces, pão integral, nata, requeijão ou iogurte, permitem refeições saborosas, nutritivas e desintoxicantes."
Uma boa semana!
Beijinhos da
Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)
- terça-feira, julho 16, 2013
- 3 Comentário(s)


