BOLO SALGADO COM QUEIJO, PÊRAS E NOZES


Já devem ter reparado que gosto muito de Bolos Salgados. São muito versáteis, pois com pouca despesa, podemos fazer uma refeição bem nutritiva, vistosa e bastante saborosa. Além disso, podemos introduzir algumas alterações e fazer o aproveitamento de sobras de carne, legumes, etc.
Este foi feito também para o lanche de Aniversário da minha Mãe e foi servido acompanhado do meu Molho de Tomate em Conserva, que está sempre feito e pronto a servir em qualquer ocasião. Dá imenso jeito e como é caseiro, não contém corantes, nem conservantes, nem ácidos que me fazem tão mal à visícula.
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2011/11/molho-de-tomate-em-conserva.html

A receita original deste Bolo Salgado é do Cucchiaio Pieno, da minha Amiga Léia e podem vê-la aqui:
http://cucchiaiopieno.com/2012/01/bolo-salgado-ao-gorgonzola-pera-e-nozes.html

Bolo Salgado com Queijo, Pêras e Nozes

180 g de farinha de trigo
3 ovos
100 ml de leite (meio gordo)
100 ml de azeite (usei 50 ml)
100 g de queijo Gruyère ralado grosso
150 g de queijo Gorgonzola (usei da Ilha / Açores)
1 pêra (em cubos pequenos)
50 g de nozes picadas
15 g de fermento em pó (1 colher de sopa)
sal e pimenta q. b.

Pré aqueça o forno a 180° C.
Unte e enfarinhe a forma ou forre apenas com papel vegetal (Glad). Esmigalhe ou rale grosso os queijos. Descasque e corte a pêra em cubos.
Numa tigela, bata levemente com o batedor de arames os ovos, o azeite e o leite. Adicione a farinha misturada com o fermento e peneirada, os queijos, a pêra e as nozes picadas. Acrescente a pimenta e prove de sal (o queijo já tem algum) e rectifique.
Verta a mistura na forma e leve ao forno de imediato. Cozinhe durante 50 minutos. Faça o teste do palito e, se este sair seco, desligue o forno. Retire e deixe arrefecer antes de desenformar.

E agora, deliciem-se com uma fatia destas (he,he)!


(Não reparem, mas já estava o Bolo na forma quando dei conta de que me tinha esquecido de introduzir as nozes. Vai daí, meti-as por cima)!
Este, como era para um Lanche foi servido com o Molho de Tomate. Se fosse para servir como refeição, seria antecedido de uma Sopa quentinha e acompanhado com uma Salada mista.

Esta é também uma receita da Cozinha da Minha Vizinha. Obrigada Léia por partilhares connosco receitas tão gostosas e requintadas!
Boa semana para todos. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)