COMPOTA DE CEREJAS



As cerejas que sobraram para a compota pesavam 2,1 kg, depois de retirados os caroços uma a uma.
Tenho uns utensílios para este fim, mas quando preciso deles nunca servem! Se é para descaroçar azeitonas, o buraco para sair o caroço é muito pequeno e não sai. Se é para usar nas cerejas faz buraco, mas ao lado e o caroço não desprende. Foi por isso que me deu menos trabalho a descaroçar uma a uma!

Compota de cerejas

2,1 kg de cerejas descaroçadas
os caroços das cerejas
200 ml de água
1,5 kg de açúcar
1 pau de canela
sumo de meio limão pequeno (facultativo)

Colocar as cerejas descaroçadas numa panela e juntar o açúcar. Reservar.
Colocar os caroços das cerejas num tachinho com 2 dl de água e levar ao lume para ferver. Quando levantar fervura, contar 6 a 7 minutos, o tempo de cozinharem e largarem todo o suco. Desligar o lume e coar todo o líquido, descartando os caroços.
Juntar o líquido à panela das cerejas e o sumo de limão. Mexer e levar ao lume, mexendo de vez em quando até levantar fervura.
Nesta altura, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar brandamente, durante cerca de 2 horas.
Convém vigiar e mexer de vez em quando. Logo que atinja o ponto de estrada, apague o lume.
Ainda quente, encha os frascos esterilizados. Coloque sobre cada um uma rodela de papel vegetal embebido em álcool e tape com tampa hermética.

Este é o método que utilizo sempre e nunca se estraga o doce.

Ontem deixei aqui uma referência ao blog do meu filho "para as minhas leitoras brasileiras", por se tratar de um artigo relacionado com a recuperação de um  morro no Brasil e que me pareceu interessante.
Pensando bem, (obrigada, Isabel M. pela referência) deixo aqui o link do blog que tem artigos muito interessantes e de cultura geral que podem agradar às muitas visitas que por aqui passam.
http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com

Tenham um dia muito feliz!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)