MUSEU DO BRINCAR...PARABÉNS!


O Museu do Brincar, em Vagos - Aveiro,  faz hoje 1 ano.
O Meu Estaminé não podia deixar de vir à festa!
Está quase a fazer também 1 ano que a Bombom se (re)vestiu de menina e voltou a ser criança.


Neste Museu todas as idades são boas para voltar a ser Criança outra vez!
Ainda hoje, quando me lembro, volto a sentir a mesma sensação de Liberdade de quando era Menina.
Não deixem de inscrever no vosso próximo itinerário das Viagens, uma passagem por aqui: vão ver que vão gostar!


O Museu do Brincar fica no Largo Branco de Melo, Palacete Visconde Valdemouro RC, 3840-383 Vagos.
Hoje as visitas são gratuitas e às 16 horas, podem ajudar a soprar as velas do Bolo de Aniversário.
As fotos são da reportagem que vos ofereci aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/05/museu-do-brincar-em-vagos-aveiro.html

PARABÉNS A TODA A EQUIPA QUE DIRIGE  O MUSEU DO BRINCAR!
OBRIGADA AOS SPONSORS!

Tenham um óptimo Domingo. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

MUSEU DO BRINCAR EM VAGOS (AVEIRO)



A foto ficou tremida, mas mesmo assim, quero publicá-la.

VAGOS, CAPITAL DO BRINCAR

Já conheço alguns Museus do Brinquedo, e  gosto muito. Mas nunca tinha visitado um MUSEU DO BRINCAR e adorei!
A criança que (ainda) há em mim, entusiasmou-se de tal maneira que me fez esquecer das fotos que devia ter tirado para ilustrar esta "conversa". Só no fim é que me lembrei...e já era tarde...


 Aqui na foto tirada na Sala de Entrada, podem ver uma camioneta antiga no expositor. Ela foi reproduzida em madeira, para abrigar uma pequena loja de recordações e a Bilheteira.


 À frente, as crianças podem sentar-se e conduzir a camioneta, vendo o caminho num ecran, como se fosse a sério.


Neste Museu, além de se poder ver uma boa colecção de brinquedos antigos, pode-se mexer e brincar com muitos deles. As salas comunicam todas umas com as outras e as crianças podem variar fàcilmente de actividade e de cenário.
Na sala dos Fantoches, há uma espécie de teatro por trás do qual, as crianças podem contar as suas histórias, com os fantoches que escolherem.
Há uma sala que mostra como era a Escola antigamente: os móveis, os objectos, os livros, os mapas e onde não falta a palmatória ou menina dos cinco olhos, que eu, felizmente em 1949 já não conheci porque na minha escola não se usava.
Tem um simulacro de gruta subterrânea, onde as crianças têm de pôr um capacete com uma luz, como o dos espeleólogos, para poderem atravessar o corredor escuro e descobrir o que está debaixo da "terra", até desembocarem no outro lado da sala e fazerem novas descobertas.
Numa outra sala, têm um baú com roupas e objectos com que se podem transformar em guerreiros, princesas, ou outros personagens.
Durante a semana têm um atelier onde podem dar azo à criatividade e desenhar ou pintar à vontade.
Há a Sala da Casa da Árvore e a do Castelo, onde podem diversificar as brincadeiras.
E há um Auditório onde se podem fazer Concertos de Música, Sessões de Teatro ou outras Festas.
O Museu funciona no Palacete Valdemouro, onde antigamente era a Câmara Municipal de Vagos.
Tinha ficado desocupado depois da mudança das instalações da Câmara para o novo edifício e, em boa hora, foi cedido para este empreendimento Cultural.
Congratulo-me com o apoio dado pela Câmara Municipal de Vagos ao Museu do Brincar, pois denota sensibilidade aos problemas da Cultura e da Criança, tão mal tratadas nestes tempos difíceis que atravessamos.
Os meus PARABÉNS a toda a equipa que tornou possível este pequeno milagre!
E convido todos os meus amigos e leitores, a visitarem com a Família, (pequenos e grandes), este espaço DO BRINCAR, que fica mesmo ao lado da Igreja.

 Este é um postal de divulgação. O cão salsicha é o símbolo do Museu do Brincar.
O Museu do Brincar abriu há cerca de um mês e não tem subsídios do Estado. Vive da venda dos bilhetes e de alguns objectos que vende como recordações. Está a começar e precisa das nossas visitas!
E aqui ficam os meus votos de Felicidades e Longa Vida para o Museu e para toda a Equipa de Animação.

Continuação de uma boa semana para todos.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)