AINDA LONDRES ... THE 4TH PLINTH OU O 4° PILAR

                O 4° Pilar, local de Exposição de Esculturas Modernas Temporárias

Devem estar lembrados do meu comentário aqui, (http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2014/04/londres-em-dias-de-sol.html) , quando confessei que tinha ficado surpreendida com "este grande Galo, a destoar por completo" na Praça de Trafalgar".
Foi então que uma leitora residente em Londres a quem mais uma vez agradeço publicamente, fez o favor de me deixar um comentário em que me dizia que esse 4° Pilar estava vazio e que foi aproveitado para Exposições Temporárias de Escultura Moderna e convidava-me a fazer uma pesquisa em The Fourth Plinth.
Isto só confirma o Ditado que diz "A ignorância é atrevida", (neste caso, a minha)!

                          Trafalgar Square com o edifício da National Gallery em fundo

Fiquei então a saber que o 4° Pilar estava destinado à Estátua Equestre de William IV, mas como não se conseguiram os fundos necessários para a mandar fazer, o pedestal ficou vazio durante 150 anos.
Em 1998 a Royal Society of Arts tomou a iniciativa de apresentar um Projecto para o 4° Pilar (The Fourth Plinth Project) e no ano seguinte (1999) fez-se a primeira Exposição Temporária de Escultura Contemporânea, sobre o pilar vazio.
O Galo Azul como lhe chamei, "a domestic farmyard cockerel saturate in intense ultramarine blue", feito em acrílico, tem mais de 4 m de altura e é da autoria da escultora alemã Katharina Fritsch e foi inaugurada em Julho de 2013.
Actualmente, o Fourth Plinth Programme é o mais conhecido dos Prémios de Arte Contemporânea do Reino Unido. É presidido pelo Mayor de Londres (Presidente da Câmara) que faz parte da Greater London  Authority .
Para esse Prémio, Artistas de classe mundial são convidados a fazer trabalhos de escultura "monumentais e que causem admiração". Posteriormente, a Greater London Authority escolhe o melhor para ser exposto no 4° Pilar.
Em Fevereiro deste ano, foram anunciados os vencedores para 2015 e 2016, respectivamente Hans Haacke e David Shringley.

Agradecimento: Muito obrigada, S. Denise Silva pelo seu útil comentário, sem o qual eu não teria aprendido tanto. Bem Haja!

Desejo a todos um feliz fim de semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

BRITISH MUSEUM - LUGAR DE ENCONTRO DE POVOS E CIVILIZAçÕES

                       Museu Britânico ou British Museum

Não sei se sabem, mas em Inglaterra os Museus do Estado são de entrada gratuita. 
Só se paga para visitar as Colecções Temporárias. 
Lá, a Cultura não tem preço! 
Há, no entanto, umas caixas  em acrílico idênticas às que vi nos EUA, onde as pessoas são convidadas a deixar os seus donativos pois, como calculam, um Museu dá grandes despesas (manutenção e limpeza, restauro, electricidade, pessoal, etc.).
Este Museu é um Mundo! Não se consegue ver tudo num dia.
De manhã vimos as salas dedicadas à China e o Sul e Sudeste Asiático.


As fotos que trouxe de recordação não ficaram boas devido à luminosidade das salas, mas deixo-as aqui para vos darem uma ideia dos tesouros ali guardados.

 
Nesta galeria dedicada à Ásia, encontram-se muitas esculturas de Deuses da Índia, Tailândia, Srilanka (Shiva, Buda, etc).



 Almoçámos numa das várias Esplanadas e Cafés que o Museu possui e depois visitámos a galeria do Antigo Egipto.


Este é o busto gigantesco de um Faraó.
Na galeria da Grécia Antiga e Roma, visitámos as salas dedicadas ao Parténon.

                           Réplica do Parténon

Quando estivémos na Grécia e visitámos o Parténon que actualmente está muito destruído e em reconstrução parcial, soubémos que as estátuas e painéis que o decoravam se encontravam no Museu Britânico. (Quando os Turcos Otomanos dominaram a Grécia, venderam ao desbarato estas relíquias aos ingleses).


Estas estátuas foram destruídas durante as Guerras Pérsicas e os Painéis que decoravam o Parténon, representam cenas dessas guerras.


Aqui, o Soldado grego luta com o Minotauro que simboliza o poderoso exército persa.
E a nossa visita guiada está a terminar. Muito mais há para ver, mas fica para a próxima!!!

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

 

LONDRES EM DIAS DE SOL!


               O  Big Ben, ex-libris da cidade de Londres

A segunda semana de Março em Londres, foi "de encomenda". Dizia-me a minha nora que já lá vive há meia dúzia de anos que não se lembra de uma semana inteira sem chover. Deve ter sido pelas boas graças de São Pedro!

                    Catedral de Westminster

Desta vez passeámos um pouco mais e visitámos alguns Museus. 
Hoje ofereço-vos algumas fotos dos sítios mais emblemáticos que registei nalguns passeios a pé e numa viagem de autocarro "sight seeing" para turistas, que fizémos e que muito aconselho pois permite fazer uma ideia do mapa da cidade e dos locais que preferimos visitar depois.

               Casas do Parlamento (Houses of Parliament)

Março a Junho são os melhores meses para se visitar Londres. Mesmo assim, se repararem nas fotos, não se consegue uma sem que apareçam montes de pessoas e um tráfego intensíssimo.

                                     Piccadilly Circus

Londres tem uma população da ordem dos 10 a 12 milhões. Se lhe acrescentarmos os milhares que residem nos arredores e diàriamente entram na cidade assim como os milhares de turistas  que a visitam, podemos fazer uma ideia do movimento, do barulho, do pulsar de vida que se sente. E nos meses de Julho e Agosto, com a vinda dos turistas em férias, é um caos, com filas para entrar em Museus, Palácios, Castelos ou Catedrais.

                                  Trafalgar Square

Na Praça de Trafalgar homenageia-se Lord Nelson, vencedor da batalha de Waterloo contra Napoleão.
Em volta estão as estátuas equestres de outros generais importantes. Ao fundo, fica situada a National Gallery.
O que mais me surpreendeu (não estava lá da primeira vez que lá fui), foi a nova estátua que o Mayor de Londres lá meteu, vá-se lá saber porquê!!!

                     Estátua em acrílico de uma escultora alemã

Isso mesmo, "um grande Galo" a destoar por completo neste local que faz honras a vários heróis de guerra nacionais...


 Para finalizar, vamos até ao Tamisa com as muitas pontes que fazem a ligação entre o West End e o East End e em que o trânsito se faz geralmente num só sentido.



Atravessa-se esta ponte a caminho de St. Pauls Cathedral e da Torre da BBC.


                                              Torre da BBC

E como o passeio já vai longo, vou terminar por aqui. Espero que tenham gostado.
Saudades e beijinhos da

Bombom