ÁGUAS DE COLÓNIA PARA BÉBÉS

Na revista Proteste deste mês, editada pela DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), vem um artigo sobre Águas de Colónia para bébés.
Porque muitas das minhas leitoras são jovens mamãs, achei por bem partilhar convosco, algumas conclusões a que os técnicos chegaram, após terem sido feitas as devidas análises.
O título do artigo é ÁGUAS DE COLÓNIA - NÃO APLIQUE NA PELE DO BÉBÉ.
Depois de analisadas 12 marcas de colónias para bébé, (Bulgary (1), Corine de Farme (1), Johnsons (3), Chicco (2), Jacadi (1), Klorane (1), Burberry (1), Uriage (1), Musti (1), apenas as duas últimas não contém álcool nem produtos que podem causar alergias.
Apenas a da Uriage e a da Musti, contém a composição certa, sem álcool nem alergenos, são indicadas para aplicar num bébé.
"A Burberry Baby revelou-se rica em alergenos: menciona 7 ingredientes nesta situação. Inclui ainda um filtro UV, inútil num perfume, silicone, corantes e fenoxietanol, um conservante. O último também está presente nas colónias da Chicco, Klorane, Bulgary, e Jacadi Paris. A utilização desta substância é permitida em baixas concentrações. Mas como estes produtos se destinam a crianças, aquele conservante não devia estar presente devido à sua potencial toxicidade.
Nenhuma delas viola a lei. O problema é a falta de restrições específicas para os cosméticos para bébés."

E seguem algumas recomendações, com o título:
Apenas perfume a roupa

A limpeza com água e sabão neutro é suficiente para deixar uma criança limpa. Mas, se quiser usar uma água de colónia, evite o álcool e certos componentes. (Leia os rótulos dos produtos antes de os comprar)!

- Escolha uma água de colónia com poucos ingredientes e sem álcool nem aromas alergénicos. É o caso do citral, linalool, limonene, geraniol. Evite também produtos com parabenos e fenoxietanol.

- Aplique o perfume apenas na roupa da criança. Ao evitar a pele e o cabelo diminui a ocorrência de reacções alérgicas.

- Quanto menos produtos aplicar na pele do bébé, melhor. Lave-o com um sabão suave e só utilize creme na zona da fralda se houver irritações.

- As toalhitas devem ser usadas apenas fora de casa. Evite a exposição ao sol até aos 6 meses. Só a partir dessa idade o bébé deve usar protector solar.

Quem quiser pode consultar o site da DECO em deco.proteste.pt

Sobre este tema e não só podem visitar um novo blog muito interessante:
http://lowtox.blogspot.pt
Depois digam-me se não tenho razão.

Tenham uma óptima semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

ECOLOGIA...CARTA AO INQUILINO DA TERRA

Recebi há dias um desses Pps. que circulam na Internet e achei muito apelativa a mensagem.
"Não tem nada a ver com  com Culinária" - disse a Tia Fátima.
"Ah, mas tens de concordar que a mensagem é demasiado importante para se esconder na gaveta" - respondeu a Bombom.
...Mais daqui e mais dali, lá chegaram a acordo!
Por isso aqui a transcrevo:

" Carta ao Inquilino da TERRA

Senhor Morador

Gostaria de informar que o contrato de aluguer
que acordámos há biliões de anos atrás, está terminando.

Precisamos renová-lo,
porém, temos de acertar alguns pontos fundamentais.

1 - Você precisa pagar a conta da Energia. Está muito alta!
      Como é que você gasta tanto?

2 - Antes, eu fornecia Água em abundância;
      hoje não disponho mais desta quantidade.
      Precisamos renegociar o seu uso!

3 - Por que é que alguns na casa comem o suficiente
      e outros estão morrendo de fome,
      se o quintal é tão grande?
      Se cuidar da Terra, vai ter alimento para todos!

4 - Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio.
      O sol está quente e o calor aumentou.
      Você precisa replantar novamente!

5 - Todos os animais e plantas do imenso jardim,
      devem ser cuidados e preservados.
      Procurei alguns animais e não os encontrei.
      Sei que quando aluguei a casa eles existiam...

6 - Não vi os peixes que moram nos rios e lagos.
      Você pescou-os todos? Onde estão?

7 - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu!
      Não vejo o azul!

8 - Por falar em lixo, que sujeira!
      Encontrei objectos estranhos pelo caminho...
      isopor, pneus, plásticos...

Bom...é hora de conversarmos.
Preciso de saber se você ainda quer morar aqui.

Caso afirmativo, o que é que você pode fazer
para cumprir o contrato?

Gostaria de o ter sempre comigo, mas tudo tem um limite.
Você pode mudar?Aguardo respostas e atitudes...

Sua Casa, A TERRA "


Se todos fizermos um pouco, de certeza que alguma coisa vai mudar no nosso Planeta!
Comecemos pela separação do lixo para reciclagem.
E agora que vem aí o tempo da praia, que tal termos todos mais cuidado e deixarmos o lixo nos devidos recipientes que estão espalhados por todas as praias?


Tenham uma boa semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)