NOTÍCIAS DO MEU ESTAMINÉ


Um Olá especial a todos os amigos e amigas que me visitam.
Cheguei hoje à minha aldeia para passar uns tempos de calma e serenidade aqui no campo.
Para me entreter, trouxe uma companheira nova que ganhei há poucos dias. Uma máquina de fazer Gelados que é o novo "brinquedo" da minha cozinha!
Andava a sonhar com ela há tanto tempo!
Trouxe também uma série de receitas fantásticas para experimentar. O recipiente já está no congelador, onde deve permanecer 24 horas para refrescar e amanhã sai Gelado de certeza. Mesmo sem fotos, porque neste portátil não me aventuro a metê-las sem um supervisor de classe (he,he).
Aqui na zona de Castelo Branco e arredores faz muito vento e o ar arrefeceu bastante.
Já preparámos a salamandra e trouxemos mais lenha para logo à noite passarmos um serão mais quentinhos.
Como nesta região o tempo é mais frio do que em Lisboa, a fruta está mais atrasada e ainda verde.
As nêsperas este ano são maiores; as cerejas são menos do que no ano passado e só estarão boas lá para finais de Junho. O mesmo se passa com os primeiros figos que já estão gorduchos, mas ainda verdes e só se devem provar lá para Julho.
A minha "reforma agrária" vai bem desenvolvida: o tomilho pegou e está forte e bonito, o cebolinho também pegou e cresceu bem, o pé de aipo está bom para usar em breve e o manjericão está grande e viçoso que dá gosto ver. As flores amarelas para tratamentos estão secas e já se podem guardar, assim como a salva que deixei a secar no fim de Abril.

 Estou contente por ver que nada se perdeu!
Desejo a todos uma boa semana, com óptima disposição.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)


OS 50 ANOS DO MEU CURSO DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO


                Bolo do 50° Aniversário com a foto da Escola do Magistério Primário

No sábado, dia 18 de Maio, celebrámos os 50 anos do nosso Curso de 1961/63 da Escola do Magistério Primário de Lisboa.
Desde a celebração dos 20 que todos os anos nos temos encontrado em diversos pontos do país, conforme a área de residência dos colegas organizadores.
Este ano, como a data era muito especial, o encontro foi no mesmo local onde estudámos (mas que já tem outro nome), a Escola Superior de Educação de Lisboa, situada em Benfica.


Fomos recebidos pela Tuna Académica da Escola Superior de Educação de Lisboa que nos ofereceu uma bela exibição do seu animado reportório.
Seguiu-se a Missa de Acção de Graças e também de Sufrágio pelos colegas e professores que já faleceram, celebrada pelo nosso Professor de Moral, o Padre Lereno.
Depois de um rápido "coffee brake", saímos para uma visita à Câmara Municipal de Lisboa, acompanhados pelo Professor Moreirinhas Pinheiro que foi nosso professor de Didáctica e de Legislação.

               Maquete do edifício da Câmara Municipal de Lisboa

Fomos recebidos no Salão Nobre pelo Arquitecto Ezequiel Marinho  que solícitamente nos explicou a história do edifício e os detalhes e pormenores das pinturas do fresco do tecto, dos quadros e das esculturas que enfeitam as paredes.

                 Fresco pintado no tecto do Salão Nobre

Fomos também à varanda principal de onde foi proclamada a República em 1910.

                            Vista da varanda principal: o Pelourinho de Lisboa

No final foi-nos oferecido um Porto de Honra muito simpático e do qual não estávamos à espera.
Ficámos a saber que no último dia de cada mês pelas 11 horas, se podem fazer visitas guiadas gratuitas a esta e mais duas Salas importantes.
Voltámos à Escola Superior de Educação onde foi servido o almoço e passámos a tarde alegremente, num convívio animado pela música e cantares de outra Tuna, desta vez composta por Séniors.
Aproveito para agradecer às colegas da organização, pelo seu empenho e tempo despendido e que tornaram este dia inesquecível.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

DOURADA COM LIMÃO



Tinha uma bela dourada e queria fazer um assado diferente.
Foi então que me lembrei de um "livro" de receitas da margarina Vaqueiro, bem antigo por sinal, pois deve ter quase tantos anos como os que eu levo de casada (40 e tais, sim).


Não é bem um livro: é um conjunto de fichas individuais de receitas, arrumadas por assuntos numa capa em harmónio que, quando se fecha, parece um livro.


Era assim que eu gostava que fossem todos os Livros de Receitas: que se pudesse retirar a pretendida, levar para a cozinha e arrumar final da tarefa. Prático e eficiente!
Ora vejam se concordam comigo.


Dourada com Limão

1 dourada média
2 colheres de sopa de margarina (usei Vaqueiro líquida)
1 limão grande (usei 1 pequeno)
2 cebolas médias
150 ml de vinho branco
pão ralado
sal e pimenta

Arranje a dourada como habitualmente.
Unte uma travessa de ir ao forno ( pirex ou cerâmica) com margarina.
Pique as cebolas e cubra o fundo da travessa.
Coloque a dourada por cima da cebola, regue com o vinho branco e à volta disponha o limão cortado em tiras finas ( cortei em rodelas fininhas).
Polvilhe com pão ralado e regue com a margarina derretida.
Leve a assar no forno durante 25 minutos.
Sirva bem quente, acompanhada de batatas cozidas às rodelas grossas.

               Antes de ir para o forno

Notas :
 - Estava com receio que ficasse muito ácido por causa do limão, mas não: como usei um limão pequeno, ficou no ponto certo.
 - Para a próxima acrescento-lhe 1 dente de alho picadinho, pois acho que vai valorizar a receita.
 - Como não tinha vinho branco, fiz uma mistura de 100 ml de água e 100 ml de vinho do Porto. Por isso o molho ficou com um tom rosado...
 - Vale a pena experimentar pois é uma receita muito fácil, rápida e saborosa.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

UM PRESENTE DE ANIVERSÁRIO


                  Hotel do INATEL em Albufeira

Não sei se todos os meus visitantes e amigos sabem que tive um problema complicado na recepção do sinal da minha operadora de internet. Um fusível ou tomada que ligava o cabo exterior à "box" avariou e provocou um curto-circuito nesta última, o que impedia a comunicação à internet. Eles tentam resolver tudo pelo telefone, mas depois de alguma insistência, mandaram mesmo um técnico e tudo ficou resolvido.
Agora vamos às coisas boas (he,he).
Como presente de aniversário do Provador Oficial do Meu Estaminé, tive uma semana de férias absolutas, (daquelas "sem fazer nenhum"), no Algarve.

                       Vista da varanda do quarto

O tempo esteve excepcional para a época, embora nesta altura do ano o clima já seja bastante ameno e agradável. A Albufeira já estava cheia de turistas, o que é muito positivo para a economia da região, mas os hoteleiros queixam-se porque antigamente eles ficavam 15 dias e agora, com a crise europeia, ficam só 5 dias. Mas  enquanto forem uns e vierem outros, já não é muito mau!!!
Queria deixar aqui umas fotografias a ilustrar a prosa, mas o Blogger está a trocar-me as voltas (será enguiço?) e não mas deixa meter. Logo que seja possível, rectificarei.
Tenham um bom começo de semana! Eu volto já.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)